O presidente da Câmara Municipal, Marinado Cardoso (Republicanos), na manhã desta quarta-feira (26), abriu a Audiência Pública em formato híbrido para debater o Maio Amarelo, uma propositura do vereador Luciano Breno (PP).
A audiência contou com a participação do superintendente de Trânsito e Transportes Público, Dunga Júnior, do vice-prefeito Lucas Ribeiro, da equipe técnica da STTP e de representantes do trânsito.
O vereador Luciano Breno saudou a mesa através de Dunga Júnior e agradeceu a participação de todos na audiência e que o momento atual é atípico e diferenciado e que em breve tudo isso vai passar. Destacou a importância da STTP e reconheceu o trabalho realizado para a melhoria do trânsito na cidade.
Marinaldo Cardoso falou da importância da audiência e parabenizou o autor da propositura, e fez o registro do destaque do Maio Amarelo em Campina Grande, e passou a presidência dos trabalhos ao vereador Luciano Breno.
O superintendente Dunga Júnior cumprimentou a todos os presentes e os que estavam online. Prestou uma homenagem a Félix Neto que deu o pontapé inicial ao Maio Amarelo, a campanha internacional tem este ano o tema Respeito e responsabilidade – pratique no trânsito. Apresentou um vídeo institucional do Maio Amarelo.
Ele relata que mais de 50 milhões morrem vítimas de acidentes no trânsito por ano, o que é uma pandemia, além da pandemia do coronavírus. A STTP utiliza a tecnologia para palestras educativas, capacitação de condutores de veículos e motos. Neste mês de Maio já foram treinados 500 pilotos.
Dunga Júnior mostrou um vídeo de um acidente no cruzamento do Luiza Mota, do desrespeito à sinalização. Lembrou que o trânsito não dorme e que a partir de junho será lançado o projeto ‘Trânsito 24 horas’ em Campina Grande. Também falou do plantão da Feira da Prata, do Previna-se, a ampliação das ciclovias, o Jogo Caça Códigos e Colorir Educa.
Todas as ações desenvolvidas pela STTP foram apresentadas pelo superintendente Dunga, como as ações na Alça Sudoeste com a participação do inspetor Vitor da PRF; curso de pilotagem para motociclistas e empresas; o trabalho nos canteiros de obras; e em breve a fiscalização por drone.
A STTP é parte integrante da brigada na luta contra o coronavírus, no trabalho de higienização e distribuição de máscaras nos campos de pelada. Falou ainda dos bolsões de motos em Campina Grande e agradeceu a Deus e ao prefeito Bruno e vice-prefeito Lucas pelo apoio ao trabalho da STTP.
Idalécio Nogueira, representante dos agentes da STTP falou de a gratidão em poder prestar conta do trabalho e agradeceu a Dunga pelas oportunidades que nos sãos dadas.
O vice-prefeito Lucas Ribeiro cumprimentou a mesa, e falou do histórico Maio Amarelo com Félix Neto, e que a propositura da sua primeira audiência como vereador foi em 2017 e sobre Maio Amarelo. Fez ainda alusão às campanhas e ações da STTP e agradeceu o convite para participar da Audiência Pública.
Rostand Paraíba (PP) destacou o trabalho da STTP, e fez a sugestão da construção de estacionamentos em prédios que deveriam ser feitos pela iniciativa privada, parabenizou a todos e disse que é preciso educar o povo.
Rubens Nascimento (DEM) parabenizou o pastor Luciano pela audiência, falou da campanha Previna-se, da higienização das motos dos mototaxistas, e utilização dos capacetes.
Joana Santos, da STTP, agradeceu ao prefeito Bruno, a Carlos Dunga que comprou a ideia do Maio Amarelo, agradeceu a Divisão de Educação do Trânsito de forma abrangente. Destacou que a redução de acidentes de motos, e o que um faz reflete na vida do outro e todos fazem parte do trânsito.
Jô Oliveira (PC do B) em sua fala, destacou que a CASA tem feito debates importantes e que seja um compromisso coletivo e agradeceu o convite feito para visitar a STTP, e que estará visitando nesta sexta-feira.
Dunga Júnior agradeceu a gratidão de todos da Câmara e que ainda tem oito dias para o final da campanha Maio Amarelo.
O vereador Luciano Breno informou que vai dar voto de aplausos à STTP pelo Maio Amarelo e todos são responsáveis pelo trânsito. Agradeceu a participação dos convidados e vereadores. Encerrou a audiência pública convidando os vereadores para a sessão da quinta-feira (27), 100% no formato remoto, com transmissão ao vivo pela TV CâmaraCG (www.camaracg.pb.gov.br), ou pelos canais sociais do CamaraCG Oficial, no Facebook e Youtube, com início às 9h30.
DIVICOM/CMCG