Nesta quarta-feira (31), a 48ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa realizada em formato híbrido, na Câmara Municipal de Campina Grande, inicialmente presidida por Alexandre Pereira (UNIÃO) em seguida por Saulo Noronha (SD) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Carol Gomes (UNIÃO).
A vereadora Carol Gomes expressou seus parabéns e reconhecimento aos agentes públicos que estão liderando a organização e fiscalização do Maior São João do Mundo. A vereadora destacou o trabalho realizado em prol da acessibilidade, ressaltando que esse é um diferencial importante nos 40 anos de festa.
A inclusão e acessibilidade são aspectos fundamentais para garantir que todos os cidadãos possam desfrutar plenamente dos eventos e festividades. Ao elogiar os agentes públicos responsáveis, a vereadora Carol Gomes reconhece o comprometimento desses profissionais em tornar o Maior São João do Mundo um ambiente acessível a todas as pessoas.
A estrutura do evento foi adaptada para atender às necessidades das pessoas com deficiência, incluindo rampas de acesso, banheiros adaptados e sinalização adequada. Essas vantagens proporcionam maior autonomia e segurança aos visitantes, permitindo que todos participem das comemorações juninas de forma igualitária.
Carol Gomes enfatizou a importância de promover a inclusão em eventos de grande porte, destacando que a acessibilidade é um direito de todos e não deve ser negligenciada. A vereadora indicou ainda a religião do Maior São João do Mundo para a cidade de Campina Grande, sendo uma tradição cultural que atrai turistas de diversas regiões do país.
Por fim, a vereadora concluiu sua mensagem reforçando os parabéns aos agentes públicos responsáveis pela organização e fiscalização do evento, enaltecendo o trabalho realizado em prol da acessibilidade e ressaltando que ações como essa obedeceram para o fortalecimento da festa e para a garantia dos direitos de todos os cidadãos.
Carol Gomes (UNIÃO) também solicitou destaque para os requerimentos de votos de aplausos de sua autoria, destinados à Coordenação da Pessoa com Deficiência, à STTP, ao CREA, ao Promotor Dr. Márcio Gondim, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ao prefeito Bruno Cunha Lima, ao Grupo Arte Produções e à Primeira Dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, diante do trabalho de acessibilidade realizado na estrutura do Maior São João do Mundo de Campina Grande, no Parque do Povo, sendo um diferencial nesses 40 anos de festa.
TRIBUNA
Olimpio Oliveira (UNIÃO) tratou sobre o autismo, informando que esteve visitando uma família que tem dois filhos autistas e um deles, também é portador da Síndrome de Down. O vereador falou sobre a situação financeira da família, que após o pai ser demitido, colocou o seu seguro desemprego na BraisCompany e a hoje a família se encontra sem meios para se sustentar. Olímpio disse que tentaram receber benefício social, mas os laudos das crianças demoram meses para serem emitidos.
Neste sentido, Olímpio cobrou assistência para as crianças portadoras de TEA e outras neurodiversidades, tanto do governo municipal quanto do governo estadual e disse que a cidade já não aguenta mais eventos que promovem a causa, pois há necessidade de ações práticas.
Além disso, o vereador apresentou promessas de campanha, como a Casa do Autista, a Central de Libras e a Clínica Escola do Autismo. A Casa do Autista já funciona no município, mas segundo o vereador, ainda existem crianças sem assistência. De acordo com Olímpio, já se tem também uma Casa do Autista do governo do Estado na cidade, atendendo 200 crianças, mas também fez cobranças ao governo do Estado.
Waldeny Santana (UNIÃO) na Tribuna falou da aprovação da Lei Tota Agra 8.603/23, de sua autoria, que permitirá o tratamento de pessoas com Parkinson, Alzheimer, Epilepsia e outros quadros, através da distribuição do medicamento à base de Cannabis na rede pública de saúde do município. O vereador destacou que esse é resultado do trabalho do poder legislativo da Casa de Félix Araújo e das ações do mandato do vereador.
A lei que garante a distribuição de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS foi sancionada. De acordo com secretário de Saúde, Gilney Porto, será necessário passar por um médico do município para avaliar a prescrição e o uso do medicamento, além da questão de dosagem. Os pacientes também precisarão estar inscritos e frequentando regularmente o serviço médico público e prescrição da Cannabis com acompanhamento ambulatorial ao mínimo semestral.
Em seguida, o vereador informou que protocolou um requerimento que propõe a criação do auxílio emergencial para moradores de rua, nos moldes da criação do ‘Programa Superar’. Ele justificou que são 310 moradores de ruas cadastrados e que é preciso proatividade para enfrentar essa questão.
CALÇAMENTO DE RUAS
Rostand Paraíba (PP) solicitou o calçamento das ruas Professora Carmem de Abreu, Vila dos Arrudas, Yaya Afonso Campos, Arruda Câmara, Lino Gomes Filho, José Gomes de Férias e José Aranha, além da implementação das Praças Glória I e II, que são requerimentos já aprovados na CASA. Ele também apresentou um vídeo na Rua Gonçalves Dias, na Alça Leste, para solicitar a limpeza e capinagem das calçadas, além da colocação de lâmpadas de LED.
RESPOSTA DO GOVERNO
O líder do governo Luciano Breno (PP) informou ao vereador Rostand, que tem acompanhado o processo de melhorias na Zona Leste, e que as ruas citadas e outras que ainda não foram, estão sendo licitadas até sexta-feira.
OPINIÃO
Alexandre Pereira (UNIÃO) subiu à Tribuna para falar da vinda ao Brasil do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O vereador disse que ele é um narcotraficante denunciado nos Estado Unidos, mas que no Brasil foi recebido com todas as honras. Além disso, pontuou que ele é um ditador que persegue jornalistas e que há uma juíza presa na Venezuela, sendo violentada pela ditadura do país.
O vereador ainda destacou a fala do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, que disse a Maduro, que o mesmo deve criar uma narrativa para desfazer o que o mundo sabe sobre o regime do presidente na Venezuela. “O PT da paz e do amor, cria tapetes de outros para receber ditadores. Mas não podia ser diferente. A esquerda é especialista em maquiar”, concluiu.
REQUERIMENTOS
Foram aprovados 64 requerimentos. Em destaque, o requerimento de autoria do vereador Pimentel Filho, de nº 2180, que solicita à desembargadora presidente do TRE-PB, a senhora Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcante Maranhão, estudos para recadastramento e possíveis instalações de sessões eleitorais no Conjunto Aluísio Campos.
Pimentel explicou que o seu pedido está sendo feito há mais de 1 ano para as próximas eleições, visto que é necessário que as pessoas não precisem mais se deslocar para votar. Ele considera que a própria justiça eleitoral já deveria ter resolvido a situação, diante da proporção do conjunto, que hoje se tornou uma cidade.
O vereador Saulo Noronha e Janduy Ferreira subscreveram o projeto, concordando com a necessidade da propositura, desde o início do Aluízio Campos e que apenas a isenção do transporte não é o suficiente.
Alexandre Pereira parabenizou o vereador e relembrou que protocolou um requerimento com o teor semelhante. Além disso, aconselhou que fossem também diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral para fazer essa solicitação.
O vereador Saulo Noronha (SD) encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (1º de junho), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG