Na manhã desta quarta-feira (30), foi realizada a 23ª Sessão Ordinária, presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos), e pelo vereador Saulo Noronha (SD) que contou com a presença de 21 parlamentares. As atividades foram secretariadas por Waldeny Santana (UNIÃO).
Durante a sessão a CMCG aprovou por unanimidade sete Atas e debateu temas da política, da saúde e questões dos motoristas por aplicativo.
PEQUENO EXPEDIENTE
Janduy Ferreira (PSD) falou sobre o prazo de pagamento do IPTU com desconto de 15%, que termina amanhã (31 de março). Ele mencionou que a população está em situação de vulnerabilidade, e relembrou que na semana passada foi aprovado um requerimento do vereador Márcio Melo e que ele protocolou um ofício para reforçar a solicitação do desconto de 15%, além da ampliação do prazo para pagamento, em mais 60 ou 90 dias.
O vereador disse que foi até o Gabinete do Prefeito protocolar o documento, para que a população possa ter este prazo com o direito ao desconto.
Pimentel Filho (PSD) fez a sua fala relativa à infraestrutura para os agricultores do município, fazendo um apelo para contratação de mais tratores. ‘Não justifica colocar três tratores para atender todos os agricultores da cidade de Campina Grande’ – frisou. Também falou sobre a necessidade urgente de se ter esse maquinário antes da chegada das chuvas.
Balduino Neto (PROS) parabenizou Fernando Cassimiro, administrador do Mercado Público do bairro das Malvinas, pela gestão realizada. No último sábado, informou que foi realizada a comemoração dos 23 anos de existência do Mercado e mencionou sobre a vistoria que foi realizada e das proposituras de reparos que já foram solicitadas.
Rostand Paraíba (PP) disse que está sendo realizada a Copa Rainha da Borborema e solicitou que a sua propositura nº 41, direcionada a Secretaria de Esportes, solicitando bolas, uniformes e materiais no geral, seja atendida.
Além disso, mencionou também as reivindicações de pavimentação de algumas ruas na Zona Leste, mencionando a Rua Lino Gomes Filho, Rua José Gomes de Farias, Rua Professora Carmem de Abreu, Rua Arruda Câmara, Rua Mato Grosso, Avenida Tavares e lá em Nova Brasília, a Rua José Aranha.
Ele ainda apresentou um vídeo da população solicitando a pavimentação da Avenida Tavares enviada por uma moradora do local, e destinou solicitação à STTP advinda da população, que as pessoas estão recebendo multas ao estacionar na frente de um comércio próximo ao Pneus Cobra. ‘Os comerciantes também estão reclamando, porque estão perdendo clientes’ – finalizou.
Luciano Breno (PP), também mencionou a questão do IPTU e da importância do desconto de 15% e da ampliação do prazo, diante de tudo o que foi exposto pelo vereador Janduy Ferreira.
Além disso, citou a reivindicação da pavimentação de algumas ruas que também foram mencionadas pelo vereador Rostand PB, ressaltando que quando as chuvas chegam, a situação fica ainda mais complicada. Por fim, parabenizou o prefeito Bruno Cunha Lima e o secretário de Saúde Dr. Gilney Porto, pela ação que será realizada no Meninão, um grande mutirão para atender a população que necessita realizar pequenas cirurgias e diversos exames. ‘Essa ação vai atender a população, fazer com que os exames que estão atrasados, como também das pessoas que não tiveram acesso nesses 3 últimos dias, possam ser realizados no local’ – finalizou.
GRANDE EXPEDIENTE
Waldeny Santana (UNIÃO), disse que esteve na Rua Professor Antônio Mangabeira, que sofre com alagamentos e constantes inundações, decorrente das obras que não foram concluídas no entorno do Estádio O Amigão. Ele também disse que o Prefeito esteve no local conversando com os moradores, assegurando que a obra será realizada.
Em seguida, disse que conseguiu atender as demandas da Rua José Pereira Neto Filho e Rua José Luiz Fernandes, no bairro das Malvinas, após solicitação realizada à SESUMA, que disponibilizou um paliativo, mas que está cobrando que em breve seja pavimentada.
Por fim, mencionou a necessidade dos moradores do bairro das Malvinas, que estão com a necessidade de manutenção dos canais, poda de árvores e limpeza de ruas. ‘A nossa capacidade de demandar é bem mais do que a possibilidade de a gestão realizar’, disse o vereador, se relacionando a quantidade de demandas que são realizadas, mas reforçou que tem encontrado o comprometimento do atual gestor para solucionar os problemas existentes.
Pimentel Filho (PSD), Saulo Noronha (SD) e Balduíno Neto (PROS), também fizeram suas falas relativas às demandas dos motoristas por aplicativos, que inclusive estiveram presentes na galeria da Câmara Municipal de Campina Grande dialogando com os parlamentares.
O vereador Sargento Neto (PSD) citou algumas reivindicações da categoria, que primeiramente requer a realização de Tribuna Livre na Casa, entre outras demandas, relativa ao trânsito livre (sem radares) a partir das 23hs, a qual o vereador mencionou que já é uma lei aprovada, só aguardando ser promulgada.
Rubens Nascimento (Sem partido) comentou sobre o caso relacionado ao ex-prefeito e presidente do Partido Social Democrata, Romero Rodrigues. Ele relacionou o caso com a ‘velha política’, dizendo que o ‘tempo passa, mas as ferramentas permanecem as mesmas’. Ainda disse que a história não trará os fatos como golpe de mestre, mas como golpismo partidário.
Luciano Breno (PP) solicitou uma parte e pontuou que é necessário analisar as decisões, a partir dos caminhos que foram percorridos, não só as decisões finais.
Alexandre Pereira (PSD), sobre o tema, frisou a incompetência da oposição ao Governo do Estado a qual o próprio vereador faz parte, dizendo que não possui uma liderança e que agora está ‘preso’ à legenda (PSD).
Marcio Melo (PSD), também tratou a respeito da saída do ex-prefeito Romero Rodrigues do Partido Social Democrata. Ele questionou porque o ex-prefeito não foi retirado da presidência em meses anteriores. O vereador também relembrou que Romero Rodrigues apoiou a candidatura do vice-prefeito Lucas Ribeiro e da candidatura da senadora Daniela Ribeiro. ‘Sou solidário a Romero por tudo o que ele fez e vem fazendo dentro da política. Onde ele estiver, estaremos acompanhando Romero’ – frisou. Ele ainda mencionou que o Partido Social Democrata ficará isolado.
Waldeny Santana (UNIÃO) também mencionou o fato, como lamentável e ausência de respeito à democracia e ao pensamento divergente. Ele relatou ainda como o ex-prefeito é querido e respeitado pela população da cidade de Campina Grande e que as sementes que foram plantadas serão colhidas nas eleições.
O vereador Alexandre Pereira, relembrou um fato que foi dialogado na CASA na semana anterior, se referindo às regulações nas unidades hospitalares de Campina Grande. Disse que no momento, a UPA Dinamérica está com dois pacientes aguardando regulação para o HUAC e que ainda está aguardando o número das regulações das outras unidades de saúde, além de apresentar um vídeo gravado na última quarta-feira do Hospital Universitário Alcides Carneiros com os leitos da UTI disponíveis.
Ele ainda mencionou que recebeu uma informação de que os servidores de saúde estão sendo dispensados no horário noturno, com a justificativa de que os profissionais não possuem pacientes para serem atendidos.
“Nesta quarta-feira (30) o hospital está com oito leitos de UTI disponíveis e foi dito que o sistema municipal não está solicitando regulação, mas esta afirmação é uma inverdade. Até quando esta CASA não irá se pronunciar? Até quando a Comissão de Saúde não vai se pronunciar? Levem a Polícia Federal para constatar o que eu estou dizendo’’, concluiu.
Ele disse que estava disponível para acompanhar o vereador Alexandre Pereira visitar ainda nesta manhã, o Hospital Universitário e João XXII para verificação in loco da situação das UTIs.
O vereador Saulo Noronha (SD) encerrou os trabalhos, convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (31), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG