A propositura da Sessão Solene que concedeu Título de Cidadania Campinense ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado Conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho foi realizada na Câmara Municipal de Campina Grande, de autoria de diversos vereadores.
JUSTIFICATIVAS
Presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) destacou a honra de conceder o Título de Cidadania Campinense ao homenageado, que é natural de Princesa Isabel e tem se destacado ao longo da sua vida, diante do trabalho prestado ao serviço público.
O Presidente Marinaldo relembrou o início de sua carreira, como médico formado pela Universidade Estadual da Paraíba e em seguida, exercendo importantes funções na administração pública, como Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa. O vereador destacou que ele sempre esteve em busca constante pelo aprimoramento profissional, o levando a contribuir de maneira significativa com o estado da Paraíba, demonstrando seu compromisso com a transparência e boa governança dos recursos públicos e aplicando os seus conhecimentos em benefício da sociedade.
Por fim, ressaltou que Antônio Nominando Diniz Filho é um exemplo a ser seguido diante de uma trajetória inspiradora e, por essas razões, a Câmara Municipal de Campina Grande concede o Título de Cidadania Campinense.
A vice-Presidente da CASA, Fabiana Gomes (União Brasil) destacou que o homenageado recebe por merecimento incontestável a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo campinense, ele que foi eleito por mais de uma vez como deputado estadual, já presidiu a Assembleia Legislativa e é um líder reconhecido no estado.
Fabiana ressaltou os inúmeros serviços prestados à cidade de Campina Grande, desde seu tempo como deputado até sua atuação atual como conselheiro das contas públicas. Ela enfatizou o orgulho da cidade em receber um conselheiro ilustre que tem sido um fiscal rigoroso e orientador zeloso das ações públicas.
Ao concluir, a vereadora registrou sua satisfação e orgulho de ser coautora desta propositura, destacando que o homenageado, como conselheiro e novo presidente do Tribunal de Contas, cumpre com rigor suas funções institucionais de fiscalização e cumprimento exato da lei de contas, fazendo jus ao título de cidadão campinense.
PRESENTES NA MESA
Bruno Cunha Lima – Prefeito de Campina Grande, Fernando Catão – Conselheiro do Tribunal de Contas PB, Fábio Túlio Figueira Nogueira – Vice Presidente do TCE – PB,
Delegado Gerson Barbosa – Diretor do Núcleo de Informações Estratégicas para o controle externo do Tribunal de Contas – PB, Alexandre Aureliano – Pres. da Associação Paraibana dos Contadores Públicos e Vice-presidente do CRC da Paraíba, Carlos Marques Dunga – Ex-prefeito, Ex-Deputado Estadual, Ex-senador, Robson Dutra – Ex-vereador e Ex-deputado Estadual, e o homenageado Conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho – Presidente do Tribunal de Contas do Estado e Homenageado
VEREADORES NA TRIBUNA
Pimentel Filho ressaltou a trajetória memorável do homenageado, marcada pela busca constante pela clareza dos fatos e a nitidez de suas ações, sendo um exemplo para vereadores, deputados, prefeitos e governadores. Ele afirmou ainda que a Rainha da Borborema recebe hoje na sua coroa mais uma joia, não nesta cidade, mas para ser luz em Campina Grande.
Saulo Noronha falou sobre a responsabilidade que traz a presença do conselheiro na Câmara Municipal de Campina Grande. Ele relembrou o dia em que foi recebido no Tribunal de Contas e perguntou se o homenageado já era cidadão campinense, destacando o prazer e alegria de participar deste momento concedendo o título por tudo o que ele tem feito, não só por Campina Grande, mas por toda a Paraíba.
Eva Gouveia afirmou que conceder o título de cidadã campinense é uma grande honra. Ela elogiou o trabalho extraordinário do homenageado em toda a Paraíba, mencionando seu legado como deputado estadual e atual presidente do Tribunal de Contas. Eva Gouveia enfatizou ainda a felicidade dos vereadores e de Campina Grande por recebê-lo com grande honra.
Olimpio Oliveira mencionou a história da cidade Princesa Isabel, destacando a força do povo paraibano e a importância da cidade que já declarou independência do estado, com sua própria constituição, fazendo referência a personalidade do homenageado. Olimpio destacou que Antônio Nominando é um exemplo de seriedade, integridade, equilíbrio e justiça e deu-lhe as boas-vindas à Rainha da Borborema.
Anderson Almeida relembrou a primeira vez que, em seu primeiro mandato, visitou o Tribunal de Contas e foi recebido pelo presidente Nominando Diniz. Ele destacou a acessibilidade e abertura proporcionadas pelo presidente, que ajudaram os vereadores a tirar dúvidas e acompanhar a gestão municipal. Anderson enfatizou a importância da parceria entre a casa legislativa e o tribunal, mencionando que a oportunidade dada por Nominando foi crucial para o aprendizado sobre relatórios, dados e orçamento público.
Jô Oliveira expressou sua felicidade em ser uma das coautoras do título de cidadania, lembrando que a ideia surgiu durante uma visita ao Tribunal de Contas. Ela destacou a disponibilidade do homenageado em tratar questões de gestão pública, sempre atendendo aos vereadores e a Casa Legislativa. Jô agradeceu à Câmara por conceder o título e destacou a importância de contar com um órgão que proporcione a compreensão da gestão pública e o papel de fiscalização dos vereadores.
CONVIDADOS NA TRIBUNA
(vídeo) Adriano Galdino, Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, em transmissão online, ressaltou que a Câmara Municipal de Campina Grande fez justiça ao conceder o título de cidadão campinense ao senhor Antônio Nominando, pois reconhece a importante atuação de um grande político e atual Presidente do Tribunal de Contas do Estado. Adriano Galdino parabenizou todos os vereadores que votaram favorável a propositura e desejou que o homenageado possa continuar construindo uma Paraíba mais justa para todos,
(vídeo) Romero Rodrigues, Deputado Federal, em seu nome e no nome do Deputado Cabo Gilberto, ressaltou que Antônio Nominando já era um conterrâneo do coração, diante de todo o trabalho digno e correto que faz pela Paraíba e auxílio que tem dado a todos municípios paraibanos.
Bruno Cunha Lima, Prefeito de Campina Grande, ressaltou que Antônio Nominando já era um filho de Campina Grande, mas que agora a Câmara reconhece formalmente este título destinado não apenas ao político e conselheiro, mas ao cidadão, pai de família, estudioso, médico e amigo. Bruno Cunha Lima também mencionou sua extensa carreira, com uma folha de serviços prestados que é difícil enumerar, em razão das grandes contribuições, especialmente como Presidente do Tribunal de Contas do Estado, zelando a coisa pública e prezando pelo interesse dos 223 municípios da Paraíba. Não apenas na condição de prefeito, mas como campinense e em nome de outro paraibano que foi abraçado por Campina Grande, Ivandro Cunha Lima (in memorian), desejou as boas vindas para Antônio Nominando.
Robson Dutra destacou a honra de ter tido uma convivência pessoal e próxima com Nominando Diniz e sua família, inclusive dividindo o mesmo gabinete. Ele afirmou que a cidade de Campina Grande se engrandece ao conceder este título de cidadão campinense. Para encerrar, Robson não parabenizou Nominando, mas sim a cidade de Campina Grande, que, segundo ele, é a verdadeira beneficiada por ter Nominando como cidadão.
Fábio Túlio Figueira Nogueira relembrou seus 18 anos no Tribunal de Contas da Paraíba e a oportunidade de reviver histórias e momentos marcantes na Câmara Municipal de Campina Grande, onde serviu por três mandatos, retornando em um momento tão especial e significativo. Nogueira enfatizou que Campina Grande é uma cidade ímpar, conhecida por sua cultura, progresso, tecnologia, poesia e literatura e considerou o título de cidadão campinense uma dádiva, aconselhando Nominando a guardar essa honraria com muito carinho e em um lugar especial. Ele ainda expressou confiança de que Nominando continuará dignificando o título e fazendo jus a ele.
Carlos Dunga ressaltou que conheceu Nominando Diniz durante seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele reconheceu toda a trajetória do homenageado e expressou sua felicidade em estar presente na tribuna da casa do povo, aplaudindo a merecida homenagem.
Conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, Presidente do Tribunal de Contas do Estado e Homenageado, iniciou seu discurso destacando a presença de todos e expressando a honra de compartilhar este momento importante com seus convidados, especialmente sua família e os servidores do Tribunal de Contas. Ele salientou sua decisão corajosa de falar de improviso, abdicando de um discurso escrito, para que seus sentimentos pudessem demonstrar sua alegria e felicidade neste momento.
HOMENAGEADO
Nominando declarou sentir-se como um príncipe, por ser filho de Princesa Isabel, mas agora renova seus sentimentos, tornando-se filho da Rainha da Borborema. Ele mencionou que, para alcançar essa homenagem, precisou fincar raízes profundas em Campina Grande, uma cidade onde não nasceu, mas que sua família tem uma longa e significativa história.
Ele relembrou seu avô, um próspero comerciante e agricultor, que foi três vezes prefeito e deputado, e possuía uma usina de beneficiamento de algodão que exportava para a Inglaterra e Alemanha. Graças a Campina Grande, seu avô se tornou um homem de negócios bem-sucedido. Nominando também falou sobre seu pai, que aos 22 anos se elegeu deputado estadual, foi seis vezes prefeito, e dividiu a tribuna com figuras ilustres como Ronaldo Cunha Lima, Vital do Rêgo, Raimundo Asfora, e Enivaldo Ribeiro. Ainda como estudante de medicina, Nominando disse que gostava de assistir aos discursos na Assembleia e admirava o brilho dos campinenses.
Com o passar do tempo, ele próprio chegou à casa legislativa, convivendo com importantes figuras como Carlos Dunga, e deixando a Assembleia com um grande amigo chamado Rômulo Gouveia. Ao ingressar no Tribunal de Contas, ele encontrou Fernando Catão e Fábio Nogueira, dois extraordinários homens públicos que representam a cidade de Campina Grande. Foi nessa convivência que ele fincou suas raízes, alimentando as flores e se nutrindo dos frutos desta terra.
A partir de hoje, ele ressaltou que será campinense de coração, considerando ser uma honra ser filho de Campina Grande. Nominando destacou que ser campinense por adoção requer ter uma história, e que ao plantar sentimentos e cultivar amizades, agora recebe a gratidão do povo de Campina Grande por meio de seus vereadores.
A sessão solene também contou com a participação do coral do Tribunal de Contas da Paraíba, regido pelo maestro João Alberto Gurgel. O coral foi fundado pelo homenageado, o Conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
DIVICOM/CMCG