Olímpio Oliveira (UNIÃO) abriu o grande expediente através de chamada remota, diretamente do shopping Edson Diniz (shopping popular), com o objetivo de trazer a Câmara mais perto do cidadão. Ele informou que esteve presente no local para apresentar uma demanda dos trabalhadores e empreendedores e expôs a escada rolante que existe desde a inauguração, mas que infelizmente está sem funcionar há mais de 10 anos.
O vereador ressaltou a questão da acessibilidade e que o ideal seria colocar um elevador, visto que existem mais 2 pavimentos acima do térreo e que apenas com escada, as pessoas com deficiência não conseguem chegar até os outros pavimentos.
A 74ª Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Campina Grande em formato híbrido, foi presidida pelo vereador Waldeny Santana (UNIÃO) e secretariada por Moysés Morays (PODEMOS), contou com a participação de 16 parlamentares.
PEQUENO EXPEDIENTE
O Dr. Valdé (PODEMOS) abriu o pequeno expediente informando que esteve no dia de ontem (23) com o secretário de Saúde Dr. Gilney Porto, sobre a saúde do município de Campina Grande. Na oportunidade apresentou suas demandas e sugestões no âmbito da saúde bucal do município. O Dr. Valdé agradeceu publicamente pelo bom atendimento que recebeu na Secretaria e se colocou à disposição no que diz respeito a soluções para a saúde bucal.
Janduy Ferreira (PSDB) agradeceu inicialmente pela capinagem do Canal da Ramadinha, sendo essa uma demanda trazida pelo vereador e apresentada ao prefeito Bruno.
O vereador também mencionou sobre a iluminação que está sendo colocada em várias ruas do bairro Santa Cruz e disse que está acompanhando as obras do Parque Linear Dinamérica, uma obra essencial no que diz respeito aos benefícios na saúde e lazer da população. “A obra está ficando muito bonita e tem a presença viva do ex-prefeito Romero Rodrigues”, destacou.
Moysés Morays (PODEMOS) fez o registro do aniversário do seu amigo de parlamento, Dr. Valdé Silveira, ressaltando o orgulho que tem em poder dividir o parlamento com o vereador. Em seguida, agradeceu mais uma vez ao secretário de Educação, Asfora Neto, por ter atendido a pauta da Escola Municipal Gustavo Adolfo, incluindo a limpeza, com troca de portas de sala de aula e uma dedetização.
Pimentel Filho (PSD) resgatou a sua fala na manhã de ontem, no que diz respeito ao cartão do Programa Saúde de Verdade, segundo o vereador, o valor pago ao cartão é de 13 milhões de reais ao ano, sendo que já existe o próprio cartão do SUS e o SISREG que faz o serviço gratuitamente e funciona.
Além de deixar registrado a sua preocupação, ele também solicitou que os seus colegas subscrevessem o requerimento de sua autoria, que faz o pedido ao prefeito, para que seja colocado uma previsão orçamentária para 2022, do pagamento do Piso Nacional aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e parteiros.
Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que no dia de ontem (23), esteve visitando a EMPASA de Campina Grande, e pode constatar o abandono do governo do Estado e que além do descaso com a higienização, o ambiente é desprovido de segurança pública, mesmo com uma alta circulação de dinheiro e mesmo já tendo sido palco de assassinatos. Ele ainda falou sobre as altas taxas de impostos coletadas pelo Governo, informando que um comerciante que pagava 10 mil reais a empresa Energisa, fez o investimento de 150 mil em energia solar, passando a pagar 5 mil, no entanto, o Estado ainda recolhe 3 mil reais de impostos todos os meses.
Tratando também sobre o tema da saúde, o vereador apresentou através de fotos, encaminhamento de cirurgia e laudos médicos de uma paciente, que deve ser submetida a uma angioplastia desde o mês de março.
Alexandre disse que a senhora está peregrinando entre a Secretaria de Saúde e o Hospital João XXIII e que a Secretaria já fez encaminhamento para cirurgia, mas que o hospital não realizou até o momento. O vereador ainda esclareceu que a Secretaria já retirou algumas responsabilidades deste hospital para que eles pudessem atender à população.
Waldeny Santana (UNIÃO) encerrou o grande expediente, falando sobre a sua propositura de Projeto de Lei, que foi aprovada no dia de ontem, aprovado pela maioria do colegiado, destina o nome de rua para o senhor Zito Buarque.
Segundo o vereador, a sua propositura tem o objetivo de reconhecer os serviços prestados pelo senhor Zito Buarque, que foi ex-presidente do Campinense Clube, médico e ex-proprietário da Casa de Show do Spazzio. ‘’ Os relevantes serviços que ele tem na cidade são indiscutíveis’’ – frisou Waldeny.
Neste sentido, ele fez um repúdio a ‘este nível de política’ e deixou a sua indignação com algumas publicações, pois o homenageado por ele, teve o seu caso conhecido pela Justiça, sendo inocentado em júri da acusação.
O vereador ainda solicitou respeito pela família do homenageado e solicitou que se faça política com respeito, de maneira decente. Ele ainda disse que nunca subiu à Tribuna para dizer que o líder maior do partido dos trabalhadores foi o responsável pelo assassinato de Celso Daniel ou que Dilma assaltava bancos e deu um tiro no soldado Mário Cozeu Filho, pois não faz este nível de debate. “Tenho minhas divergências ideológicas, mas nunca falaria algum comentário ao líder maior do PT, acusando dele ter matado Celso Daniel’’ – encerrou.
O vereador Moysés Morays encerrou a sessão convidando os parlamentares para a Sessão Especial desta tarde, a partir das 14h, em comemoração aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, de autoria do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), e para a sessão ordinária da quinta-feira (25), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG