Foto: ASCOM


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou na manhã de hoje (8), o requerimento de autoria da vereadora Carol Gomes (Pros), que solicita uma Sessão Especial para debater assuntos relacionados à causa autista, em alusão ao Abril Azul, Mês de Conscientização do Autismo.

Aprovado por unanimidade, o requerimento foi feito partindo das vivências da parlamentar enquanto profissional de saúde, com experiência e atuação na área de saúde mental, enxergando a necessidade de tornar público os debates em torno da causa autista no município de Campina Grande.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento da pessoa com TEA. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Os dados revelam que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo.

Com data de realização ainda a ser definida, a Sessão Especial contará com a participação de representantes da gestão municipal e também com entidades simpatizantes e atuantes pela causa.

“A minha trajetória como profissional de saúde se tornou ainda mais especial por, em diversos momentos, ter atuado diretamente no atendimento, e na intervenção do diagnóstico precoce com o público autista. O que me ensinou muito sobre sujeito, mais infância, menos medicalização, mais desejos, menos preconceito,e mais apoio emocional para as famílias” disse Carol Gomes.

“É sobre igualdade, respeito e inclusão. Com certeza será um momento de grande importância para o contexto da saúde mental do nosso município”, concluiu a vereadora que tem na saúde a sua principal bandeira de atuação.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria

image_pdfSalvar PDF