Foto: Divulgação/ASCOM


O vereador Alexandre do Sindicato (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande na sessão desta quarta-feira (23) para criticar o sistema de regulação de leitos do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HU).

Segundo o parlamentar, pessoas estão morrendo na espera de uma vaga em uma UTI da unidade. O caso mais recente – trazido por Alexandre à Câmara – aconteceu com a família de um bebê que nasceu no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

“Essa criança precisava dessa vaga e, na última sexta-feira, o pessoal do HU informou que existia um leito disponível. Mas, quase que num estalar de dedos, a vaga não existia mais. O que está acontecendo? Por que tem tanta dificuldade em atender pacientes? Enquanto não começarmos a discutir a necessidade de uma melhoria nessa questão aqui na Câmara, o pessoal de lá vai nos levar sempre em banho-maria”, criticou.

Corroborando os argumentos, Alexandre relembrou que a unidade recebe um total de R$ 189 milhões de recursos por ano.

Apesar do ocorrido, a criança conseguiu ser transferida, mas o vereador relembrou a importância e necessidade dos vereadores campinenses debaterem esse assunto e fiscalizarem essa questão.

“Até um religioso da cidade foi envolvido nessa tentativa da família de conseguir uma vaga no HU. A gente recebe diversas ligações de pessoas que afirmam que tem um parente em estado grave em uma de nossas UPAs e aguardando uma vaga no Alcides Carneiro há no mínimo 15 dias. É preciso pontuar que isso não é culpa da prefeitura, mas sim desse sistema de regulação que ninguém consegue entender”, finalizou.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria

image_pdfSalvar PDF