Vereadores defendem o direito à vida e a causa animal na sessão desta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (7), o presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu a 94ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, em formato híbrido, que contou com a presença de 15 vereadores. Durante os trabalhos parlamentares foram defendidos o direito à vida e a causa animal.
PEQUENO EXPEDIENTE
O vereador Waldeny Santana (DEM) usou a Tribuna da Câmara para agradecer ao Governo do Estado pelo anúncio da nova escola que vai construir no CAIC das Malvinas, uma das suas solicitações para a ocupação daquele espaço que está ocioso. Ele também disse que para a sua grata surpresa, o Governo também anunciou a revitalização da Escola de Audiocomunicação, também uma de suas reivindicações.
Na sessão de ontem, o vereador solicitou o aumento do valor do Cartão Cidadão e a ampliação do número de beneficiário e que vai ser ampliado. “Estou feliz por nossa voz está sendo ouvida, espero que as ações cheguem até o Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo. Espero que as ações não fiquem apenas no anúncio, que se tornem realidade para o benefício do povo”, frisou.
O vereador Alexandre Pereira (PSD), pediu a promulgação da Lei de um PL votado e aprovado, de sua autoria, para que os grandes atacadões da cidade, possam instalar postos de combustíveis no município, um benefício para toda a população que tornará competitivo os preços de combustíveis, como acontece em outras cidades, disse.
O vereador Janduy Ferreira (PSD), lembrou que no último dia 4 foi comemorado o Dia Mundial dos Animais e que está preocupado com o número de animais abandonados em Campina Grande, neste período de pandemia. E que o debate a respeito do controle populacional de animais deve continuar.
Falou também do sofrimento de mais de 100 protetores por conta desta situação. “Temos muitas leis em benefício dos animais, no entanto elas precisam ser executadas pelos poderes Executivo e Legislativo, somos protetores no lugar de defensores no combate a maus tratos aos animais”, frisou.
GRANDE EXPEDIENTE
O vereador Rubens Nascimento (DEM), lembrou a Semana da Vida, de 1 a 7 de outubro e que nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Nacional do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto. Ele visitou o ISEA – Instituto de Saúde Elpidio de Almeida e falou dos 70 anos de prestação de bons serviços às mulheres mãe.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a criação de datas comemorativas tem, em geral, duas funções: o cumprimento de um dever de justiça ante aquilo que se deseja reconhecer e a instrução da sociedade, por meio de participação em celebrações cívicas, a respeito do objeto da comemoração.
O vereador citou o Memorial das Crianças não Nascidas e da síndrome do pós-aborto. “Devemos reconhecer a vida desse ser em desenvolvimento. Eu defendo a criação do Estatuto do Nascituro, que é uma pauta provida”, destacou.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou a sessão convidando os vereadores para a sessão da próxima quarta-feira (13), realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG