Nesta terça-feira (8) a 73ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande realizada em formato híbrido foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada por Carol Gomes (UNIÃO) e Jô Oliveira (PCdoB). A sessão contou com a participação de 21 vereadores que aprovaram 539 requerimentos.
TRIBUNA
Anderson Almeida (MDB) na Tribuna ele foi solidário com os jornalistas Milton Figueiredo e Geovane Santos, além de outro cidadão campinense, que foram processados pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), após publicar nas redes sociais opiniões sobre a atuação do órgão. O vereador disse que a gestão municipal não aceita o contraditório e opiniões adversas e relembrou que o vice-presidente do SINTAB, Giovanni Freire, também foi processado, quando emitiu opinião sobre a Secretaria de Administração. Anderson destacou que a gestão não irá silenciar a população.
Ivonete Ludgério (PL) falou a respeito de uma preocupação com o Distrito de São José da Mata, uma informação que recebeu referente à possibilidade de transferência do Lar do Garoto para as dependências da antiga Escola Cenecista, localizada na área central do Distrito. A vereadora disse que protocolou um requerimento solicitando audiência para confirmar a ação. Caso seja uma informação verídica, a vereadora disse que juntamente com a população irá fazer uma mobilização para que não aconteça.
A justificativa da posição contrária da vereadora e da população do Distrito advém do fato da antiga escola ser um prédio histórico da cidade, ao lado da Escola Estadual e de uma Escola Municipal e nas proximidades de mercados. Ivonete disse que é necessário um espaço amplo para os jovens da instituição do Lar do Garoto, para que eles possam trabalhar e de fato serem ressocializados.
Anderson Almeida (MDB) disse que se acosta as palavras da vereadora Ivonete no sentido de ser contra a transferência do Lar do Garoto para São José da Mata, no entanto acredita que a informação não procede e que vai procurar informações, e caso seja verdadeira será contra a mudança.
Pimentel Filho (PSD) retornou ao tema trazido pelo vereador Anderson Almeida e disse que apenas diante das reclamações a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) tomou providências. Além disso, acrescentou que discorda de que as pessoas que reclamem sejam processadas.
Ele ainda pontuou a importância da instalação de lombadas eletrônicas em locais com altos índices de acidentes, no entanto, lombadas escondidas causam apenas multas. Pimentel falou da importância de placas que informem a proximidade de lombadas, visto que a arrecadação passou de 6 milhões, para 12 milhões, virando uma indústria e deixando de cumprir o seu papel de redução de acidentes e educação de trânsito.
Sobre a transferência do Lar do Garoto para o Distrito de São José da Mata, informação da vereadora Ivonete Ludgério, disse que não há registros de intenção do governo do Estado sobre a ação, mas irá entrar em contato com o secretário de Segurança Pública para saber a respeito e que ela poderá contar com o seu apoio.
Janduy Ferreira (PSDB) trouxe para CASA requerimentos que solicitam limpeza e capinagem de alguns pontos da cidade de Campina Grande, onde as pessoas descartam lixos de maneira irregular e registrou a capinagem realizada neste sábado, no Canal de Bodocongó, na extensão da rotatória do Bairro das Malvinas. Ele ainda enfatizou a ação da população de descarte de lixos em locais incorretos e informou sobre a obrigatoriedade da limpeza por parte de proprietários de terrenos. Em caso de não limpeza, o vereador pontuou que seria necessário a Prefeitura realizar a notificação dos cidadãos proprietários.
Rostand PB (PP) trouxe explicações e informações sobre o resultado final do processo em que o vereador foi processado, após realização de uma pauta política. Ele disse que pagará um salário e meio para encerramento do processo. O fato aconteceu após o vereador gravar uma pauta em um terreno que seria utilizado como campo de pelada, mas que o proprietário havia proibido a utilização do local. Rostand questionava a posse do terreno e disse que a Prefeitura deveria dar explicações, visto que seria mais um espaço em que o uso para a prática do esporte seria inviabilizado. Por fim, Rostand colocou que discorda do processo, visto que era apenas uma pauta do parlamentar, mas que o mesmo cumprirá suas obrigações judiciais.
Alexandre Pereira (UNIÃO) fez o registro de comemoração dos 90 anos de idade do senhor Edmilson de Souza Ramos, conhecido como Didi da Banca. O vereador destacou que ele tem uma história importante no município de Campina Grande, auxiliando no crescimento da cidade e mencionou sua atuação no ramo de segurança eletrônica, prestação de serviço e também de carro forte.
De acordo com o vereador, as empresas de seu Didi já estão ultrapassando os limites da Paraíba, chegando ao Sul e Sudeste do país. O homenageado é oriundo da cidade de São João do Cariri e segundo Alexandre, trabalhou por muito tempo no bairro da Bela Vista, crescendo através do seu trabalho e dedicação. Além disso, ele ressalta a generosidade do senhor Edmilson, onde ele pode presenciar em diversas ações práticas.
Olimpio Oliveira (UNIÃO) solicitou um aparte e acrescentou que muitos dos armazéns da Feira Central eram alugados por ele, gerando emprego para muitas pessoas e sustentação para a feira. Além disso, Olímpio citou também Arlindo, sogro do vereador Luciano Breno, que juntamente com o senhor Didi da Banca, ajudou muitas pessoas na Feira Central, pela vontade genuína de ajudar.
Luciano Breno (PP) disse que pode conhecer de perto a generosidade de ambos e que fica feliz pela história de seu Didi e do seu registro de aniversário de 90 anos.
Marinaldo Cardoso (Republicanos) compartilhou do mesmo pensamento do vereador Alexandre e que falou com orgulho sobre a amizade com Seu Didi, além de relembrar ações que o mesmo já realizou em prol de outras pessoas. Um homem exemplar e generoso, um exemplo de dignidade para todos nós. Ele merece todas as honrarias desta CASA.
Pimentel Filho (PSD) também solicitou um aparte, e falou sobre a amizade do seu pai com Seu Didi, destacando que ambos são de origem humilde e que Seu Didi, foi um dos auxiliares do seu pai e do senhor Arlindo.
Alexandre Pereira (UNIÃO) concluiu a sua fala relembrando que sua primeira casa foi dada pelo senhor Edmilson, o salvando da fome e da miséria. Além disso, registrou que muitas vezes a classe política não reconhece a história desses três homens, mas a Casa de Félix Araújo reconhece a história do seu Didi da Banca e estará levando o voto de felicitações para o homenageado, assinado por todos os parlamentares.
MINUTO DE SILÊNCIO
A vereadora Fabiana Gomes (PSD) pediu um minuto de silêncio em memória póstuma pela morte da senhora Antônia Bezerra Teixeira, que era esposa de Paulo Teixeira.
Olimpio Oliveira (UNIÃO) acrescentou o nome do senhor Valmir de Oliveira Lima, tio de Lindemberg Patrício, o vereador falou dos oito anos no leito, e do legado que ele deixou.
Janduy Ferreira disse que conheceu Val no bairro de Rosa Cruz em 1996 e lamentou a sua morte.
Ivonete Ludgério além de se acostar aos colegas, ela acrescentou o nome de Luiz Lira, filho da professora Iara, ele foi vítima de um câncer. Eva Gouveia, se acostou a Ivonete, Olimpio e a Fabiana.
CONVITE PARA SESSÃO SOLENE
Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Jô Oliveira (PCdoB) convidaram os parlamentares para participarem da Sessão Solene que será realizada hoje à noite, da entrega de honrarias aos senhores Coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra – comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e Coronel Lucas Severiano de Lima – Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, de autoria do ex-vereador Anderson Maia e da vereadora Jô Oliveira (PCdoB). Jô acrescentou que para além da entrega das honrarias, a sessão também terá uma atividade conjunta do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, em comemoração ao aniversário da corporação.
VOTAÇÃO REQUERIMENTOS
Foram aprovados 539 requerimentos, entre moção de aplausos, e requerimentos com diversas solicitações de ações para a cidade.
Janduy Ferreira (PSDB) agradeceu o registro de felicitações por seu aniversário e dos requerimentos de sua autoria que foram aprovados. Luciano Breno (PP) fez o registro da destinação de votos de aplausos para o Juiz Gustavo Lira, registrando sua atuação ágil e humana dialogando com as pessoas e advogados. O vereador disse que durante suas férias, sentiram falta da atuação do profissional. Aldo Cabral (PSD) destacou seus requerimentos aprovados, que irão beneficiar diversas localidades com iluminação em LED, além de algumas que já foram beneficiadas.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (9), a ser realizada em formato híbrido a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG