Destaques 2021: Agosto Dourado é tema de Sessão Especial e marca incentivo à amamentação

Na sessão realizada no último dia 19 de agosto, de autoria do presidente, vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e da vereadora Carol Gomes (PROS), foi realizada uma Sessão Especial em comemoração à campanha: Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

Aprovada por unanimidade, pelos parlamentares da Casa de Félix Araújo, a sessão foi conduzida pelo presidente Marinaldo Cardoso e, em sequência, conduzida pela vereadora Carol Gomes.

A vereadora agradeceu a presença dos convidados e justificou sua propositura destacando a importância da amamentação:

“– O leite é um elemento de ouro que salva vidas, além do laço afetivo que une mãe e filho. Esse tema deve ser pensado durante todo o ano, de agosto a agosto – frisou.

Carol aproveitou o momento para falar do seu Projeto de Lei ‘Potes de Amor’, um grande sucesso abraçado por todos que compõem a Câmara Municipal de Campina Grande.

O presidente Marinaldo Cardoso também fez sua justificativa em relação à Sessão Especial e saudou os convidados em nome de Sabrina Araújo, mãe e madrinha do ano do Banco de Leite Humano.

“O agosto dourado chegou, e simboliza a luta e o incentivo a amamentação. Hoje vamos debater e conhecer sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento da criança, nos seus primeiros meses de vida.

A câmara tem sete mulheres vereadoras, mães conhecedoras da importância e necessidade desta campanha, cabe a nós, homens, o apoio.

Segundo a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por conta da conscientização da amamentação exclusiva, até o sexto mês de vida dos bebês.”

O presidente ainda lembrou da campanha realizada pela vereadora Carol Gomes que envolveu toda a Câmara Municipal em favor da doação dos potes de leite, incentivo da Casa para manter o leite e a vida saudável de muitas crianças do nosso município, como também reforçar o banco de leite materno da cidade. Por fim, destacou: “Somos autores da propositura desta sessão especial, alusiva ao Agosto Dourado e pela campanha do aleitamento materno. Deixo todo o tempo para a vereadora/mãe Carol Gomes, com a certeza de que teremos uma ótima fala que irá enriquecer e iniciar os debates nesta manhã”.

A campanha teve total apoio dos vereadores da Casa que destacaram a importância do debate em prol da amamentação destas crianças, como também, parabenizaram o quantitativo de doações de leite materno para o banco de leite da maternidade municipal, ISEA, e a grande iniciativa da coleta domiciliar, fortalecendo o banco de leite e, consequentemente, salvando a vida de várias crianças do nosso município e de cidades circunvizinhas atendidas pela maternidade.

Esteve presente representando o executivo municipal, o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, o qual também abraçou a causa de forma espontânea e fervorosa. Lucas Ribeiro destacou a importância do aleitamento materno e relatou sua experiência pessoal. Registrou que Camila, sua esposa, também foi doadora do Banco de Leite e informou que, segundo o estudo nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, em 30 anos a taxa de amamentação no Brasil aumentou mais de 50% com menores de 4 meses, e com crianças menores de 6 meses essa taxa cresceu mais de 42%. “Esses dados mostram a importância de promover essa campanha’’ – frisou.

O vice-prefeito registrou que o Banco de Leite do ISEA foi responsável, até agosto de 2021, pela distribuição de mais de mil litros em Campina Grande. Também pontuou o desafio de garantir, através de políticas públicas e ações efetivas, que as mulheres tenham a liberdade e a segurança de amamentar seus filhos.

O debate foi muito produtivo e teve a colaboração de outros representantes da sociedade, como: mães, médicos e colaboradores da área da saúde, em âmbito municipal e estadual, que falaram sobre suas experiências e sobre a importância da amamentação:

Sabrina Araújo, mãe e madrinha do ano do Banco de Leite, falou da importância do aleitamento materno. Agradeceu a toda a equipe do ISEA – Instituto Elpídio de Almeida, e a todos que estão na luta pela amamentação.

Luciene Nascimento – Assistente Social do Banco de Leite do ISEA – agradeceu a Carol pelo belo projeto em prol da vida saudável, e o apoio às mulheres na captação e distribuição do leite materno. “As mães doadoras se tornam anjos na vida de outras mães, que estão com filhos na UTI Neonatal”.

Ela informou que no início da pandemia houve uma redução nas doações de leite, mas que a situação foi melhorando com o passar dos meses “A mãe doadora, dedica um tempo belo e precioso para doar vida. Sabrina fez a doação de 55 litros de leite e nós agradecemos muito. O Banco de Leite está aberto às mães, depois do nascimento dos filhos”, destacou.

Laudeci Brito Batista, representante da Rede Cegonha, agradeceu o acolhimento da Câmara Municipal e que a maior representação do Agosto Dourado, a estrela do mês é Sabrina que representa a nobreza de salvar vidas.

A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

– Discutir, proteger e apoiar o aleitamento materno. A gente precisa de uma rede de apoio, Sabrina teve a família como rede de apoio. A Rede Cegonha dá apoio às mulheres que precisam desta proteção- concluiu.

Luciene informou que o ISEA já tem um instrumento de incentivo às mães doadoras. Esclareceu que qualquer quantidade é muito bem-vinda para os bebês da UTI e explicou sobre o rigoroso controle de qualidade no processo de coleta, higienização e conservação. De acordo com Luciene, todas as mães recebem o kit coletor do leite que vai devidamente esterilizado e posteriormente o leite passa por todos os tipos de análises: visual, cheiro, odor e análise microbiológica. O leite também fica em quarentena e depois é destinado para os bebês que precisam.

Thaíse Ribeiro – articulação do BLH na Rede Estadual (presença virtual) parabenizou os vereadores Marinaldo Cardoso e Carol Gomes pela propositura e destacou que é através da amamentação que a mortalidade infantil está diminuindo. Parabenizou os profissionais do ISEA e os profissionais do Banco de Leite – Virgílio Brasileiro. Falou sobre os bancos de leite da Paraíba. Sendo dois municipais e quatro estaduais, além de 17 postos de coleta pelo Estado. Disse que o Banco de Leite de Campina Grande, juntamente com a rede estadual de banco de leite, coletou em 2020, mais de oito mil litros de leite, oferecidos a mais de 8.800 bebês do estado, com mais de 9.600 visitas domiciliares e mais de 6 mil mulheres foram doadoras.

Ela parabenizou a todos presentes na sessão e reforçou que proteger o aleitamento materno é uma responsabilidade de toda a sociedade, como também é direito humano à alimentação adequada para todos os paraibanos. Além disso, ressaltou que o tema do “Agosto Dourado” reforça justamente essa necessidade – “proteção a amamentação é uma responsabilidade de todos “, disse.

A Dra. Lourdes Jacinto – pediatra e neonatologista com atuação na sala de parto e egresso neonatal do ISEA, explicou que o ambulatório de egresso é o local que dá atenção aos bebês recém-nascidos de 0 a 28 dias. É nesse local onde se tira todas as dúvidas, apoiando o processo de amamentação e conseguindo, também, coletar possíveis doadoras. O leite coletado é destinado para prematuros extremos, ficando exclusivamente na UTI.

Ela destacou que durante a pandemia teve um número crescente de prematuros e uma queda na doação, onde o ISEA está enfrentando dificuldades com superlotação da UTI, e que cada bebê internado na UTI durante 2/3 meses precisa consumir leite materno, uma vez que oferecer ou não o leite materno para um prematuro é praticamente uma sentença de vida ou morte, pois com o intestino fragilizado e não preparado de um prematuro, se oferecer leite de fórmula pode provocar uma doença chamada ‘’interocolite necrotizante’’.

Por fim, falou sobre o Hospital Moinhos de Ventos, do Rio Grande do Sul, que presta assessoria à UTI neonatal. Segundo a Dra. Lourdes, eles ficaram impressionados com o banco de leite do município de Campina Grande. Aproveitou a presença do vice-prefeito para dizer que o ISEA precisa de um olhar diferenciado da gestão atual.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) disse que se sente representada por Sabrina, pois na última gestação foi doadora de leite materno. Parabenizou a equipe do ISEA por esse trabalho, destacando que o aleitamento materno não é importante só para a criança, pois beneficia, positivamente, as mães trazendo um menor risco de câncer de mama e de ovário. Ressaltou os benefícios para o bebê, para a mulher e para o fortalecimento do vínculo com sua rede de apoio.

A Dra. Jeanette Oliveira – pediatra coordenadora da residência médica, famílias e comunidades e membro do grupo condutor da Rede Cegonha, expressou sua paixão em orientar na técnica da amamentação e do quanto é positivo para relação mãe e filho, nesse momento. Destacou que existem estudos que comprovam que o contato visual durante a amamentação da mãe e do bebê, proporciona melhor desenvolvimento na vida dessas crianças. Também informou sobre o estudo na revista Jama, relacionado a vacina da covid-19, onde as mães que se vacinaram, imunizaram também os seus bebês e que além desse, um estudo semelhante também foi publicado em relação a vacina da influenza. Por fim, destacou o quanto considera importante formar pessoas para colaborar com esse trabalho.

Victor Lins – Médico Residente, UBS Ana Amélia Vilar Cantalice, relatou a sua experiência como médico residente que trabalha tendo um contato mais próximo das comunidades e das famílias. O mesmo fez um apelo aos vereadores para fortalecerem a atenção básica de saúde para, consequentemente, ter uma população mais saudável. Destacou a necessidade de ações em prol do aleitamento materno em todo o município, em todas as comunidades, independentemente de partidos políticos. Que a Câmara Municipal possa fazer de maneira coletiva, visitas aos postos de saúde das comunidades para ampliar esse debate e promover a conscientização.

A vereadora Carol Gomes (PSD) finalizou a sessão especial ressaltando que essas ações vão além de quatro paredes e que a contribuição tem que ser ao lado do povo. Falou da primeira semana dourada, no bairro da Ramadinha, e da importância dos parlamentares na Casa de Félix Araújo.

Carol destacou a importância de abraçar causas que são pertinentes à melhoria da população e convidou todos para estarem mais próximos às necessidades das pessoas. Falou da exposição da primeira foto do ‘’mamaço’’, realizada na comunidade, e registrou que a temática deve ser debatida sempre “não somente porque está na moda, mas porque é a responsabilidade enquanto político, porque essa é uma missão’’. Finalizou a sessão agradecendo a todos os profissionais, assessores e funcionários que abraçaram a causa da doação dos potes.”

A campanha de doação dos “Potes de Amor” se tornou um grande sucesso, abraçado por todos os vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Campina Grande que juntos, com dedicação e empenho à causa, arrecadaram vários potes de vidro que foram doados para os centros de arrecadação de leite materno, como no banco de leite do ISEA, e puderam ajudar várias famílias que necessitaram deste leite para alimentar seus filhos recém nascidos.

O Destaque 2021 se trata de uma matéria, relacionada aos trabalhos realizados pelos vereadores de Campina Grande, onde cada funcionário que compõe o DIVICOM/CMCG escolheu, dentre outras, como sendo a de grande importância e relevância para a cidade.

Edson Souza/DIVICOM/CMCG