A 38ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa realizada nesta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Campina Grande, em formato híbrido foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Carol Gomes (UNIÃO), que contou com a presença dos 23 vereadores.
Tramita um Projeto de Lei 139/2023, que pede a implantação de lombadas e faixas elevadas nas vias onde existem escolas municipais, estaduais, particulares e creches da rede de ensino do município de Campina Grande, de autoria do vereador Dinho Papa-Léguas (PSDB). Em sua justificativa o parlamentar observa que essas áreas são frequentemente utilizadas por um grande número de crianças, estudantes e pais, representando um risco predominante para aqueles que devem passar diariamente a travessia nessas regiões.
“É notório que a velocidade dos veículos em nossas vias, muitas vezes não é adequada, colocando em risco a segurança e a integridade física dos pedestres, especialmente das crianças. A instalação de lombadas e faixas elevadas pode proporcionar uma redução na velocidade dos veículos, incentivando o respeito às normas de trânsito e criando um ambiente mais seguro para os pedestres.
Acredito que a implantação dessas lombadas e faixas elevadas seja de interesse do público e que as autoridades competentes possam analisar atentamente esta solicitação. Gostaria de ressaltar que outras cidades já adotaram medidas semelhantes com resultados positivos, demonstrando a eficácia dessas ações na promoção da segurança viária”.
O vereador encerra sua justificativa pedindo aos colegas de parlamento sua atenção e aprovação a esta solicitação.
TRIBUNA
Carol Gomes (UNIÃO) na Tribuna agradeceu a todos os colegas, funcionários da CASA, à imprensa e aos assessores pelas felicitações na data do seu aniversário e pelos votos de pesar, visto que também foi a data que marcou a passagem do seu pai. A vereadora disse que está com seu coração em paz, pois teve um grande pai que o representou e tornou a pessoa que ela é hoje.
Carol também tratou a respeito do ”Maio furta-cor”, criado através da lei de sua autoria de nº 8.498, com o objetivo de promover a conscientização sobre a saúde materna. De acordo com a vereadora, 1 a cada 4 mulheres sofrem violência no parto, 1 a cada 4 mulheres deprimem após o parto, 1 a cada 2 mulheres perdem o trabalho após ser mãe, 1 a cada 5 mulheres desenvolvem algum sofrimento psíquico durante o puerpério.
Diante destes dados, a vereadora disse que pensando não só como parlamentar, mas também como mãe, elaborou a propositura do projeto, que traz para Campina Grande ações que são desenvolvidas durante todo o mês, por um grupo de mulheres e através da Secretaria de Saúde. O intuito é conscientizar que esta é uma causa de todos. ”Ao ponto que se cuida das mães, também estamos cuidando dessas crianças” – enfatizou a vereadora.
Pimentel Filho (PSD) mais uma vez falou a respeito do Mutirão do Programa Saúde de Verdade, fazendo críticas ao sistema. De acordo com Pimentel, o mutirão não irá suprir a demanda reprimida da cidade, diante dos dados que foram divulgados pela Secretaria de Saúde. O vereador também citou as grandes filas e as pessoas que marcaram seus exames, mas ao chegar no local, os profissionais disseram que precisam remarcar. Pimentel estendeu as suas críticas à educação da cidade e disse que em outro momento tratará sobre o tema.
Janduy Ferreira (PSDB) demonstrou preocupação sobre uma problemática relacionada ao Bairro das Malvinas, no que diz respeito ao trabalho desenvolvido pela Cagepa e a falta de resolução. O vereador disse que já faz 20 anos que acompanha o problema relativo aos esgotos e as pessoas que pedem providências. Além disso, alguns serviços de recuperação feito pela Cagepa, como recapeamentos, Janduy disse que são utilizados materiais de péssima qualidade.
Em seguida, ele tratou sobre acidentes que estão ocorrendo próximo a igreja de Bodocongó, e solicitou ao superintendente da STTP, Carlos Dunga, para que faça uma fiscalização e se encontre uma solução. De acordo com o vereador, um ciclista veio a óbito no local.
Aldo Cabral (PSD) falou a respeito da inauguração que será realizada hoje, de duas Unidades Básicas de Saúde no Bairro das Cidades e também disse que esteve nesta manhã, deixando uma paciente no Hospital Dr. Edgley e pode ver com seus próprios olhos a saúde funcionando.
O vereador agradeceu ao prefeito Bruno, que está investindo mais de 50 milhões na saúde da cidade e que apesar de não ser um investimento que dar ”ibope”, como é o caso de reformas de escolas e creches, mas é um investimento que vai para aquele que mais precisa e não tem condições de acessar os serviços de saúde.
Aldo também destacou a defasagem na tabela SUS e que é preciso ter paciência e cautela quando se trata da saúde, pois é uma área que nunca deixará de ter demanda e que quanto mais e melhor fizer, mais serviços irão surgir. Ele convidou os vereadores para continuarem fazendo o seu papel de fiscalização, para que todos os servidores possam atender bem a população.
Rostand PB (PP) fez uma denúncia da reforma que está ocorrendo no Fabricão no Monte Castelo. Inicialmente destacou que não é contra a reforma, mas transmitiu o vídeo de uma moradora do local, que mostra que o muro está adentrando no campo de pelada do bairro e deixando lixo no local. A área é utilizada para prática de esportes e para lazer da população do local e o vereador pediu que esta situação seja solucionada.
O vereador ainda citou uma situação, em que secretários estão chegando nos bairros, para dizer que são os responsáveis pela realização de obras e ações, como por exemplo, instalação de lâmpadas de LED, quebra-molas e outros serviços. Rostand PB informou que essas são ações elaboradas pelos vereadores através de requerimentos aprovados na Casa Legislativa.
Alexandre Pereira (UNIÃO) abriu o grande expediente e diante dos embates ocorridos na CASA, se colocou à disposição para fazer parte da Comissão de Ética da Casa de Félix, se o vereador presidente e os demais colegas concordarem com a sua participação.
Alexandre, lamentou os fatos ocorridos no último final de semana, se referindo ao falecimento de dois médicos e de um cidadão conhecido da sua família. Este último, tirou a própria vida e sobre os médicos, o vereador informou que ainda não há confirmação da causa das mortes, mas que tudo indica que foi suicídio. Alexandre destacou que isso leva a refletir e pensar na questão da saúde mental destes profissionais. ”Quantas pessoas brincam, sorriem, mas no fundo há uma tristeza profunda? Cobramos muito dos médicos mas esquecemos que são seres humanos também”. Ele prestou solidariedade às famílias enlutadas.
Outro tema trazido, foi a respeito do ocorrido no Jardins Clube, ao lado do Estádio Amigão, com superlotação e invasão de pessoas no local. O vereador disse que é necessário saber a condição de funcionamento dessas casas de eventos, sobretudo durante as festividades do Maior São João do Mundo. Sobre a situação, Alexandre informou que protocolou um requerimento de audiência pública para discutir com o Corpo de Bombeiros, SAMU, SESUMA, Polícia Ambiental e outros órgãos responsáveis. Finalizando, ele acrescentou que a Polícia ambiental é rigorosa com o som das igrejas e que é preciso saber de que maneira estão sendo realizadas a liberação desses eventos.
Waldeny Santana (UNIÃO), falou inicialmente sobre sua posição favorável à reforma do Fabricão, que irá promover novos postos de trabalho e desenvolvimento do comércio na cidade. O vereador relembrou que sempre esteve tratando do tema e pontuando a necessidade da reforma, e que no momento, se precisar de algum ajuste, pode fiscalizar e acompanhar.
Em seguida, mencionou o trabalho do senador Veneziano Vital do Rêgo, que tem buscado facilitar a liberação do empréstimo para a cidade de Campina Grande.
Waldeny informou ainda que em breve acontecerá a reforma da Praça Clementino Procópio e que tem uma preocupação com os ambulantes e comerciantes que atuam no local. Como sugestão, falou sobre a reforma e adaptação no Fórum Afonso Campos, para que provisoriamente possa receber esses comerciantes, enquanto as obras são executadas.
Por fim, o vereador disse que esteve no loteamento Vicente Correia e está cobrando a execução destas obras e relembrou que no próximo dia 16 de maio, ocorrerá uma Sessão Especial, de sua autoria, em alusão a promoção e valorização da vida, com palestra da Zezé Luz, com o médico radiologista Ramonier Miranda e outros. O vereador ainda esclareceu a respeito da sua posição política e disse que não existe a possibilidade de ser oposição do governo Bruno Cunha Lima.
Bruno Faustino (PTB) na Tribuna, mais uma vez tratou o tema da saúde. De acordo com o vereador, a Zona Oeste sofre com descaso no que diz respeito a falta de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde, além da UBS fechada no bairro da Ramadinha I, e no Bairro do Mutirão, que teve sua estrutura derrubada, para uma nova ser construída, e que esta foi a mesma promessa para a Ramadinha I. Por fim, citou também o Posto de Saúde do Sítio Serrotão que é atendido apenas uma vez por mês.
Ainda sobre o tema, disse que recebeu uma denúncia em seu gabinete, o sobre o posto do São Januário, que se encontra em reforma há muito tempo e a comunidade tem que se deslocar até o Posto de Saúde de Lagoa de Dentro, enfrentando filas quilométricas para conseguir uma ficha. Bruno disse que estava disposto a ir com todos os vereadores visitar os locais.
Finalizando, relembrou que a empresa responsável pela realização do São João, não entregou ao Corpo de Bombeiros o plano de segurança da festa e o comandante já veio a público fazer essa solicitação. “A prefeitura precisa cobrar, caso contrário pode fazer com que a festa seja adiada. A CASA precisa debater esses temas” – disse.
RESPOSTAS
Pr. Luciano Breno (PP) falou a respeito dos postos de saúde da cidade, que tem mais de 40 postos sendo reformados, durante 1 ano e alguns meses da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. O vereador disse que talvez não tenha vontade de reconhecer o que está sendo feito.
Sobre o Bairro do Mutirão, disse que PSF do local será totalmente reconstruído e também convidou aos vereadores para que hoje, possam ir até a reinauguração de mais dois postos no Bairro da Cidade I e Bairro da Cidade II. No dia 2 de maio, o vereador informou que foram entregues 20 motocicletas para a Vigilância Ambiental. ”A informação e a cobrança devem existir, agora, cobrar por cobrar?” – questionou.
Sobre o período de reforma, o vereador disse que é normal um certo período de desconforto, para que a obra seja concluída.
Ivonete Ludgério (PL) explicou que sobre o PSF Capim Grande, funciona em um prédio que era um clube de mães e agora será transformado em posto de saúde. Além disso, a vereadora explicou que as âncoras funcionam desta maneira, visto que a Prefeitura não tem condições de manter uma UBS em todas localidades. Finalizando, a vereadora disse que é preciso ter as provas em mãos a respeito das denúncias, para que não se propague desinformação.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária a ser realizada nesta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Campina Grande, em formato híbrido, a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG