Vacinação infantil: câmara de vereadores reforça a importância da imunização contra Pólio

Nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou a 81ª sessão ordinária, em formato híbrido, com a participação de 21 vereadores. Os trabalhos foram presididos por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariados por Moysés Morays (PODE).

Durante a sessão foram aprovadas Atas e três Projetos de Lei, um de autoria do Poder Executivo e dois de autoria do vereador Moysés Morays.

TRIBUNA

Fabiana Gomes (PSD) iniciou a sua fala, dizendo que a poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa este vírus pode contaminar criança e adultos, e que a Secretaria de Saúde realizou o Dia D da vacinação contra a poliomielite em 8 de setembro e que os pais, infelizmente não aderiram à chamada.

Foto: Josenildo Costa

Disse ainda, que em 1994 a poliomielite foi erradicada da América, e agora está voltando por falta de vacinação. A vereadora fez um apelo aos pais, para que levem os filhos aos postos de vacinação. Trouxe ainda a informação, de que a OMS preconiza que é necessária uma dose de reforço para crianças de 1 a 4 anos, ela concluiu que, “Vacinar é proteger”.

Dr. Valdé (PODEMOS) o assunto da vacinação é de extrema importância e relevância. Crianças nascem todos os dias e precisam sair das maternidades vacinadas. Muitas vacinas estão em atraso.

Rostand Paraíba (PP) falou a respeito da confusão desta campanha. Hoje ao chegar na casa da minha mãe, soube da visita da candidata à presidência em Campina. Para esta campanha está parecendo um desfile de porta-bandeiras. Disse que o eleitor está sem saber em quem votar, e não sabe quem são os candidatos.

O eleitor não está sabendo de nada. A campanha só nas redes sociais, uma campanha sem pé e nem cabeça. Todo mundo está com todo mundo.

Foto: Josenildo Costa

Olímpio Oliveira (UNIÃO), disse que está preocupado com o projeto de lei aprovado no Senado, 2033/2022 derrubando a sentença do STJ a favor do Rol Taxativo. Tive uma mínima participação, levei um documento ao presidente Rodrigo Pacheco. O PL foi relatado por Romário Farias, aprovado dia 29 de agosto, deve aprovar até a próxima segunda-feira, o presidente deve aprovar, o silêncio do presidente nos incomoda, por que ainda não o fez.  A primeira dama vem levantando esta bandeira das pessoas com deficiência. “”, frisou.

Moysés Morays (Podemos), fazer um pedido a respeito das cozinhas comunitárias e restaurantes, apelando a reaberturas destes restaurantes.

Olímpio Oliveira (UNIÃO), fez um aparte dizendo que tratou deste tema com o secretário Tibério, para que o governo fizesse uma parceria com a Prefeitura e que o Estado assumisse as cozinhas comunitárias.

Marinaldo Cardoso (Republicanos), comunicou aos vereadores o recolhimento de assinaturas, para um requerimento de urgência especial em alguns projetos. “No que diz respeito a solicitação de autorização de abertura de crédito adicional especial no orçamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande para o exercício de 2022. O Fundo Municipal de Assistência tem recursos demandados este ano, eu mesmo, fiz doação através do Imposto de Renda, estes recursos não estão inseridos na Lei Orçamentária Anual, programas da Criança e Adolescente que também são acompanhados pelo Ministério Público”.

Waldeny Santana (UNIÃO) mais uma vez ocupou a Tribuna para saber qual é o valor do aluguel da Casa da Cidadania que vai ser instalada no Partage? porque pagar aluguel? ao invés de instalar no Terminal Rodoviário. A pergunta que não quer calar? Por que deixar de prestigiar os taxistas e mototaxistas que trabalham no terminal rodoviário? Qual o valor do aluguel? Por que pagar aluguel? Se tem um espaço amplo e ocioso e gratuito, amplo e adequado.

O povo quer saber? O dinheiro é público. Prefeitura e Estado não produzem, arrecadam. Em época de campanha, o dinheiro não surge, tem que se ter uma prestação de contas. Não mais que de repente muda-se o plano, Campina precisa saber, esta CASA tem que reverberar, a Assembleia tem que cobrar.

“Confesso que ficaria muito desconfortável se eu fosse um apoiador do governo nesta situação. É uma decisão de gestão e a responsabilidade é dele. Campina precisa de um esclarecimento”, destacou.

Olímpio Oliveira, tem da nossa parte a solidariedade. “A decisão de gestão é equivocada, do ponto de vista econômico de se pagar aluguel, o prédio é desde o governo do então José Maranhão. É importante a gente provocar o secretário da pasta. Qual a justificativa para a mudança de plano? Política de qualidade a gente faz de maneira construtiva, a bem de Campina Grande, estamos à disposição”.

Waldeny finalizou dizendo que Campina Grande precisa ter esta resposta, nós precisamos de uma resposta.

ENTREGA DE MOÇÕES DE APLAUSOS

O vereador Moysés Morays fez a entrega de Moções de Aplausos ao Cabo Tibério e Cabo Herculano pelos serviços prestados à comunidade campinense no Policiamento de Trânsito.

ORDEM DO DIA

Apreciação do Requerimento de Urgência, com 19 assinaturas. Foi aprovado.

EM PAUTA PROJETO 284/2022 – PODER EXECUTIVO

Olímpio Oliveira discutiu o projeto de abertura de crédito especial do Poder Executivo, no limite de até 1 milhão e 300 mil reais. “A bancada de oposição tem sido compreensiva com o Poder Executivo. Vou votar a favor, mas não acredito na sua execução para que se destina. Aprovamos em fevereiro projeto da Prefeitura de abertura de crédito para a causa animal, no valor de mais dois milhões e até agora não foi feito nada”, frisou. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda votações.

Também foram aprovados os projeto do vereador Moysés, que concede o Título de Cidadania Campinense a senhora Mariana Lins de Sá Braga Farias, diretora da Escola Meta, conta com 750 alunos e mais de 100 funcionários e o de Medalha de Honra ao Mérito ao Help-Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa.

Foto: Josenildo Costa

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou a sessão convidando os vereadores para a sessão desta quarta-feira (14), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Você pode acompanhar tudo o que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG