No retorno das sessões remotas a Câmara Municipal fecha a semana de trabalhos aprovando 85 requerimentos
Câmara de Vereadores de Campina Grande (CMCG), em tempo de pandemia está realizando sessões remotas, a iniciativa integra uma série de medidas que têm a finalidade de conter a propagação do coronavírus na sede do Parlamento, pela necessidade de isolamento social e em respeito aos Decretos do Estado e Município.
O Presidente, Marinaldo Cardoso (Republicanos), se reuniu com os demais vereadores da Mesa Diretora e também publicou Atos acerca da prevenção ao Covid-19, regulamentando o sistema de deliberação remota na nova Legislatura.
Marinaldo Cardoso (Republicanos), presidiu na quinta-feira (18), a última sessão remota da semana em cumprimento ao novo Ato da Mesa Diretora 02/2021 e juntamente com os demais vereadores, que participaram do pequeno e grande expediente aprovaram 85 requerimentos.
O vereador Waldeny Santana (DEM) abriu o pequeno expediente destacando uma iniciativa de sua autoria que foi protocolada e que tem como propositura que a Secretaria Municipal de Saúde contrate médicos no regime de horas trabalhadas, com a intenção de reforçar o atendimento à população por meio de contratação de profissionais conforme sua disponibilidade de horário e de sanar qualquer dificuldade no preenchimento de vagas médicas nos postos de saúde e hospitais.
Janduy Ferreira (PSD) destacou que no CEDMEX alguns medicamentos estão chegando em quantidade insuficiente para atender as necessidades da população, por exemplo: Sabril 500mg e de 60mg.
Rubens Nascimento (DEM) fez um registro no que diz respeito às movimentações jurídicas relacionadas à divergência entre os decretos municipais e estaduais no combate à covid-19, onde houve o deferimento da liminar que determina que o decreto estadual seja cumprido e teceu alguns comentários relativos a essa decisão, pois considera que teria sido mais prudente ao magistrado que o município pudesse ter acrescentado suas justificativas e razões de propor um decreto municipal.
A vereadora Fabiana Gomes (PSD) informou que os funcionários do Fabricão fizeram uma solicitação para que o horário seja estendido, do início da manhã às 16h, uma vez que o horário atual devido ao decreto estadual é das 10 da manhã às 16h. Ainda antes do término da sessão ela fez um agradecimento a Presidente da AMDE, Alana Carvalho, que informou que a ampliação do horário para 6h da manhã até às 16h foi concedida.
Fabiana Também parabenizou a SEDUC, onde está disponibilizando oito cursos para alunos do ensino fundamental que vai desde Programador de Sistema à Agente de Resíduos Sólidos. Finalizou a sua fala, ressaltando que considera a abertura das igrejas como atividade essencial respeitando as devidas medidas de prevenção no combate à covid-19, uma vez que a psicologia possui o tripé: medicamento, psicológico e espiritual.
Carol Gomes (PROS) discutiu o requerimento de sua autoria de nº 289, requer a realização de audiência pública para debater assuntos relacionados à pandemia de Covid-19, bem como ações de imunização da população campinense, uma vez que a situação vivenciada já era aguardada pelos profissionais da saúde.
Carol, também informou que esteve na FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, onde após se reunir com Katarina Leite, superintendente de relações internacionais, esteve com Grinete Melo, gerente executiva de saúde e segurança na indústria, Gricélia Pinheiro, assessora especial de apoio à gestão e com Félix Gustavo, engenheiro de segurança e higienista ocupacional.
Na oportunidade, o engenheiro fez uma fala sobre a gestão segura e saudável das atividades produtivas em tempos de pandemia nas empresas. Além disso, informou que o intuito da visita aconteceu por enxergar a necessidade de fortalecer os protocolos sanitários de segurança em alguns ambientes.
Janduy Ferreira (PSD) destacou os requerimentos de sua autoria apreciados na sessão em relação a obras, nivelamento e mobilidade do município, ressaltando que nas localidades citadas em alguns requerimentos, possuem muitas fábricas que necessitam de estacionamento adequado para os trabalhadores.
Fabiana Gomes (PSD) discutiu sobre o requerimento de sua autoria de n° 297 que requer o mapeamento e reparação dos bueiros que se encontram sem tampa e entupidos no município, uma vez que a chegada das chuvas poderá causar problemas como está ocorrendo em João Pessoa. Além disso, citou também o requerimento de sua autoria de n° 299 que requer um estudo de viabilidade técnica para construção de campos de pelada no entorno do conjunto habitacional Aluízio Campos, “já levei essa preocupação ao secretário/vereador licenciado, Dinho Papaléguas, sobre a necessidade da propositura”.
Aldo Cabral (PSD) destacou os requerimentos de sua autoria, informando que os redutores de velocidade e sinalização das vias são essenciais na cidade, sendo esta uma grande demanda da população. Além disso, também destacou o requerimento de sua autoria que requer implantação de uma praça e academia popular na comunidade de Porteira de Pedra.
O vereador, Janduy Ferreira complementou, ainda da importância de construir academias populares, tanto na zona urbana como na zona rural, parabenizando a propositura do vereador Aldo Cabral. Também citou que no Canal de Bodocongó também tem um espaço viável para a construção de praças e academias populares.
As sessões da CMCG estão acontecendo na terça, quarta, e quinta-feira de forma remota atendendo ao protocolo sanitário, e decretos dos governos Estadual e Municipal, além dos Atos da Mesa Diretora do Poder Legislativo Campinense. Acompanhe nossos trabalhos a partir das 9h30min no Portal www.camaracg.pb.gov.br (Rádio e Tv Web), Facebook e Youtube no CamaraCG Oficial.
DIVICOM/CMCG