Vereadores aprovam Projeto de Lei do Executivo e debatem sobre esporte amador

A vereadora Valéria Aragão (PTB) presidiu na manhã desta terça-feira (26), a 100ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato remoto.

Após a leitura bíblica pelo vereador Rostand Paraíba (PP). A sessão foi secretariada por Saulo Noronha (SD), que leu as matérias do expediente. Antes do Pequeno Expediente, a presidente Valéria anunciou a sessão especial alusiva ao Dia do Cirurgião Dentista e do Requerimento de Urgência para ser votado na Ordem do Dia.

PEQUENO EXPEDIENTE

Rostand Paraíba (PP) – Parabenizou o prefeito Bruno pelas inaugurações de praças e pela verba destinada ao canal de Bodocongó. Na Zona Leste, disse que a saúde encontra-se com avaliação positiva nos postos de saúde, assim como as escolas também. Falou da sua filha que é autista e hoje fez tratamento dentário no posto de saúde do bairro Monte Castelo.

Defendeu também a ciência e a vacina que está permitindo que a população possa circular mais livremente e disse que o pessoal está aderindo por conta própria à vacinação. Por fim, falou sobre esporte, pauta que é defendida pelo vereador, propondo uma competição em nível de Campina Grande, para que sejam adquiridos materiais que estão em falta. Também fez uma denúncia de que estão sendo realizadas competições no nome individual de um cidadão que trabalha na Secretaria de Esportes, Ele é do bairro das Malvinas, com verba pública, e está anunciando um campeonato na Zona Leste. Isto não é permitido e deve primeiramente passar pela Casa Legislativa e pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

O vereador Hilmar Falcão reforçou a pauta dos esportes e solicitou também o retorno da Copa Campina de Ciclismo.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Rubens Nascimento (DEM), agradeceu ao presidente Marinaldo Cardoso, ao vereador Alexandre Pereira (PSD) e a vereadora Carol Gomes (PROS), que participaram na última sexta-feira (22), de uma sessão especial realizada na Igreja Verbo da Vida, para a entrega de título de cidadania campinense e da medalha de honra ao mérito municipal à missionária Janace Sue Wright, conhecida como Mama Jan, missionária e fundadora do Ministério Verbo da Vida.

Também parabenizou o secretário Dinho pelo trabalho que vem desenvolvendo na cidade e lembrou que a política paraibana está em ebulição, passada na peneira grossa, quando se vê mudanças de posturas e composturas, ele afirmou que “não vou relativizar os meus princípios e nem as minhas falas, apesar de ter um mandato de uma suplência ocasional, e que a voz do menor no contexto de tantas vozes maiores. Meu papel é alertar, é acenar para que haja um repensar de conjecturas e que é possível montar uma chapa competitiva, e não sairei do ponto em que sempre estive”, concluiu.

Janduy Ferreira (PSD) fez o registro do ato simbólico do prefeito Bruno Cunha Lima no Riacho de Bodocongó, da ordem de serviço no valor de R$ 4 milhões para encerrar o Canal de Bodocongó. O evento contou com a participação do deputado federal Pedro Cunha Lima.

Também citou a Deputada Edna Henrique que já destinou 1 milhão e meio de reais de emendas contemplando a cidade de Campina Grande.

Registrou a sua alegria de conviver com as pessoas que foram agraciadas mais uma vez com a continuação do projeto de revitalização com asfalto e saneamento.

Em segundo, fez o registro que nas Malvinas em frente ao Hospital de Trauma, tem uma área que pertence ao governo do estado, e observou o acúmulo de lixo no local, necessitando de uma praça, de uma área que tenha ciclovia, sendo necessário que a casa legislativa também se pronuncie sobre essa demanda.

Luciano Breno (PP), disse que não se pode brincar com a coisa pública, (no que diz respeito a denúncia do vereador Rostand, sobre a competição na Zona Leste) e que não tem dados suficientes, mas quando vê um evento com a logomarca da Prefeitura, é preciso saber qual a participação.

Ele disse que é defensor do Esporte, mas que não admite uma legenda para qualquer tipo de evento esportivo, “quero ver quem vai ser o pai da Zona Leste”.

Parabenizou Rostand por trazer à Tribuna assuntos que poderiam ser cômicos se não fossem verdadeiros. ‘Vossa excelência tem o meu apoio e vamos falar com o secretário Dinho e com o prefeito a respeito do assunto. São 23 vereadores que fazem parte desta CASA e que é preciso respeito pelo dinheiro público, e a prestação de contas se faz necessária’.

Os vereadores precisam fiscalizar, denunciar se for o caso, e que não se pode baixar a cabeça. Ele diz que não acredita que o secretário tenha conhecimento. Certo é divulgar enquanto gestão, não divulgação pessoal.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Saulo Noronha (SD), agradeceu a Deus por tudo e pelo dia de ontem, agradeceu ao prefeito pela entrega de equipamentos a comunidade. Disse que acha ainda cedo para tratar o momento político. E que em seu terceiro mandato acompanhou por oito anos o prefeito Romero e que preferencialmente ele tem o seu apoio e o seu voto e que Romero mudou a vida dos campinenses. 

Olímpio Oliveira (PSL), disse que acredita que a Casa Legislativa não é o fórum próprio para as discussões político-partidárias dos líderes políticos, e que é preciso se ater às demandas que precisam ser solucionadas na cidade de Campina Grande pela Casa. Acrescentou que espera que se tenha o equilíbrio e que entende que a CASA deve ficar fora da discussão político partidária.

Jô Oliveira (PC do B) Acredita ser válida a colocação do vereador Olímpio e que estas discussões não atrapalhem a pauta do legislativo, mas que compreende que Campina Grande tem uma centralidade nesse debate e que cada um dos vereadores tem a sua posição e projetos políticos e que estão sendo pautados nessa discussão. 

GRANDE EXPEDIENTE 

Alexandre Pereira (PSD) – Se compromete com o colega Rostand Paraíba para dialogar sobre as pautas trazidas pelo vereador, mas disse que vale destacar o que o prefeito Bruno já realizou calçamento em 150 ruas, entregou duas praças, anunciou a continuidade da obra do canal de Bodocongó, fez a entrega de 10 leitos de UTI no Hospital Pedro I, 10 novas UTI’s no Hospital Dr. Edgley, entre outros trabalhos realizados em 10 meses de gestão. Além disso, citou que através da iniciativa privada, Campina Grande terá o Hospital HELP, como referência na área de transplantados e que hoje vai participar de uma reunião com o diretor do Hospital e com o secretário de Saúde, Gilney Porto.

Fez uma reflexão sobre a fala do vereador Rubens, e destacou a importância de se ter uma posição firmada e marcos definidos. Acrescentou que poderia fazer um relato das maldades dos governos Ricardo Coutinho e João Azevedo, mas que a decisão não passa pelos vereadores, ‘somos apenas um pequeno ator diante de todo o processo que se realiza no cenário político partidário’ – disse o vereador.

Carol Gomes (PROS) lembrou a realização do I Seminário Outubro Rosa na noite desta terça-feira (26) e convidou a todos, e agradeceu as participantes do I Workshop realizado na última sexta-feira (22).

A ata da 78ª Sessão Legislativa Ordinária foi aprovada por unanimidade.

O requerimento de nº 4132 de 2021, que requer da Mesa Diretora da CASA considere de urgência especial a tramitação do Projeto de Lei Complementar Nº18/2021, origem 21/2021, de autoria do Poder Executivo, que a matéria seja incluída na ordem do dia da presente sessão. Foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei Complementar nº 18 de 2021, do Poder Executivo que altera a redação da Lei Municipal nº 6.151, de 5 de outubro de 2015, alterando o mês de eleição e a duração do Curso de Formação dos Diretores das Escolas Municipais de Campina Grande, foi aprovado em primeira e segunda votação, por unanimidade.

MINUTO DE SILÊNCIO

O vereador Luciano Breno (PP), solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma do senhor Hiran Honorato da Silva.

Janduy Ferreira (PSD), lembrou a morte do Dr. Nilo Siqueira.

Olímpio Oliveira (PSL), se acostou a Janduy e lembrou que o delegado Nilo Siqueira estava com 40 anos de Polícia Civil e que trabalhou até morrer.

Anderson Almeida (PODE), pediu o minuto para a senhora Leda Maria Gomes de Souza, de 71 anos, que passou 12 dias na UPA.

A vereadora Valéria Aragão encerrou a sessão ordinária, convidando os vereadores para a sessão desta quarta-feira (27), a ser realizada a partir das 9h30, em formato híbrido.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG