Vereadores destacam danos provocados pelas chuvas em Campina Grande

Nesta quinta-feira (21) foi realizada em formato híbrido, a 60ª sessão ordinária, da Câmara Municipal de Campina Grande, presidida pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO), que contou com a presença de 17 parlamentares.

Chuvas – Os vereadores apontaram os efeitos das chuvas que estão ocorrendo recentemente em Campina Grande, que vem causando transtornos deixando a pavimentação asfáltica de várias ruas com buracos, prejudicando a população ao acesso, na zona rural e principalmente na periferia da cidade.

Tapa Buracos – Os buracos só podem ser tapados quando o tempo firmar, destacou o vereador Alexandre Pereira. “As equipes estão mapeando os pontos com maiores problemas para iniciar a operação tão logo o sol apareça”, disse.

PEQUENO EXPEDIENTE

O Dr. Valdé (PODE) começou a sua fala ressaltando o importante papel da imprensa, divulgando o que é implantado e legislado na Câmara de Vereadores. Ele destacou o importante papel que esses profissionais têm para essa cidade, que conhecem os problemas e atuam na linha de frente em prol da população. Também tratou mais uma vez a respeito das problemáticas nas vias da cidade, diante das fortes chuvas e solicitou que quando as chuvas cessarem, o trabalho de tapa buracos fosse intensificado e feito com mais celeridade.

Alexandre Pereira (UNIÃO) fez uma fala sobre a votação do Projeto de Lei Complementar a qual o vereador Valdé se referia, mencionando que o legislativo atuou apenas como órgão protocolador e homologador da lei federal aprovada pelo presidente da República.

Em seguida, ele parabenizou o vereador Olímpio Oliveira pela forma sensata da sua postura, uma vez que os vereadores estavam na função de cumprir o papel de aprovar o que já estava posto.

Rostand Paraíba (PP) retornou ao tema das chuvas na cidade de Campina Grande e da situação das vias, com problemas no calçamento e na pavimentação e nesse sentido ele reivindicou sobre essa pauta, uma vez que essa é uma reivindicação da população.

Foto: Josenildo Costa

Janduy Ferreira (PSDB) parabenizou o vereador Olímpio Oliveira pela propositura do dia de ontem, se referindo a audiência pública que tratou do combate e repressão de crime de maus tratos contra animais e mencionando que existem avanços no tema da causa animal, no entanto, que é preciso avançar ainda mais nas questões do combate ao crime.

Em seguida, o vereador falou sobre a iluminação em LED na cidade, uma vez que as ruas se encontram escuras e que essas demandas têm chegado constantemente no seu gabinete. “As ruas estão muito escuras e as pessoas não estão percorrendo as ruas devido ao medo’’ – disse.

Janduy falou sobre a capinagem na extensão do Riacho de Bodocongó, que foi realizado pela Secretaria de Obras e que melhorou significativamente o local e tratou também sobre a questão das chuvas, que têm preconizado as vias da cidade, solicitando que o serviço de tapa buracos seja feito com mais rapidez.

Pimentel Filho (PSD) fez uma correção na sua fala, em relação a falta de merenda na creche do Distrito de Galante, mencionando que a falta não aconteceu na creche, mas na Escola Assis Correia. O vereador ainda pontuou que em tempos de dificuldade, acredita que as administrações devem ocorrer de forma mais íntima com a população, e que isso não está ocorrendo.

Sobre o tema das fortes chuvas e problemas nas vias da cidade, disse que em todos os bairros essa pauta causa grandes reclamações, sem falar na situação dos Distritos. Disse ainda que não se deve passar máquinas nas estradas, que na verdade é preciso colocar piçarra.

GRANDE EXPEDIENTE

Moysés Morays (PODE) também solicitou celeridade para que seja recuperada as vias do município, tendo consciência da questão das chuvas que tem sido forte nesse período, mas reivindicou para que reforce com a quantidade de equipes para fazer essa operação nos dias de estiagem.

Além dos danos materiais, o vereador destacou a questão dos acidentes. Sobre a audiência no dia de ontem, ressaltou a importância dos temas discutidos, destacando o projeto de lei do vereador Janduy Ferreira que propõe um aplicativo para realização do disk denúncia. Moysés solicitou que o prefeito atenda os pedidos dos vereadores, uma vez que são solicitações da população.

Jô Oliveira (PCdoB) falou sobre a questão dos problemas causados pelas chuvas nas vias públicas, reforçando que antes do período chuvoso, já existiam diversos requerimentos nessa temática que foram aprovados.

A vereadora também mencionou que na administração falta planejamento e diálogo entre si para que as ações sejam feitas, pontuando que existem ações de uma secretaria e que a outra secretaria, acaba retirando o que tem sido feito.

Sobre a votação no dia de ontem, a vereadora disse que ao encontrar problemas no projeto é prerrogativa dos vereadores apresentar propostas para solucionar. ‘O que foi apresentado enquanto bancada foi um pedido feito pela categoria e o presidente do sindicato esteve presente podendo dialogar com os vereadores’ – disse.

Jô Oliveira (PCdoB) dando continuidade, mencionou que os temas que são trazidos por ela para a Casa Legislativa, são reivindicações da população, no entanto, quando a discussão acontece dentro do parlamento, os vereadores de situação afirmam que as problemáticas estão todas solucionadas. ‘Parece que a gente não está morando na mesma cidade’ – pontuou a vereadora.

Olímpio Oliveira (UNIÃO), encerrou o grande expediente, apenas agradecendo pelas referências em relação a audiência pública de sua autoria que ocorreu no dia de ontem e da participação de alguns vereadores.

Foto: Josenildo Costa

O vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) encerrou os trabalhos desejando um ótimo final de semana e convidando os parlamentares para a sessão ordinária da próxima terça-feira (26), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG