Nesta quarta-feira (25) a 104ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa foi presidida inicialmente por Fabiana Gomes (PSD) em seguida por Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB).
O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 3 de outubro e é uma data importante para lembrarmos a importância desse profissional para a nossa saúde bucal. O cirurgião-dentista, além de manter a boca saudável, é responsável por garantir uma melhora na autoestima das pessoas, uma vez que um sorriso bonito deixa as pessoas mais confiantes.
Neste 25 de outubro se comemora o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal.
Todas as homenagens e agradecimentos estão voltados àqueles que transformam histórias e salvam vidas. Com ética, responsabilidade e compromisso com a saúde, o Cirurgião-Dentista contribui diariamente para valorização da Odontologia e qualidade de vida da população.
Nesta data, é importante destacar o trabalho dos Cirurgiões-Dentistas, considerando a formação ampla, o conhecimento técnico especializado e o relacionamento direto com o paciente. Neste último ano, em específico, a Odontologia conquistou reconhecimento mundial no enfrentamento pandêmico, devido ao trabalho desenvolvido pelo Cirurgião-Dentista como profissional de saúde integral.
O Dia do Dentista é comemorado no dia 25 de Outubro porque em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.
O Dia Nacional de Saúde Bucal instituído pela Lei nº 10.465/2.002, a data comemorativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde bucal.
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.
Fabiana Gomes (PSD), na Tribuna fez o registro do Dia do Cirurgião Dentista e da Saúde Bucal, e informou que o maior número de profissionais do mundo, é de cirurgião-dentista somando 19%, e que os brasileiros são considerados como os melhores de todo mundo.
De acordo com a vereadora a Lei 14.572, instituiu a política de saúde bucal, e que através de uma Portaria, é dado um incentivo a saúde bucal. Disse ainda que participou no dia de ontem, da II plenária de saúde bucal de Campina Grande. E que uma Minuta da Plenária vai ser apresentada a Secretaria de Saúde, e que virá a CASA. E pediu o apoio de todos os vereadores.
A vereadora disse ainda que esteve no Teatro Municipal acompanhando a solenidade de lançamento do Programa Escuta Campina, que contou com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima e na oportunidade foram entregues 12 aparelhos auditivos. Ela encerrou a sua fala parabenizando todos os colegas dentistas.
DUPLICAÇÃO DA BR 230
Marinaldo Cardoso (Republicanos) disse que sempre tem falado das grandes obras de Campina Grande, mais uma vez volta a falar da duplicação da BR-230. E que o vereador Aldo fez o registro ontem das dificuldades das pessoas nas intermediações do Presidente Médici, do Jardim Borborema para chegar a Catingueira e Catolé de Zé Ferreira, a mesma coisa acontece na Floriano Peixoto para chegar ao Portal Sudoeste, Sítio Lucas, Catolé de Boa Vista. Ali vão ser construídos outros viadutos.
O presidente disse que está protocolando um requerimento solicitando a PRF fazer uma intervenção naquelas áreas. Disse que não se pode deixar de acompanhar o trabalho desenvolvido pela CASA. A obra é importante, traz transtornos sim, mas está sendo bem executada. O cronograma da obra está sendo cumprido. Foi apresentado um vídeo a respeito da BR-230. Agradeceu a imprensa pela veiculação do vídeo.
Num aparte Alexandre Pereira disse que não se pode deixar de reconhecer o trabalho da CASA, mas em particular o trabalho de duas pessoas importantes, o trabalho do presidente Marinaldo e do deputado de Campina, o ex-vereador Sargento Neto.
“Estamos falando de uma rodovia que média mata 50 pessoas por ano, e este trabalho tem o objetivo de salvar vidas. Nós participamos, mas não no tamanho e dimensão que vossas excelências fizeram. Faço o reconhecimento dos senadores Veneziano e Efraim Filho e também dos deputados federais que destinaram emendas para a obra que é uma realidade”, frisou.
Aldo Cabral (PSDB) – se acostou às palavras de Alexandre, e disse que Marinaldo enfrentou a luta e não era ano eleitoral, e que está de parabéns.
Anderson Almeida (MDB) disse que tem que concordar com o vereador Alexandre e que a luta começou com o presidente e o ex-vereador, hoje deputado Sargento Neto. O presidente Marinaldo sempre lutou por pautas em conjunto, que uniu a CASA e a classe política do Estado, e agradeceu ainda ao presidente Lula.
Marinaldo acrescentou ainda a pauta do marca-passo, que foi iniciada com Alexandre e se lutou para modificar uma Portaria Federal e conseguimos. Voltando a falar da BR-230 destacou a importância das entidades sociais organizadas que ingressaram na luta. Agradecer aos senadores Veneziano e a Efraim Filho e que vai voltar a Brasília em busca de mais recursos para a continuação das obras.
DO CAMPO A CÂMARA. SEM DECISSÃO
Rostand Paraíba (PP) mais uma vez falou a respeito da Copa Cidade Campina Grande, que não foi concluída. Mostrou um regulamento do campeonato e afirmou que o secretário de Esporte e Lazer não manda em nada. Disse ainda que o coordenador da copa está exonerado.
Dinho Papa-Léguas (PSDB) esclareceu os questionamentos a respeito da Copa Campina Grande, afirmando que “eu estava presente e não vi nenhum vereador. Aqui o certo é errado e o errado é certo. O coordenador da Copa foi convidado para organizar, não trabalha na Secretaria de Esporte e Lazer, ele toma conta de um grupo de dança. Tinha um jogador irregular. Não entendo o porquê de tudo isto, a carteirinha da CMDA não é paga a Prefeitura, e que o vereador deveria ter conhecimento de causa. Os dois times resolveram não jogar por conta da irregularidade do jogador”.
Dinho acrescentou que ontem ficou calado quando o assunto foi falado, “eu estava lá, vi tudo o que aconteceu, o coordenador realmente saiu escoltado para que a sua integridade física fosse preservada, não é nada demais. Houve tumulto. A Prefeitura realizou a competição com excelência, a mudança do nome da Copa, matou alguém. O vereador lamentavelmente a não realização da partida final por conta da irregularidade de um jogador.
Waldeny Santana (União) – falou a respeito da importância da fala do vereador Dinho pelos esclarecimentos já que não esteve no local.
Rostand Paraíba, retrucou que os vereadores são representantes do povo, que a Copa é da Prefeitura de Campina Grande, e quer saber da arrecadação.
Dinho Papa-Légua – respondeu que a pergunta deveria ser outra. Para que instituições foram destinados os alimentos arrecadados? E esclareceu que não houve cobrança de taxa.
Janduy Ferreira (PSDB) disse que os esclarecimentos dados por Dinho foram necessários. E registrou que na sexta-feira estará em João Pessoa para a convenção do PSDB.
TRIBUNA
Waldeny Santana (UNIÃO) mais uma vez fez a prestação de contas do seu trabalho desenvolvido como vereador. Falou a respeito da restauração dos banheiros nas feiras da cidade, uma de suas demandas na CASA. Disse ainda que ontem visitou a feira da Prata, que necessita de uma revitalização e informou que o senador Veneziano já se prontificou a destinar recursos para os trabalhos de revitalização. Ele concluiu a sua fala dizendo que sempre aponta as diretrizes para a solução dos problemas.
Pimentel Filho (PSD) disse que acha pertinente tudo o que se fala na CASA, e que o secretário deveria esclarecer as coisas para todos. Falou ainda que foi levado ao governador o pedido da reforma da escola estadual e da quadra de esporte de São José da Mata.
“Temos que tomar as providências, já que passou o auge da pandemia e até agora não passou para a frota de ônibus na cidade, as linhas de ônibus nos finais de semana não foram restabelecidas. Os trabalhadores não têm direito de sair de casa no domingo por não ter transporte. Pedimos ao novo superintendente da STTP providencias”, frisou. Pimentel ainda destacou ainda a questão da requalificação dos tubos de adutoras ao lado do Parque do Povo.
Alexandre Pereira (UNIÃO) – apoiou a fala de Pimentel a respeito das linhas de ônibus nos finais de semana, e que se faz necessário um posicionamento da STTP e que a Cagepa tem se esforçado para realizar o seu trabalho.
Aldo Cabral (PSD) acatou a solicitação de Pimentel a respeito das linhas de ônibus, e sobre a Cagepa. Se acostou às informações de Dinho, e que lamenta os acontecimentos.
Marinaldo Cardoso (Republicanos) comunicou que já é Lei, a denominação de José de Oliveira dos Santos, o Arenão que é antigo Campo do Veterano das Malvinas, Já foi solicitada a iluminação com refletores para o campo.
O presidente informou ainda que na segunda esteve com o secretário de Saúde visitando o posto de saúde da Bela Vista, a Escola Municipal Estudante Leonardo Viturino e a Escola Maria Anunciada.
Ivonete Ludgério (PL) falou da sua preocupação a respeito de acidentes de motos, agora motivada pela perda de amigos dos seus filhos e trabalhadores em acidentes de moto. Precisamos junto com a STTP, e Detran fazer uma audiência pública em relação a esta questão de conscientizar os motoqueiros, os pedestres e os motoristas de transportes de quatro rodas para que se tenha um respeito maior pela vida.
COMUNICAÇÃO
– Todos que me conhecem sabem do apreço que tenho pela minha família, pelos meus amigos e colegas de trabalho. Me surpreendi com um jornalista se aproveitando de um pedido meu de afastamento das sessões de hoje e amanhã, para tratar do casamento do meu filho. Peço a ele e a todos os jornalistas que tiveram interesses contrariados, respeito a opinião de todos eles, só peço respeito a minha família. Quero esclarecer duas coisas, a minha família é a coisa mais importante na minha vida. Muitos que vão ao Plínio Lemos e que é atendido pelo meu filho pensam que ele é funcionário da Prefeitura, e não é. Ele fez uma prova de Residência Médica e passou e vai passar este ano e no próximo. Não sou cerimonialista como quiseram dizer, sou mãe e peço respeito. Gostaria que este assunto fosse encerrado.
Alexandre Pereira (UNIÃO) nós sabemos o quanto sofremos. Fui vítima de uma fala aqui, uma pessoa escreveu o contrário do que falei.
Fabiana Gomes (PSD)– se acostou às palavras de Ivonete, e que o fato foi extremamente indelicado, e que sua emoção é justificável diante de tantas tarefas, a mulher só acumula tarefas, a sua ausência no momento, não deixa os assuntos da CASA prejudicados. “Sou solidária e fico sensibilizada com a sua fala”.
Alexandre Pereira (UNIÃO) encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quinta-feira (26), em formato remoto, a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG