Nesta terça-feira (7), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou o segundo dia de audiências públicas para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023. Na ocasião foram debatidos os orçamentos destinados ao Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Ipsem); Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde); Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Secretaria Municipal de Cultura; e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
A audiência foi presidida pelos vereadores Sargento Neto(PL) e Balduíno Neto (Pros), e secretariada pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB). O debate se iniciou com as falas do secretariado municipal que apresentou as diretrizes que estão sendo pensadas para o orçamento do ano que vem, e após essas explanações a fala foi aberta para os membros do Orçamento Participativo (OP) e outros representantes da sociedade civil presentes na audiência e que puderam trazer seus questionamentos e dúvidas.
Durante a audiência foram apresentadas demandas sobre o calçamento de ruas, descentralização das atividades culturais, política de atendimento e controle dos animais de rua, ações de enfrentamento à dengue, construção de praças, e outras.
Em sua fala, a vereadora Jô Oliveira falou sobre a ocupação das praças e outros espaços do município, com a realização de feiras de comercialização, atividades culturais e outras ações. A vereadora também fez alguns questionamentos à secretária de cultura, Gisele Sampaio, e destacou a necessidade de editais para o acesso a recursos públicos por parte dos artistas e grupos culturais de Campina Grande, além de citar a necessidade de incentivo ao empreendedorismo.
“Não dá para falar sobre o fomento ao empreendimento se não há orçamento para isso. O aumento do desemprego é visível, e uma política pública voltada ao empreendedorismo é uma forma de enfrentamento a isso”, destacou Jô Oliveira.
O ciclo de audiências públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) continua amanhã, a partir das 14h, com a presença de representantes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP); Secretaria Municipal de Obras (SECOB); Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI); Fundo Municipal de Direitos Difusos (PROCON); e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
AssCom CFOFFC/Samantha Pimentel