Foto: Josenildo Costa


Nesta quarta-feira (18) a 101ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada inicialmente por Janduy Ferreira (PSDB) em seguida por Carol Gomes (UNIÃO). Durante os trabalhos foram aprovadas duas atas e 25 requerimentos. Um requerimento de urgência especial e o Projeto de Lei do Executivo que autoriza abertura de crédito adicional suplementar de remanejamento no Orçamento.

No encerramento da sessão plenária desta quarta-feira (18), um ofício de grande relevância foi apresentado ao presidente da Casa, vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos). Esse documento pode oficializar o surgimento do “Bloco G5 de Vereadores”, um novo grupo parlamentar que promete trazer mudanças significativas para as discussões em plenário.

O futuro líder do Bloco G5, Saulo Noronha, assegurou que essa nova bancada manterá seu compromisso de apoio ao Prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), e que a principal missão do grupo é ampliar o espaço para discussões e reivindicações que beneficiem as comunidades atendidas pelos cinco vereadores que compõem o bloco.

Com essa iniciativa, espera-se que as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campina Grande se tornem mais atrativas e abrangentes, abrindo espaço para discussões mais profundas sobre as questões que afetam o município. O Bloco G5 pretende se tornar um veículo ativo na promoção do desenvolvimento da cidade e na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

A expectativa é que essa divisão parlamentar não apenas enriqueça o debate político local, mas também beneficie diretamente a sociedade campinense. Com representantes comprometidos em ampliar as vozes das comunidades que servem, acredita-se que o Bloco G5 de Vereadores trará mudanças positivas para a cidade de Campina Grande. Aguardemos, portanto, os próximos passos e ações dessa nova força política.

Foto: Josenildo Costa

Através de ofício encaminhado ao presidente da CASA, Marinaldo Cardoso (Republicanos), o vereador Saulo Noronha (SD) comunicou a criação do Bloco Parlamentar G5 formado por Janduy Ferreira (PSDB), Rui da Ceasa (PROS), Aldo Cabral (PSD), Hilmar Falcão (DC) e Saulo Noronha (SD).

De acordo com Saulo Noronha (SD) haverá rodízio na presidência do Bloco de sustentação da gestão Bruno Cunha Lima, a cada seis meses.

Alexandre Pereira (UNIÃO) parabenizou a iniciativa dos vereadores e disse ser de grande valia no trabalho da CASA.

Janduy Ferreira (PSDB) – unidos para somar, para que os nossos bairros recebam as atenções devidas e merecidas.

Foto: Josenildo Costa

Luciano Breno (PP) disse que o bloco vai fortalecer ainda mais a bancada de situação e vai dividir com ele e Alexandre a defesa da gestão. ‘De parabéns o bloco G5, meu apoio, teremos mais reforço na defesa e no enfrentamento dos problemas’.

SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS
Olimpio Oliveira (UNIÃO) na Tribuna falou a respeito de uma Lei que criou no município o Serviço de Verificação de Óbitos, apresentada pelo então prefeito Romero Rodrigues. Quando morre uma pessoa em casa, havia dificuldades de se conseguir o atestado de óbito, e a Lei foi criada com o objetivo de solucionar o problema.

O vereador lamentou que atualmente a cidade não conta com a prestação deste serviço. E indagou: Quem vai atestar a morte?

Foto: Josenildo Costa

Olimpio apresentou um áudio de um cidadão fazendo um relato uma criança de Monteiro, morreu num hospital da cidade, como não tem serviço de verificação de óbito, o corpo teve que ser levado a Capital, para a família obter o Atestado de Óbito e providenciar o sepultamento na cidade de Monteiro.

De acordo com o vereador, a Portaria 1.764, abre a possibilidade do serviço ser mantido pela Prefeitura, Estado e ou em âmbito federal, e pode ser realizado em parceria. Ele finalizou lamentando a situação e pedindo providências por parte da Gestão Municipal.

TRIBUNA
Waldeny Santana (UNIÃO), trouxe notícias alegres na Tribuna, e falou a respeito dos resultados do seu trabalho cuidando das pessoas, em especial os moradores do Palmeira Imperial. O vereador destacou que foram iniciadas na segunda-feira (16), as obras da praça Palmeira Imperial, com a construção de dois quiosques padronizados.

Falou do ambiente familiar e acolhedor da praça, e agradeceu ao prefeito Bruno por atender esta reivindicação, e espera que em breve seja realizada a pavimentação de várias ruas no bairro.

O vereador mencionou ainda o empenho do senador Veneziano no sentido de trazer a Carreta do Amor a Campina Grande. A Carreta chegará ao Aluízio Campos para atendimento à saúde dos moradores. Ele também informou a instalação em breve do Hospital do Amor nesta cidade.

Foto: Josenildo Costa

Rostand Paraíba (PP) disse que pais de famílias usaram a sua rede social informando que está faltando um leite especial que é distribuído pela Secretaria de Saúde às crianças necessitadas. Ele pediu ao secretário Dunga uma solução para o problema.

O vereador parabenizou o colega Waldeny Santana pelo trabalho nas ruas. E reivindicou praças para o Glória 1 e Glória 2. Finalizou a sua fala cobrando da Prefeitura, a execução do Programa Morar Melhor.

Aldo Cabral (PSD) na Tribuna, parabenizou o colega Waldeny Santana pelo trabalho que vem realizando em prol dos moradores do Palmeira Imperial. Também parabenizou Renan Loureiro pelo trabalho desenvolvido no setor de iluminação pública na cidade, em especial atendendo as solicitações para a região da Avenida Juscelino Kubitschek.

Foto: Josenildo Costa

Ele também destacou as obras do Posto de Saúde do Mutirão que estão bem adiantadas e a reforma da Creche Vovó Adalgisa, e disse que se faz necessário agradecer ao Gestor pelo atendimento dos pedidos dos vereadores em benefício da população.

ORDEM DO DIA
Foi aprovado o requerimento com assinatura de 14 vereadores, que requer à Mesa Diretora desta Casa que considere de urgência especial a tramitação do projeto de lei ordinária n.º 337/2023, de autoria do poder executivo, na ordem do dia da presente sessão ordinária, em 18 de outubro de 2023. O Projeto de Lei nº 337 de 2023 do Poder Executivo autoriza abertura de crédito adicional suplementar de remanejamento no Orçamento da Prefeitura Municipal para o exercício de 2023. O projeto foi aprovado em primeira e segunda votações por maioria, com voto contrário do vereador Olimpio Oliveira (UNIÃO).

Foto: Josenildo Costa

OPOSIÇÃO
Os vereadores de Oposição, Eva Gouveia, Renan Maracajá, Rostand Paraíba e Anderson Almeida votaram a favor do projeto.

PEDIDO
O vereador Renan Maracajá (Republicanos) solicitou ao prefeito Bruno Cunha Lima a nomeação da Gerência de Vigilância Sanitária – Gevisa no sentido de evitar problemas para as pessoas que necessitam de parecer da Gevisa.

Foto: Josenildo Costa

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) antes de encerrar os trabalhos convidou os vereadores para a sessão especial a ser realizada na noite desta quinta-feira (19), e para a sessão ordinária a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF