Vereadora Fabiana Gomes esclarece com o secretário de saúde denúncias de falta de medicamentos e atendimento médico em CG

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) procurou, na manhã desta terça-feira(22), o secretário de saúde de Campina Grande, Gilney Porto, para esclarecer algumas denúncias de falta de atendimento médico e de medicamentos nas unidades de saúde da cidade. A parlamentar é membro da Comissão de Saúde da CMCG e foi atrás das respostas do responsável pela pasta.

Entendendo que o papel do vereador é buscar soluções e respostas para a sociedade, Fabiana Gomes perguntou ao secretário sobre as denúncias. Em relação à falta de profissionais, ele informou que todas as unidades de saúde municipal estão com médicos. Também comunicou que apenas duas médicas estão gestantes e foram afastadas. “Estamos aguardando definição da promotora se elas vão poder voltar ao serviço ou não com o novo decreto presidencial que pretende alterar isto. Enquanto isso, a prefeitura vai contratar mais dois médicos a partir de março”, pontuou.

Fabiana também quis saber sobre as denúncias de falta de medicamentos nos PSFs. O secretário informou que todas as unidades estão recebendo medicamentos e que alguns estão com problemas na licitação, mas que já foram empenhadas como Gardenal, Depakene, Neozine e Nortriptilina. Porém, segundo Gilney, a pasta já fez os pedidos dos remédios.

Graduanda em odontologia, Fabiana Gomes pautou na reunião a questão da saúde bucal dos campinenses, uma das suas principais reivindicações. O projeto é o remanejamento de cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, como ainda, chamar novos profissionais, o secretário disse estar esperando parecer do novo coordenador de saúde bucal que está fazendo um levantamento a respeito, relatou Gilney Porto.

A vereadora destacou o esforço que tem feito nessa área. “A minha luta é que a saúde bucal das pessoas de nossa cidade seja se excelência”, concluiu.

As boas notícias é que a Secretaria de Saúde do município preparou um cronograma de ações para os próximos meses. Em março começa o teleagendamento e marcação de consultas através do programa “Saúde de Verdade”. Em abril terá mutirão de exames e consultas, já em maio será o mutirão de cirurgias.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria