Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Campina Grande promoveu uma Sessão Especial comemorativa a Semana da Ciência e Tecnologia, uma propositura do vereador Luciano Breno (PP).
A mesa contou com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Larissa Almeida; Fabiana Medeiros, supervisora de Núcleo de Projetos de Tecnologia e Inovação do SENAI; Eduardo Valadares – Coordenador da Unidade de Fábrica do NUTES da UEPB – (Representando o Prof Misael Morais); Ênio Barros de Araújo – Diretor e Coordenador do ITecnologia da Faculdade Rebouças; Morganna Tito – Consultora de Marketing e Inovação da Associação Brasileira de Startups; Francisco Souza – Executivo da Century Brasil; e Geovergue Rodrigues de Medeiros – Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Produção animal do INSA (Instituto Nacional de Semiárido)
Em sua justificativa, o Pr. Luciano Breno citou as influências da ciência e da tecnologia na vida cotidiana das pessoas e falou da sua participação enquanto presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campina Grande.
Destacou os momentos mais difíceis vividos nesses dois anos, durante a pandemia, momento que se enfrentou uma luta a favor da vida e ressaltou que diante desse cenário foram os avanços da ciência e da tecnologia que possibilitaram desenvolver com agilidade a vacina contra a covid-19.
Também acrescentou que Campina Grande tem sido destaque, no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação, sendo essa uma cidade cada vez mais inteligente e que tem exportado profissionais para todos os lugares dentro e fora do país. Reforçou a importância de trazer para a Casa Legislativa porque daqui surgem leis que influenciam a vida das pessoas.
Por fim, agradeceu a presença de todos e citou os projetos de sua autoria que já foram protocolados de nº 299, que autoriza o poder executivo a criar e instituir o Programa Educação nas escolas de ensino fundamental da rede de ensino municipal de Campina Grande e o Centro de Inovação e Tecnologia Educacional e o projeto de nº 539/2021 que institui a Semana de Ciência e Tecnologia no município de Campina Grande.
Laryssa Almeida – secretária de Ciência e Tecnologia de Campina Grande (SECTI) – Falou da importância da sessão, que pode reunir quase todo o ecossistema de tecnologia de Campina Grande: instituições públicas, privadas e representantes da Casa Legislativa.
Disse que todas as ações que desenvolve na Secretaria, busca a intersetorialidade e o olhar diverso para que possa construir e contribuir com Campina Grande que é conhecida não só no Brasil, mas no mundo pela sua pujança na inovação e para que a cidade não perca esse posto que é tão marcante nos 157 anos de história.
Em seguida citou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria como a legislação de Sandbox, sendo uma das nove cidades do Brasil que possui sua regulamentação municipal, o que proporciona um cenário positivo para as empresas que estão aqui se desenvolverem localmente e também atrai mais empresas para o município.
Citou que as ações visam garantir empregabilidade para o futuro de jovens e crianças, assim como se tem o compromisso com as gerações atuais, como exemplo do projeto desenvolvido com o SINE, o Impulse Campina.
Além disso, também destacou a parceria com o SEBRAE com a atenção voltada principalmente para o Micro Empreendedor Individual e o Programa “Minha árvore’’ que já é consolidado com prêmios, que visa conectar uma pessoa que quer plantar uma árvore na sua casa com a SESUMA, e busca mais adiante fazer o inventário de árvores no município, com o intuito de gerar mais arborização, captação de carbono e qualidade do ar.
Por fim, falou sobre o Programa ‘’Campina Social Play’’, que está sendo desenvolvido no Clube de Mães do Mutirão em parceria com a SEMAS e com o Projeto Ruanda, que tem desenvolvido um importante trabalho, onde um deles é a reciclagem de lixo eletrônico desenvolvendo kits de robótica, através da iniciativa do professor Paulo Carneiro que está na Secretaria de Ciência e Tecnologia, e esse kit compõe uma maquete que será apresentada no bairro onde as crianças puderam montar o seu bairro e aprender sobre a rede elétrica, a ligação de fusíveis de maneira lúdica. O intuito é concretizarn esse projeto para outros bairros e para a rede municipal de ensino.
Por fim, encerrou a sua fala acrescentando que existem outros projetos e ideias e parabenizou a todos os trabalhos desenvolvidos que impulsionam Campina Grande ser uma cidade inteligente, tecnológica e humana.
Professor Eduardo – NUTES da UEPB – Relembrou que a primeira epidemia do covid-19 surgiu em 2003 (Sars-Cov-1) e que naquela época foram realizadas pesquisas e desenvolvimentos de vacinas contra vírus da família corona, o que permitiu um resultado tão rápido no desenvolvimento de vacinas nessa pandemia de Sars-Cov-2. Falou também sobre os países que estão abrindo as patentes das vacinas para os outros países copiarem, mas pontuou que apesar da importância, nada adianta essa abertura sem ter uma competência capacitada para reproduzir.
Reforçou que é preciso um ambiente atrativo e produtivo para manter as pessoas aqui na cidade de Campina Grande e consolidar uma base tecnológica que possa melhorar a economia local. Além disso, citou a sua experiência na cidade de San Diego (Sul da Califórnia) que vivia basicamente da receita advinda de cinco bases militares, e a comunidade local tomou uma decisão para mudar a forma como a cidade se consolidava economicamente e diante disso, desenvolveram um movimento local para identificar e mapear o que dificultava novas empresas e ambientes tecnológicos. Hoje apenas na cidade de San Diego se possui 900 empresas da área de biotech.
Fabiana Medeiros – Supervisora do Núcleo de Projetos Tecnologia e Inovação do SENAI – Parabenizou o vereador Luciano Breno por este momento e em seguida fez a leitura do tema da Semana de Ciência Tecnológica de 2021: “Transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta’’. Em seguida falou sobre a atuação em nível nacional da escola SENAI, que é uma escola que propaga educação do litoral ao sertão, com três escolas em Campina Grande, desenvolvendo tecnologia com a missão de educar e auxiliar para que o capital intelectual desses jovens permaneça na cidade de Campina Grande.
Ela disse que acredita que o potencial de capital intelectual de Campina Grande é visível, ‘basta seguir e pegar as melhores ferramentas’. Acrescentou também que o SENAI é referência nacional no desenvolvimento de cursos e formação na educação profissional e no desenvolvimento de tecnologias e que ganhou recentemente a premiação LINTOP.
Morganna Tito – Consultora de Marketing e Inovação da Associação Brasileira de Startups – Explicou um pouco sobre o que são as Startups (empresas nascentes de tecnologia de até 10 anos) e frisou que inovação não é só criar, mas é transformar em mercado. Também reforçou que é preciso estimular esse desenvolvimento local para crescer e evoluir a cidade de Campina Grande.
Citou que a legislação da Sandbox irá em cinco anos proporcionar transformações ao município, também informou a respeito das movimentações financeiras com o investimento dos e-games. ‘Tem que ter um olho para o futuro’ – ressaltou.
Também falou sobre Francisco da Empresa Century, que é de uma multinacional que está na cidade de Campina Grande, mas que as pessoas não conhecem, além do NUTES (UEPB), da Faculdade Rebouças, do Parque Tecnológico e outros locais que desenvolvem tecnologia e inovação em Campina Grande, mas que precisa gerar recursos e novos negócios no município.
Samuel (Samuka) – Pesquisador estudioso do ramo da tecnologia – Ressaltou que hoje é um dia histórico e que o mesmo tem o intuito de trabalhar e produzir na sua cidade, além disso, falou sobre sua trajetória enquanto pesquisador do ramo da tecnologia, explicando que como Campina Grande não possuía tantas empresas de tecnologia há 5/6 anos atrás, procurou criar algo que pudesse atrair empresas para o município, desenvolvendo um projeto intitulado de ‘’CEMATEC’’ que em seguida apresentou ao Pastor Luciano Breno.
Também ressaltou a importância de reunir as entidades públicas e privadas, além de todas as secretarias do município, uma vez que a tecnologia está presente em todas as áreas e em como a informação é o produto mais caro que se tem no mundo. E hoje se encontra algo que não tem valor, somos mentes pensantes, pessoas que decidem o futuro’.
Antônio Neto – CEO da Braiscompany – Ele saudou a mesa em nome do seu pai, Antônio Inácio, que também estava presente na sessão e inicialmente falou sobre o desafio que é falar de inovação e que enquanto empresário, não tem como falar de inovação, se não falar de lucro. “Enquanto falarmos de tecnologia de forma poética, ela não vai existir de fato numa sociedade real’’ – frisou.
Ressaltou que a palavra lucro para o brasileiro ainda é um grande desafio e citou uma frase que diz que ‘uma solução tecnológica que traz benefícios para a sociedade e gera lucro, não pode ser parada’’, a exemplo do airbnb, uber, ifood e diversas outras tecnologias.
Disse que a Brais Company é uma empresa que enxergou tudo o que foi falado nessa manhã em relação a cidade de Campina Grande ser reconhecida mundialmente como pólo tecnológico e que em Israel a Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande é uma referência em patentes e em desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Ressaltou que para aproveitar a mão de obra é preciso gerar lucro, porque o emprego só acontece se tiver uma função real para que uma empresa gere receita. Acrescentou que se sente muito feliz por ter apostado em Campina Grande como a sua casa inicial de transformação no segmento de Blockchain e Criptomoedas, e que hoje a Braiscompany possui milhares de clientes da Paraíba, do Brasil, além de estar presente em 17 países.
Além disso, informou que a empresa também está desenvolvendo uma plataforma de inovação na indústria de games, gerando lucro dentro dessa indústria, e que todo o setor é composto por paraibanos. Também disse que dois jogos desenvolvidos por essa equipe, estão concorrendo ao maior prêmio nacional.
Por fim, falou sobre os jogos desenvolvidos na indústria de NFT, que tem como propósito possibilitar que jogadores que tem entre 12 à 19 anos, desenvolvam uma renda diretamente da sua casa, utilizando tecnologia NFT e com pagamento em blockchain e criptomoedas.
Francisco Souza – Executivo da Century Brasil – Disse que a empresa está em Campina Grande há 13 anos e que ele é um ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande, também ressaltou que estão buscando soluções para a sociedade, seja soluções de empregabilidade ou de melhorias de vida e frisou a importância a união de todos para implementação da inovação.
Acrescentou que poderia estar falando em níveis técnicos, mas que gostaria de falar a nível do povo, e que como cidadão é preciso trazer ganho e legado para a população.
Informou que a empresa tem 300 profissionais e fica dentro da unidade da Unifacisa e que o quanto puder irá fazer para acrescentar ainda retorno a cidade de Campina Grande.
Dona Fátima (PODE) – parabenizou a secretária Larissa Almeida pelo desempenho da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, ressaltando a importância do Programa Campina Social Play e parabenizou o vereador Luciano Breno por estar à frente da Comissão de Tecnologia da Câmara Municipal. Também deixou o seu abraço ao professor Marcos Vinicius (CERTBIO) e Misael (NUTES), os quais receberam a medalha através da sua propositura.
Tamila Fama – Ressaltou a importância dos atores que estão presentes na sessão e falou sobre o seu esposo Laércio Fama, que é dono de uma empresa de tecnologia, desenvolvida mesmo sem formação superior em tecnologia, sendo autodidata, criando e fazendo história em Campina Grande.
Disse que a empresa atua na área de automação comercial do varejo e que está com uma das empresas incubadas com soluções tecnológicas exportando para outros países (comunicação corporativa, altruísmo, eventos). Falou sobre a economia do varejo e sobre lucro, falando sobre a plataforma criada chamada ‘Conecta Campina’, a qual uniu vários atores, dentre eles o Parque Tecnológico da Paraíba, o Sebrae, o SENAI, FIEP e a Prefeitura de Campina Grande, para que pudesse trazer uma plataforma de marketplace, onde várias empresas do varejo estaria vendendo online de forma local, e assim pudesse desenvolver e fomentar os negócios locais.
Em breve serão revelados aportes financeiros que a plataforma está recebendo e em breve a plataforma se expandirá para toda a Paraíba.
Anderson Almeida (PODE) – parabenizou o vereador Luciano Breno pela sessão especial e agradeceu a presença da secretária Larissa Almeida. Ressaltou que a pandemia trouxe a necessidade de se conectar e enquanto advogado, trouxe uma nova forma de advogar, graças à tecnologia. Antes da pandemia teve que muitas vezes fazer sustentação oral no STJ e STF passando a semana viajando, tendo que interromper audiências e adiar. Além disso, disse que a tecnologia auxiliou em todas as profissões, a exemplo da educação com inúmeras plataformas.
Também solicitou aos empresários, que junto ao desenvolvimento, disponibilizem uma parte da empresa para a responsabilidade social. Disse que enquanto se debate tecnologia ainda há pessoas que não possuem internet, na própria Campina Grande. Por fim, destacou que é preciso não esquecer que existe uma responsabilidade social, fazendo uma junção de esforços para que não se veja a população passando fome e diversas vulnerabilidades.
Geovergue Rodrigues de
Além disso, em relação ao tema da 18ª Semana da Ciência e Tecnológica, pontua que está sendo bem colocada de forma prática por Antônio Neto, no trabalho e na aplicabilidade real da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social.
Sobre o INSA disse que o mesmo, junto a outras instituições, estão trabalhando essa temática da qualidade de vida, do semiárido e da agricultura e que tudo envolve a temática da tecnologia. Finalizando, deixou uma mensagem de que a educação, a ciência e a tecnologia, geram emprego, renda e também mitigam a pobreza e as desigualdades sociais. Ressaltou que o INSA tem a missão de ser um agente de transformação promovendo a ciência, tecnologia e inovação social para o semiárido.
Ênio Barros de Araújo – Diretor e Coordenador do ITecnologia da Faculdade Rebouças – Disse que é importante que as pessoas saibam da importância da tecnologia e que o trabalho que faz em relação à educação para tecnologia, pensando sobre soluções tecnológicas e o que é a ciência. A pandemia trouxe a luz o funcionamento da ciência, e quando vê as pessoas confusas a respeito do tema, entende que existe um problema curricular, onde as pessoas não entendem que a ciência precisa se modificar, sendo um trabalho diário de educação.
Diz que orienta alguns alunos e que enxerga que precisa de mão de obra para gerar tecnologia, que Campina Grande tem tudo para se tornar novamente um grande pólo tecnológico, atraindo capital estrangeiro e fomentando a economia local.
Pastor Luciano Breno finalizou a sessão, agradecendo a Samuka pelo trabalho realizado, que foi responsável pelo convite a todas as pessoas. Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, se colocou à disposição das instituições, como das empresas privadas, para que possa in loco conhecer as empresas e trocar um pouco a experiência, auxiliando no que for de fato competência da Câmara.
Disse os vereadores desta legislatura que estão comprometidos com o desenvolvimento da cidade e se unem independente de cor partidária. Agradeceu a secretária, se colocando à disposição e agradecendo a participação de todos.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG