Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu a 4ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa realizada na manhã desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Campina Grande, em formato híbrido, que contou com a participação de 19 vereadores.
Os trabalhos foram secretariados por Carol Gomes (UNIÃO) e durante a sessão os vereadores aprovaram por unanimidade 112 requerimentos.
TRIBUNA
Dinho Papa-Léguas (PSDB) desejou a todos um bom ano legislativo, e boa sorte ao Sargento Neto na Assembleia Legislativa. Ele informou que depois de ouvir denúncias pelo rádio de abandono da Empasa (Ceasa), visitou o local e viu que o espaço há muito tempo está esquecido pelo governo do Estado.
“Além disso, muitas pessoas comercializam e tiram seu sustento naquele espaço de trabalho, mas que está sem manutenção e sem segurança”, destacou.
O vereador ainda sugeriu que diante da presença do governador na cidade, que ele visitasse a Empasa para ver a situação dos trabalhadores, sem segurança pública, a falta de infraestrutura, e que determinasse as urgentes melhorias.
Dinho parabenizou o prefeito Bruno Cunha Lima, que na segunda-feira foi à feira central, para saber quais as demandas e problemas e que hoje estará lançando um edital para licitação da reforma da feira. ‘A gente fica feliz quando o gestor vai direto no problema e tenta de alguma forma sanar o problema’, concluiu.
Severino da Prestação (PTB), ao falar na Tribuna se acostou às preocupações do vereador Dinho, no que diz respeito à Empasa que precisa de uma ação do Governo do Estado. Disse ainda que uma feirinha do Acácio Figueiredo, precisa da atenção do Município, e que os feirantes estão pedindo uma cobertura.
Saulo Noronha (SD) – fez uma fala de agradecimento, inicialmente aos colegas vereadores, pela confiança na sua atuação, presidindo duas comissões da CASA, assim como também agradeceu ao funcionário Artur, pela ajuda e colaboração nos trabalhos. Além disso, o vereador também agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima, pela gestão do Maior São João do Mundo, no que diz respeito aos custeios externos, para que o dinheiro público não seja utilizado na festa.
Fabiana Gomes (PSD), trouxe o tema que foi discutido no dia de ontem na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a aprovação de um projeto que reconhece a fibromialgia como doença e que ela, enquanto pessoa portadora de fibromialgia, destacou a importância desse reconhecimento.
A vereadora informou que estamos no mês de fevereiro (roxo e laranja) de conscientização da Fibromialgia, do Lúpus e do Alzheimer. Ela explicou que a fibromialgia é uma dor esquelética, muscular e articular, que acomete o paciente por mais de três meses, trazendo alguns sintomas como fadiga, insônia e que muitas vezes, essa insônia desencadeia ansiedade e depressão.
“Essa doença é uma alteração nas vias neurológicas, amplificando essa dor, fazendo com que o paciente, através de alterações genéticas e ambientais, sinta incapacidade. É uma doença que não tem cura e precisa ser conhecida”, explicou.
Além disso, a vereadora também frisou a importância do conhecimento da doença, pois quando se desconhece algo, ignora-se os sintomas e muitas vezes os pacientes sofrem estigmas. “Como não tem cura, que pelo menos haja um alento nesse sofrimento. Dores de fibromialgia, não é uma dor psicológica”, finalizou.
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada, principalmente, pela presença de dor muscular. Ela acomete mais mulheres, mas homens também podem desenvolvê-la. No Brasil, essa síndrome afeta cerca de 2,5% da população, com predominância no sexo feminino com idade compreendida entre 35 a 44 anos.
Os principais sintomas da fibromialgia são: dor em todo o corpo, fadiga, sonolência, dormências, rigidez matinal, sensação de inchaço, ansiedade, depressão, irritabilidade, dores de cabeça, tontura, problemas de memória e concentração, entre outros.
A depressão é um fator preocupante na fibromialgia, atingindo cerca de 50% dos pacientes. Os distúrbios do sono também são sinais frequentes na doença. Geralmente os pacientes queixam-se de que, mesmo após horas de sono, acordam cansados, é o chamado sono não reparador.
É importante destacar que, por ser uma doença que não causa nenhuma lesão, muitas vezes não se acreditava que a dor relatada pelos pacientes era real. Hoje se sabe que essa dor é causada devido a uma ampliação nos impulsos dolorosos, sendo que pessoas com essa doença apresentam uma sensibilidade à dor relativamente maior quando comparada a de outras pessoas.
Jô Oliveira (PCdoB) – fez uma saudação especial a presença dos alunos do Colégio Integris, do Bairro das Malvinas. A vereadora destacou a importância de se ter cada vez mais cedo as pessoas interessadas em conhecer a Casa do Povo. Além disso, ela registrou a acessibilidade da Câmara e a importância de espaços acessíveis, pois o aluno Samuel, na condição de nanismo, teve a possibilidade de utilizar o elevador e de participar da sessão.
Waldeny Santana (UNIÃO), iniciou a sua fala registrando a tristeza do plenário esvaziada pela falta dos vereadores da bancada de oposição.
Disse que concorda com os vereadores Dinho e Severino da Prestação, no que diz respeito a situação da Empasa, afirmando que o que falta é proatividade. “Esperamos que o governo do Estado tome uma posição e resolva a situação, continuo solicitando a instalação da Casa da Cidadania. Nossa função é fiscalizar e legislar e que vamos ajudar o Poder Executivo”. Voltou a afirmar que vai à procura de recursos em Brasília para o tratamento de pessoas com dependência química, e que vai pedir aos deputados estaduais para investir na Fazenda do Sol.
DENÚNCIA
Alexandre Pereira (UNIÃO), iniciou a sua fala dizendo que o cerco está se fechando, relembrou a denúncia feita então pelo Cabo Gilberto na Assembleia Legislativa da Paraíba, em dezembro de 2022, sobre a atuação do genro do governador João Azevedo, na coordenação do Programa Opera Paraíba. Diante da denúncia, a conclusão dos auditores do Tribunal de Contas do Estado, foi pela exoneração do servidor Adilson Albuquerque Viana.
Alexandre também mencionou que no dia de ontem, o governador do Estado, disse que sua reeleição se devia a sua atuação na gestão da pandemia. No entanto, segundo o vereador, agora surge mais uma denúncia.
De acordo com o vereador a denúncia menciona que o Tribunal de Contas do Estado, pede novas explicações sobre os eventuais altos salários do servidor, que recebe mais de 50 mil reais/mês e que a atuação do servidor, na coordenação do Programa Opera Paraíba, pode se tratar de nepotismo.
Ele falou ainda do requerimento que será votado no dia de hoje, que convida a Dra. Soraya Galdino, para que ela venha a CASA, explicar as denúncias que ela fez na rede estadual de rádio sobre o Opera Paraíba. ‘A bancada do governador poderia trazer para essa CASA, esses esclarecimentos’, concluiu.
LEITURA DE REQUERIMENTOS
Foram aprovados 112 requerimentos. Dentre eles, votos de pesar, de aplausos e requerimentos de solicitações diversas.
Em destaque, o requerimento de nº 295, de autoria do vereador Janduy Ferreira (PSDB), que homenageia com votos de aplausos, a artista Roberta Felina, que foi escolhida como nova vocalista da banda Mastruz Com Leite. ‘Ela é nossa conterrânea, que merecidamente recebe esse voto de aplausos e que nós temos orgulho em fazer esse registro’, pontuou.
O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) também fez destaque ao requerimento de sua autoria e da vereadora Carol Gomes, de nº 351, que requer audiência pública para debater o sistema materno-infantil do município de Campina Grande. O vereador relembrou o acontecimento na maternidade do ISEA, ressaltando que a instituição estava preparada e resolveu com rapidez, além da atuação do SAMU, que esteve lá no momento preciso.
Nesse sentido, ele destacou a importância da instituição e disse que é preciso fortalecê-la através do requerimento de autoria dele e da vereadora Carol Gomes, assim como, através do requerimento da vereadora Fabiana Gomes, também aprovado na manhã de hoje, que solicita emendas parlamentares ao Deputado Romero Rodrigues, para construção de uma maternidade regional. “Esse é um pleito que iremos caminhar juntos, tanto com o Prefeito Bruno Cunha Lima, com o secretário de Saúde, Gilney Porto, como também com o Deputado Federal Romero Rodrigues’’, destacou.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (14), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
A Câmara Municipal de Campina Grande transmite as sessões, ao vivo, por meio do Portal da Câmara (camaracg.pb.gov.br), Rádio e TV Web do Legislativo, no YouTube e Facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG