A Câmara Municipal de Campina Grande realizou sua 2ª sessão ordinária do ano, nesta quarta (05). A sessão foi presidida pelo vereador Saulo Germano (PODE) e secretariada pelo vereador Saulo Noronha (MDB).

TRIBUNA
O vereador Saulo Noronha o qual agradeceu os votos recebidos pelos eleitores para a continuação de seu mandato e o apoio recebido pelo ex-vereador, Janduy Ferreira. Em seguida, comemorou o projeto enviado pelo executivo em benefício dos professores da rede municipal de educação.

O vereador Dinho Papa-léguas (PSDB) agradeceu aos eleitores pelo retorno à casa e comentou sobre a injustiça sofrida na perda do mandato na última legislatura. Na oportunidade, parabenizou a chegada dos novos vereadores, como também o retorno dos antigos edis a Casa de Félix Araújo.
Já a vereadora Fabiana Gomes (UNIÃO BRASIL) destacou a luta, dentre outras, travada, na última legislatura, em favor da saúde do município de Campina Grande, em especial a saúde bucal, destacando as suas mais de 240 matérias legislativas em benefício dos campinenses.

Por vez, a vereadora Carol Gomes (UNIÃO BRASIL) destacou o momento histórico a qual a Câmara Municipal passa ao eleger oito vereadoras, destacando o avanço destas, cada vez mais fortes, nos espaços de poder. Finalizando sua fala, falou da alegria em retornar a casa legislativa e deixou uma passagem bíblica: “A glória da segunda casa será melhor que a primeira”, Ageu 2:9.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) falou sobre a representatividade das mulheres no Poder Legislativo Campinense, cada vez mais crescente, e os desafios que esta legislatura feminina irá enfrentar. A vereadora informou ainda, sobre os questionamentos feitos pela população, já no início do mandato. Um deles foi às cobranças feitas pelos servidores efetivos da prefeitura sobre o atraso dos seus salários, acontecendo, geralmente, no quinto dia útil de cada mês. Anteriormente, era feito dentro do mês trabalhado.
GRANDE EXPEDIENTE
O vereador Alexandre do Sindicato (UNIÃO BRASIL) saudou a Mesa Diretora e parabenizou o vereador Saulo Germano pela liderança da Casa legislativa como presidente.
Alexandre agradeceu seu eleitorado pelos mais de 4 mil votos recebidos e pontuou que continuará defendendo suas pautas políticas em defesa de seus eleitores e do povo de Campina Grande e que não renunciará ás suas convicções e sempre buscará o bem da cidade.
O vereador informou também, que protocolou uma Audiência Pública para buscar esclarecimentos da Cagepa sobre a falta de água recorrente em vários bairros do município, como também sobre os esgotos que são lançados no Açude Velho que causa um mau cheiro para quem transita e pratica esportes naquele local.

Em resposta, o vereador Pimentel Filho (PSB) disse que falta planejamento para o tratamento da agua do açude velho por parte do poder executivo municipal. Relatando que em administrações anteriores esse serviço era realizado.
Destacou ainda, que a SESUMA deveria fiscalizar os esgotos que são jogados, nas vias pluviais, por parte dos cidadãos e defendeu uma Audiência Pública com os representantes, tanto da prefeitura como da Cagepa, responsáveis por esses serviços, além de especialistas no assunto.
A vereadora Valéria Assunção (PSB), pediu um aparte e destacou a importância do assunto e que o mesmo deveria ser observado por especialistas com laudos técnicos sobre o tema e que quando era jornalista buscou informações técnicas através de especialistas da UEPB e governo estadual.
A vereadora Jô Oliveira reafirmou a importância da Audiência Pública com a participação de pessoas com conhecimento técnico para debater o assunto.
O vereador Anderson Pila (PSB), demonstrou também interesse no tema e falou sobre a importância da fiscalização por parte da prefeitura municipal no intuito de saber se o esgotamento está sendo jogado nas redes .
Ainda sobre o tema, o vereador Olimpio Oliveira (PODE), falou da importância do Açude Velho para o município de Campina Grande e destacou que a única vez que o açude secou foi em 1988. Pontuou também, que não é uma missão fácil, resolver os problemas relacionados ao Açude Velho, mas que precisa ser solucionado.
Durante sua fala deu boas vindas aos novos vereadores e falou da grande dificuldade de chegar a casa legislativa pela primeira vez. Falou da renovação do parlamento, com os recém-chegados, e saudou os vereadores reeleitos: “Ser vereador em Campina Grande é uma grande honra… Os últimos três prefeitos passaram por aqui”, pontuou.

O vereador Pr. Luciano Breno (AVANTE) destacou a importância do trabalho em conjunto entre os poderes executivo e legislativo na votação histórica do plano diretor.
O presidente Saulo Germano encerrou sessão convidando os demais vereadores para a sessão ordinária desta quinta-feira (06), a partir das 9h30.
A Câmara Municipal de Campina Grande transmite as sessões, ao vivo, por meio do site oficial (camaracg.pb.gov.br) e pelo Canal no youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG