O vereador Sargento Neto (PL) presidiu a 63ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quinta-feira (28), que contou com a participação de 18 parlamentares.
PEQUENO EXPEDIENTE
Waldeny Santana (UNIÃO) mais uma vez fez uma prestação de contas do seu mandato e agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima e a SESUMA por estar atendendo suas solicitações de ações de operação tapa buracos, mais precisamente nos bairros do Catolé e do Tambor.
O vereador ainda disse que esteve no Terminal de Integração das Malvinas, percorrendo algumas localidades em que foram feitos alguns reparos de patrolagem e que com a chuva, a situação piorou.
Ele disse que foi explicado para a população que a patrolagem durante o período chuvoso, de fato piora a situação, mas que em breve, com a estiagem, será realizado o maior Programa de Pavimentação na cidade para solucionar essas problemáticas.
Rostand PB (PP) subiu à Tribuna para solicitar serviço de capinagem e iluminação em LED para a Alça Leste, além de mencionar sobre os animais de grande porte que estão transitando nas vias, causando perigo para a população. Além disso, o vereador também solicitou atuação na Rua José Aranha em Nova Brasília que está com as obras inacabadas de pavimentação.
O Dr. Valdé (PODEMOS) relembrando o dia de ontem, Dia dos Motociclistas, disse que estará protocolando uma moção de aplausos ao grupo dos Moto Loucos e dos Motocas Campinas, pois foram essenciais na entrega de medicamentos, alimentos e mantimentos durante a pandemia. O vereador agradeceu pelo trabalho realizado.
Janduy Ferreira (PSDB) lembrou o registro que fez antes do recesso, da escola Estadual Severino Bezerra Cabral, bairro onde o vereador é atuante. Ele disse que esteve com pessoas que fizeram vistorias e visitaram a escola e que através da solicitação da população, apresentou demandas na Secretaria de Educação do Estado, como esgoto a céu aberto e mofo no teto.
GRANDE EXPEDIENTE
Moyses Morays (PODEMOS) registrou as felicitações pelo aniversário do jornalista Valderedo Borba e entregou na manhã de hoje a moção de aplausos para Romualdo Figueiredo, pelos seus relevantes serviços na Associação dos Aposentados e Pensionistas. Romualdo é um grande atuante nos movimentos sociais e conselhos da cidade’, frisou.
O vereador disse ainda que foi ao Posto de Saúde do Catolé e que pela segunda vez não encontrou vacina no local para os seus filhos. Ao procurar a direção para saber quando a vacina chegaria, não encontrou diretor, vice-diretor ou secretário no Posto.
O vereador solicitou ao secretário de Saúde reforço no centro de vacinação no local, não apenas pelos seus filhos, mas para todas as crianças da localidade e informou sobre a ausência de servidores.
Por fim, registrou que no momento estava de terno e gravata e um dos servidores perguntou se o vereador não sabia que ali era um serviço SUS. Moysés disse que subentende que ele queria dizer que pela sua aparência deveria ir na clínica particular, no entanto, ele reforçou que procura os Postos de Saúde por acreditar no sistema público de saúde.
Alexandre Pereira (UNIÃO), sobre o tema trazido pelo vereador Moysés Morays, disse que o vereador pode ir até ao secretário ou a ouvidoria fazer a sua denúncia, pois a gestão não permite que um servidor falte sem que seja descontado e não permite a falta de atendimento para a população.
Sargento Neto (PL) falou sobre o dia de ontem (Dia dos Motociclistas) e sobre a moção de aplausos destinada aos clubes de motociclistas e disse que deu continuidade ao evento na TV Nordestina onde pode prestigiar e compartilhar mais momentos.
Ele ainda mencionou que hoje também é um dia importante, pois comemora-se o Dia do Agricultor, ano em que eles podem comemorar diante dos últimos três meses de chuva. Apesar dos transtornos na zona urbana e nas estradas das zonas rurais, o vereador disse que com o período de uma semana sem chuvas, a Secretaria de Serviços Urbanos irá intensificar o trabalho e as operações tapa buraco na cidade.
“Aos nossos agricultores, fica aqui os nossos parabéns! Aqueles que acordam cedo para trabalhar, agricultores de verdade que estão todos os dias comemorando a chuva”.
O vereador também mencionou que todas as barragens do compartimento da Borborema estão com sua capacidade máxima e que irá solicitar ao secretário de Agricultura a distribuição de alevinos para os agricultores realizarem a piscicultura, como mais uma fonte de renda.
LEITURA DE REQUERIMENTOS
Os vereadores aprovaram por unanimidade 17 requerimentos. Em destaque, o requerimento do vereador Waldeny Santana (UNIÃO) que requer à realização de Sessão Especial intitulada Campina Contra o Aborto.
O vereador Alexandre Pereira solicitou destaque para falar que três fetos foram descartados e encontrados dentro de uma caixa e disse que infelizmente essa situação ocorre, enquanto diversas pessoas gostariam de ter filhos. Além disso, ele registrou que ‘há partidos da bandeira vermelha que defendem o aborto, mas que nós defendemos a vida’.
Waldeny Santana (UNIÃO), autor da propositura, disse que já realizou a primeira edição da sessão especial, ‘Campina contra o aborto’ e que na ocasião, trouxe um médico com uma palestra informativa. “Nos entendemos a problemática que envolve o tema e por isso buscamos informação”. Ainda sobre o tema, disse que ‘nada vai estar na superfície de um País sobre as águas, que antes não esteja submerso’, se referindo a questão cultural existente no país, que resulta em atitudes como o aborto. Ele se referiu ao pensamento do ‘eu me basto’ e da cultura individualista, alimentada pelo feminismo e recomendou um documentário do Brasil Paralelo sobre o tema.
O vereador também recomendou as aulas do Instituto Borborema, da cidade de Campina Grande. Disse ainda que atualmente o homem não quer amar a mulher como Cristo amou a igreja e dar a sua vida por ela e que a responsabilidade do homem no casamento é muito maior do que a responsabilidade da mulher e que hoje existe a cultura do adultério e do divórcio.
Moysés Morays que subscreveu o requerimento do vereador Waldeny Santana se colocou favorável a todos os requerimentos que sejam a favor da vida, em defesa da família e dos valores cristãos.
O vereador Sargento Neto encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (2 de agosto), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial)
DIVICOM/CMCG