Maio Furta-Cor: Lei de autoria de Carol Gomes destaca conscientização sobre saúde mental materna

Com a chegada do mês de maio, a vereadora Carol Gomes (União Brasil) faz uma importante elucidação sobre a saúde mental materna através da campanha Maio Furta-Cor. A lei 8.498/22 de sua autoria é dedicada às ações de conscientização, incentivo e promoção da saúde mental materna no município de Campina Grande.

“O Mês Maio Furta-Cor através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras atividades, buscará sensibilizar a população a olhar com mais carinho para todas as mães que estão neste exato momento se desdobrando em muitas versões, simultaneamente, para cumprir com todos os papéis que lhe foram designados para serem realizados com perfeição”, falou a vereadora.

A parlamentar fala que a pauta ganhou força ao conversar com outras mães que defendem a causa e desenvolvem projetos sobre este tema. “Conheci histórias e iniciativas muito relevantes e é por meio desses diálogos que novas iniciativas vão surgindo e mais pessoas vão sendo beneficiadas. Vamos realizar algumas ações práticas durante esse mês, a exemplo de uma sessão especial na Câmara de Vereadores, unindo a sensibilidade e força de vontade de mães e outras mulheres apoiadoras desta campanha”, disse.

“Ao falarmos de saúde mental materna é preciso expandir o olhar, ver essa mulher de modo integral, é falar de sobrecarga materna, de relacionamento abusivo, de violência obstétrica, de maternidade atípica, de mães solos, é falar de perda, de desamparo, algo que exige políticas públicas para dar conta, algo que não é só da atenção básica, mas de todos os níveis de saúde. Para isso, é necessário o apoio legislativo e esse ano de 2023 o Maio Furta-cor em Campina Grande ganha força, através do apoio de Carol Gomes, galgamos passos largos, conquistamos nossa PL e sim, em Campina Saúde mental materna é uma questão de saúde pública, isso faz com que direito e acolhimento a essas mães sejam garantidos”, revelou Daiane Arantes, psicóloga perinatal e idealizadora do Projeto Florescendo Mãe.

A saúde mental materna refere-se à saúde mental das mães antes, durante e após a gravidez. É uma questão importante porque a saúde mental da mãe pode ter um grande impacto no bem-estar do bebê e no desenvolvimento da criança. Os profissionais de saúde também devem estar atentos à saúde mental materna e oferecer suporte adequado, incluindo triagem e tratamento para problemas de saúde mental. A detecção precoce e o tratamento podem ajudar a prevenir complicações e promover a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria