Foto: Divulgação


O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), na manhã desta terça-feira (15), deu entrada a Projetos de Lei Ordinária, que denomina de Jornalista Francisco Maria Filho (Chico Maria) o nome de uma das novas praças no município de Campina Grande; e o nome de uma das novas ruas no município de Campina Grande, de Jornalista Francisco Maria Filho (Chico Maria).

O autor do projeto em sua justificativa realçou que Chico Maria é considerado um dos maiores ícones do jornalismo paraibano, tendo se destacado na televisão paraibana. Tiveram relevantes trabalhos nas décadas de 70 e 80, sua atuação entrou para a história da Paraíba,

“Tendo em vista a importância de Chico Maria para Campina Grande/ Paraíba, e a importância para o jornalismo local, solicitamos aos pares desta ilustre Casa Legislativa a aprovação desta matéria legislativa”.

HISTÓRICO

O jornalista e advogado Chico Maria faleceu no domingo (13), aos 92 anos, vítima de infarto, em um hospital de Campina Grande, onde estava internado.

Ele foi membro da Academia de Letras de Campina Grande e um dos nomes mais conhecidos pelo seu trabalho como jornalista e escritor.

Por anos, escreveu crônicas nos jornais, com o tradicional título “Confidencial”, nome que também levou para um programa de entrevistas na TV Borborema, no qual imprimia seu estilo próprio, com perguntas diretas e incisivas. Sabatinas dele com referências nacionais entraram para a história: Luiz Carlos Prestes e Frei Damião. Também trabalhou por vários anos no Sistema Paraíba de Comunicação, na década de 90.

Chico Maria escreveu vários livros de crônicas e nunca descuidou de sua profissão de advogado, tendo militado vários anos como defensor público do Estado. Deixou viúva Rosilda Teixeira, além de cinco filhos e 11 netos.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria

image_pdfSalvar PDF