Na sessão desta quinta-feira (20), presidida pela vereadora Waleria Assunção, os vereadores de Campina Grande aprovaram 137 requerimentos e concentraram suas discussões em temas importantes para a população, como ampliação do acesso gratuito pela pessoa idosa ao transporte público, ações no âmbito da educação e melhorias na infraestrutura de alguns pontos da cidade.
O lançamento do filme intitulado de “Caminho da Liberdade: a história da Rede de Saúde Mental de Campina Grande”, produzido pela equipe da Secretaria de Comunicação da PMCG, foi destaque da sessão. O filme que trata sobre a reforma psiquiátrica, foi lançado na última sexta-feira (14) no Teatro Municipal Severino Cabral e alcançou lotação máxima de público.

No pequeno expediente, a vereadora Carol Gomes, trouxe o tema na tribuna e informou que o documentário conta a história dos 20 anos da Reforma Psiquiátrica em Campina Grande, cidade pioneira na mudança de modelo de assistência em saúde mental no cenário brasileiro. A vereadora também falou sobre sua trajetória e contribuição nesses avanços, uma vez que enquanto profissional de saúde e fisioterapeuta, trabalhou na equipe fundadora do Capsinho – Centro Campinense de Intervenção Precoce. Carol finalizou mencionando sua propositura para que o ano de 2025 seja alusivo aos 20 anos da reforma psiquiátrica, além da realização de audiência pública para promover a discussão.
No grande expediente, o vereador Anderson Almeida falou sobre a sua propositura de emenda à Lei Orgânica do Município, que prevê alteração na gratuidade do transporte público, para que a pessoa idosa acima de 60 anos possa receber o benefício. O vereador justificou que atualmente, a lei prevê gratuidade apenas acima de 65 anos de idade, mas o Estatuto do Idoso, considerada pessoa idosa acima de 60 anos. Ele acrescentou que a medida já é implementada em outros municípios e que o Governo do Estado da Paraíba, permite locomoção intermunicipal gratuita acima de 60 anos. Anderson Pila falou sobre os benefícios da medida para essa população, que apesar do aumento na expectativa de vida, sofre com a ausência de socialização e outros recursos.
Pimentel Filho citou a visita realizada nas obras que estão sendo construídas pelo Governo do Estado e destacou que em toda a história de Campina Grande, essa é a gestão estadual que mais investe na cidade. Entre as obras, mencionou o Centro de Convençõese o Arco Metropolitano, mas solicitou a gestão municipal urgência na iluminação da alça leste e circulação de transporte público na localidade, já que o equipamento será entregue no mês de março.
O segundo tema apresentado pelo vereador foi relacionado à educação do município. A primeira solicitação foi para reforma na Creche Municipal Nila Dunda, em Galante. O vereador agradeceu a agilidade da secretaria municipal em atender ao pedido, uma vez que as equipes já realizaram visitas para medidas iniciais e, em seguida, será realizada licitação para reforma do espaço. Reforçando a importância do diálogo entre os poderes, disse que intermediou uma ação entre o governo do estado e município, para que a solicitação de reformas na parte elétrica de uma creche de São José da Mata seja atendida, beneficiando diretamente à população.
Wellington Cobra, encerrando o grande expediente, fez menção à sua propositura, que prevê obrigatoriedade de embaladores nos caixas preferenciais em estabelecimentos comerciais da cidade, o que permite um suporte mais adequado e humanizado para esse público, no momento da finalização das compras. O parlamentar também falou sobre a solicitação de semáforos na Avenida Francisco Lopes de Almeida, o que promoverá mais segurança viária.
VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS
Foram aprovados 137 requerimentos, de autoria de diversos vereadores, destinados principalmente à Secretaria de Obras, à Superintendência de Trânsito (STTP), além de moção de aplausos e outras solicitações.
Em destaque, o voto de aplausos para o Presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, de autoria de Anderson Almeida, que justificou a sua propositura diante do seu discurso firme e habilidade na condução da Sessão Ordinária no dia 19 de fevereiro de 2025, em Brasília. O vereador ressaltou a importância da democracia e também da Câmara dos Deputados, além da necessidade de respeito diante das diferenças de pensamentos e posições. “Que sirva de exemplo para nós” – frisou. Alexandre Pereira contribuiu com as discussões, reforçando a importância do diálogo respeitoso, mas pontuando que as falas dos parlamentares não podem ser cerceadas. Pimentel Filho relembrou de medidas que tomou para garantir a democracia enquanto foi presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, assim como, quando criou “Vozes na Galeria”, destacando a importância da voz do povo, do parlamento e do diálogo. Márcio Guedes frisou que é um voto de aplausos justo e que devem tomar a posição do Deputado como exemplo, pontuando a união de forças dos 23 vereadores para tratar dos problemas de Campina Grande, de maneira técnica e resolutiva.
Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade. A 9ª Sessão Ordinária foi presidida pelos vereadores Waleria Assunção e Luciano Breno, secretariada pelo vereador Anderson Almeida e contou com a presença de 16 vereadores.
Acesse a sessão completa por meio do Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG