Na manhã desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Campina Grande e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se uniram para celebrar um marco significativo na história da cidade: os 100 anos de instalação do Banco do Brasil (BB) em Campina Grande. Durante a sessão especial, dois funcionários exemplares da instituição foram agraciados com títulos de cidadania campinense, reconhecendo suas contribuições ao desenvolvimento da cidade.
Os trabalhos foram presididos pelo Deputado Estadual Tovar Correia Lima (PSDB), vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariado pela vereadora Fabiana Gomes (PSD).
O vereador Waldeny Santana, autor do Título de Cidadania Campinense concedido ao superintendente do Banco do Brasil em Campina Grande, João Deon de Figueiredo, destacou a importância da homenagem como um reconhecimento ao trabalho prestado por João Deon. Este, por sua vez, é natural de Patos, criado em Itaporanga, e encontrou em Campina Grande um lar. Sua dedicação como profissional do Banco do Brasil tem sido um catalisador do desenvolvimento da cidade, tanto para os cidadãos quanto para as comunidades. Em suas palavras, “esse reconhecimento que Campina Grande me faz mais responsável e com sentimento de gratidão e amor, pela tamanha honraria.”
O vereador Marinaldo Cardoso, por sua vez, foi o autor do Título de Cidadania Campinense concedido à senhora Maria das Graças Conceição Machado Costa, em reconhecimento à sua contribuição no desenvolvimento da cidade. Ele ressaltou o compromisso da Câmara Municipal em honrar aqueles que escolhem Campina Grande como seu lar e contribuem para o crescimento da cidade. Maria das Graças é uma verdadeira pioneira, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente no Banco do Brasil em Campina Grande. Seu início na cidade remonta a 1962, e ela construiu uma carreira notável no banco, com seu coração e dedicação à cidade e seus habitantes. Ao receber o título de Cidadã Campinense em um momento tão especial como o centenário do Banco do Brasil na cidade, expressou sua profunda gratidão, afirmando: “É uma cidade que me recebeu e que eu logo me considerei filha, e receber hoje a honraria significa para mim a consolidação e uma grande alegria para minha vida. Tenho hoje a certeza do dever e do respeito para com a rainha da Borborema.”
100 anos do Banco do Brasil em Campina Grande
Além das homenagens aos funcionários, pela ALPB, representada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima, foi concedida a Medalha de Mérito Celso Furtado ao Banco do Brasil em reconhecimento à importância da instituição financeira para Campina Grande. O superintendente estadual do Banco do Brasil, Ricardo Luis Sehn, agradeceu pela honraria em nome de todos os que fazem parte da instituição e ressaltou o papel fundamental que o banco desempenhou no crescimento de Campina Grande, especialmente durante o auge da indústria do algodão até os dias atuais, apoiando investimentos e fortalecendo o comércio local.
A sessão conjunta da Câmara Municipal de Campina Grande e da ALPB foi um momento de celebração e reconhecimento das contribuições do Banco do Brasil e de seus funcionários para o desenvolvimento e crescimento da cidade ao longo de um século de história, foi encerrada como iniciou, de maneira conjunta.
DIVICOM/CMCG