Com 22 vereadores Câmara retorna as atividades em sessão ordinária híbrida
A 73ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande nesta terça-feira (17), foi realizada em formato híbrido. A normalidade dos trabalhos presenciais acontece alinhada a outros órgãos da Administração Pública Estadual, a exemplo do Tribunal de Contas da Paraíba e da Assembleia Legislativa.
Com a leitura do expediente as atividades parlamentares foram iniciadas pelo presidente, vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), contando com a participação de 22 vereadores, que destacaram a situação do Afeganistão com a retirada das tropas dos Estados Unidos da América, depois de 20 anos.
O presidente da CASA, Marinaldo Cardoso informou que o ato assinado, estabelece sessões no plenário em formato híbrido, observando e cumprindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de Saúde, como verificação de temperatura, uso de máscara, álcool em geral e distanciamento. Também foi determinado o cumprimento dos protocolos em cada setor e solicitada a fiscalização dos secretários, diretores e chefes.
Marinaldo lamentou ainda a situação das populações do Afeganistão e do Haiti e pediu que Deus continue abençoando a todos.
PEQUENO EXPEDIENTE
Waldeny Santana (DEM) iniciou a sua fala expressando a sua alegria de estar novamente na Câmara Municipal. E mais uma vez prestou conta do seu trabalho legislativo, destacando que o prefeito Bruno Cunha Lima tem se mostrado sensível aos seus pleitos e que está fazendo levantamento de preços para cercar a feirinha do Catolé, como uma forma de oferecer maior segurança para os comerciantes.
Mais uma vez falou da necessidade de utilização das dependências do Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo.
A vereadora Valéria Aragão (PTB) informou que o Governo do Estado vai transferir para o Terminal Rodoviária o Posto do Detran que atualmente funciona no Shopping Luiza Motta.
Sargento Neto (PSD) fez o registro que a covid-19 vem regredindo com o avanço da vacinação e parabenizou a toda a equipe da Secretaria da Saúde do município, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Parabenizou o presidente da CASA pelo retorno das atividades em formato híbrido e que este ano foi atípico, falou ainda a respeito das críticas que vêm sendo feitas ao Governo Central.
Janduy Ferreira (PSD) lembrou o tempo que as sessões eram realizadas de forma remota, e com muita produtividade, e que na última sessão foram aprovados mais de 500 requerimentos. Destacou ainda as visitas que fez às Malvinas e a necessidade de uma Casa da Cidadania para atender aquela população. Apresentou ainda um resumo das suas atividades nas regiões Sul e Oeste da cidade.
A vereadora Valéria Aragão mais uma vez informou que o Governo do Estado vai atender o pleito da Casa da Cidadania nas Malvinas e falou da construção do Hospital de Clínicas.
Anderson Almeida (PODE) lembrou da necessidade de um estudo de viabilidade e da parceria através de convênio com a Prefeitura e de restaurante no local que funcionava o Programa do Leite.
Rubens Nascimento (DEM) lembrou que “estamos vivendo o “pré-período eleitoral” e que temos um governo em pré-campanha, ele prometeu que estaria despachando sempre em Campina, o que não aconteceu, agora lembra da cidade, promete revitalizar o Escritório de Representação, num prédio totalmente abandonado pelo Estado”.
Fabiana Gomes (PSD) se acostou ao vereador Janduy e disse que a pauta é antiga e vai trabalhar pois sabe que há viabilidade para que o pleito seja atendido.
Ivonete Ludgério (PSD) pediu desculpa ao vereador Olímpio Oliveira por não poder participar da Sessão Especial e que a luta deve ser constante por conta das doenças raras. Ela espera que a solicitação da Casa da Cidadania seja atendida, se acostando a Janduy.
QUESTÃO DE ORDEM
Dona Fátima (PODE) lamentou que há 15 dias o hospital da FAP está sem médico na emergência e que vai ser desativada a maternidade.
Rostand Paraíba (PP) falou da sua tristeza com as notícias do Afeganistão, da saída dos Estados Unidos depois de 20 anos de ocupação, deixando o país nas mãos do Talibã.
Ele falou ainda que mostrou o seu projeto para o futebol amador ao vice-prefeito Lucas Ribeiro.
GRANDE EXPEDIENTE
Alexandre Pereira (PSD) agradeceu e parabenizou os colegas que participaram da sessão no plenário da CASA, também lamentou a atual situação dos irmãos afegãos com a saída dos americanos do País. A grande mídia idolatra o atual presidente e agora num ato covarde e brutal ele retira as tropas americanas.
Agora a China e a Rússia que não respeitam os direitos humanos querem resolver os problemas do Afeganistão.
Rubens Nascimento (DEM) agradeceu a Deus pela volta dos trabalhos presenciais e destacou a prudência da Mesa Diretora da CASA. Lembrou que hoje é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e falou do espaço da antiga Estação Ferroviária.
No que diz respeito à crise mundial do Afeganistão, um país que ficou sem comando. “Devemos pedir a Deus pelas mulheres, adolescentes e crianças daquele país. Que Deus possa abençoar o povo afegão. Ele encerrou a sua fala lendo a citação de Paulo em Efésios 1:17 “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações”.
Aldo Cabral (PSD) se acostou ao vereador Janduy Ferreira, na luta pela Casa da Cidadania nas Malvinas e agradeceu ao prefeito e ao secretário Geraldo Nobre pelo atendimento aos pleitos.
Marinaldo Cardoso encerrou a sessão ordinária convidando os vereadores para a Sessão Especial a respeito da AME – Atrofia Muscular Espinhal, uma propositura do vereador Olimpio Oliveira (PSL).
DIVICOM/CMCG