Foto: Divulgação


Nesta quinta-feira (14), ocorreu a 57ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, que contou com a presença de 16 parlamentares e foi presidida inicialmente pelo vereador Sargento Neto (PL) e em seguida por Moysés Morays (PODE).

Durante a sessão os vereadores aprovaram por unanimidade 182 requerimentos e debateram assuntos ligados a tecnologia 5G, a aprovação da PEC dos enfermeiros, da PEC do Auxílio Brasil, e debateram o vídeo da cantora Anitta solicitando a legalização das drogas através de CNPJ.

PEQUENO EXPEDIENTE

Waldeny Santana (UNIÃO) abriu o pequeno expediente tratando sobre o tema que foi trazido no dia de ontem, a respeito da adequação da legislação do município de Campina Grande, para que seja possível receber a tecnologia 5G.

Nesse sentido, o vereador informou que tem participado dos debates sobre o tema e que apresentou um requerimento de audiência pública para fazer este debate, uma vez que existe um prazo para fazer a readequação. Além disso, informou que a Anatel e a OMS (Organização Mundial da Saúde), já elaboraram uma nota técnica assegurando a segurança sanitária para a população com a instalação das antenas.

O Dr. Valdé (PODE) falou sobre a aprovação da PEC dos enfermeiros no dia de ontem no Congresso Nacional, exaltando que esses profissionais são a porta de entrada na saúde, uma vez que são os primeiros a receberem a população nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais públicos ou privados.

Neste sentido, o vereador pontuou que os enfermeiros devem ser exemplos para a categoria dos profissionais de saúde bucal, para que os mesmos também reivindicam um piso salarial, ressaltando a importância do profissional de saúde bucal, não só pela parte estética, mas também pela parte funcional.

Janduy Ferreira (PSDB) também falou a respeito da aprovação da PEC dos enfermeiros, ressaltando a importância do profissional, além de se acostar à fala do vereador Valdé em relação a categoria dos profissionais da saúde bucal.

Em seguida, o vereador disse da sua preocupação, em relação ao microempreendedor, que paga uma taxa de água comercial num valor exorbitante. Ressaltou ainda que não é necessário isentar, mas que poderia diminuir o valor, uma vez que pagam até mesmo por um abastecimento que não existe.

Pimentel Filho (PSD) se acostou às palavras do vereador Valdé (PODE) mencionando a importância das decisões de piso salarial e da PEC do aumento do Auxílio Brasil, ressaltando que se gasta muito dinheiro público com outras questões e que estas devem ser prioridades.

Além disso, o vereador também mencionou que todos os prefeitos realizam as ações de patrolagem antes do período de chuvas, porém, em Campina Grande não realizaram o serviço anteriormente e agora é necessário que algo seja realizado e que as pessoas sejam socorridas.

GRANDE EXPEDIENTE

Moyses Morays (PODE) trouxe novamente uma solicitação para a escola municipal Gustavo Adolfo, no bairro do Catolé, ressaltando que as crianças estão prejudicadas em relação à merenda, uma vez que a escola não possui geladeira, tendo disponível apenas o freezer.

Foto: Divulgação

O vereador informou que existem alguns alimentos que não podem ser armazenados no freezer e solicitou a colaboração e o empenho dos demais vereadores para que esse pleito seja alcançado.

Alexandre Pereira (UNIÃO) falou sobre a questão das chuvas e que em caso de passar máquinas durante esse período, o vereador disse que pode piorar a situação.

Em seguida, falou a respeito do apoio da cantora Anitta ao ex-presidente Lula, que apoia a sua candidatura e reivindica legalização das drogas. Ele disse que caso ele ganhe as eleições, a cantora irá cobrar a medida. Alexandre também questionou se o assédio se configura apenas em relação ao heterossexual, ou se os homossexuais também estão cometendo assédios.

O Sargento Neto (PL) também trouxe à Tribuna o assunto relacionado ao último vídeo da cantora Anitta, em suas redes sociais, fazendo um apelo para que as drogas sejam legalizadas e que as pessoas possam ter empresas para comercializar legalmente.

O vereador se posicionou contra o vídeo, pontuando que a mesma está apoiando a candidatura do ex-presidente Lula da Silva, e que na verdade, o que precisa ser feito é um reforço do combate contra as drogas. Ele ainda frisou que a cantora não sabe o que significa uma família com pessoas vitimadas pelas drogas e lembra de diversas ocorrências que presenciou esta situação. “Ela é referência para uma juventude que está perdida em sua maioria e que bom que nós somos os caretas”, frisou.

DENÚNCIA

Pimentel Filho (PSD) informou que recebeu uma denúncia de um acompanhante de uma pessoa que está internada no Hospital Pedro I.  Na denúncia, que também contém vídeos, a pessoa informa que o hospital está com a presença de ratos e escorpiões dentro da enfermaria. O vereador disse que é preciso que a CASA faça alguma coisa, visto que essa situação é inadmissível. Ele também informou que na denúncia, a pessoa não faz críticas ao atendimento recebido.

RESPOSTA

O Sargento Neto(PL) informou ao vereador Pimentel que o vídeo não foi desta semana e que o Dr. Tito informou que o hospital foi devidamente dedetizado.

Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que diversas pessoas foram para o Hospital Pedro I, uma vez que o tomógrafo do Hospital de Trauma se encontra quebrado. Além disso, também mencionou que o Hospital de Clínicas está subutilizado pelo Governo do Estado, apesar das propagandas de cirurgias eletivas, e que os hospitais da cidade de Patos (Hospital do Bem) e de São Bento estão sem funcionamento. Por fim, solicitou o vídeo que foi enviado pelo vereador Pimentel Filho para ter conhecimento do tema e ter convicção de que o fato aconteceu na unidade hospitalar informada.

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS

Foram aprovados na manhã de hoje 182 requerimentos, dentre eles votos de aplausos, de pesar, de solicitação de iluminação em LED, de pavimentação, de calçamento, de limpeza, de podas de árvores e outras reivindicações dos vereadores.

Foto: Divulgação

Em destaque, a propositura do vereador Waldeny Santana (UNIÃO) que solicita audiência pública, para tratar da adequação da legislação municipal, para instalação da tecnologia 5G no município. “É uma oportunidade para os vereadores e a população se informarem a respeito do tema. A legislação precisa ser adequada para que seja possível receber a tecnologia”, explicou o vereador. A propositura foi aprovada por unanimidade.

JUSTIFICATIVA DE VOTOS

Alexandre Pereira (UNIÃO) fez um registro parabenizando a Polícia Militar, que no dia de ontem agiu rápido e prendeu criminosos, onde ao que tudo indica realizaram um sequestro relâmpago ou assalto após saída de banco.

Além disso, o vereador também mencionou que alguns profissionais são perseguidos pelo Governo do Estado, mas mesmo diante disso, tem realizado um bom trabalho. Por fim, também mencionou sobre a falta de agilidade na troca de lâmpadas na cidade.

Foto: Divulgação

Aldo Cabral (PSD) parabenizou o secretário Geraldo Nobre, pela concretização da reivindicação de melhorias na Escola Paulo Freire e disse que no dia de ontem, presenciou a atuação da Secretaria no local.

Janduy Ferreira (PSDB), encerrando as justificativas, fez um registro sobre a demora na reposição de lâmpadas, solicitando à Secretaria competente mais agilidade. Ele informou que as pessoas estão ligando e fazendo suas reclamações. Sobre as podas de árvore, disse que um semáforo de trânsito próximo ao supermercado ideal está totalmente coberto com uma árvore, prejudicando a mobilidade dos cidadãos.

O vereador Moysés Morays encerrou os trabalhos, convidando os parlamentares para a sessão especial desta sexta-feira (15), a partir das 19h, e para a próxima sessão ordinária, na terça-feira (19), a partir das 9h30, a ser realizada em formato híbrido.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF