Câmara realiza Sessão Especial alusiva aos 30 anos da União dos Conselhos Municipais de Educação
Na tarde desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Campina Grande, realizou uma Sessão Especial, com o objetivo de comemorar os 30 anos da criação da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Uma propositura, do vereador presidente, Marinaldo Cardoso (Republicanos), aprovada pela CASA.
Os trabalhos foram presididos por Marinaldo Cardoso e secretariados por Fabiana Gomes (PSD).
A solenidade contou com a participação do secretário de Educação, Raimundo Asfora Neto, que na oportunidade representou o prefeito Bruno Cunha Lima; Sônia Matias, presidente do Conselho Municipal de Campina Grande; professora Margarida da Motta Rocha, da APAE e uma das fundadoras da UNCME; Temistócles Maciel, representante da Coordenadora Estadual; Socorro Siqueira, secretária adjunta da Educação; a ex-secretária de Educação e ex-presidente do Conselho Municipal de Educação, Iolanda Barbosa; do professor Jadson Pereira e presidentes de CME de cidades circunvizinhas e educadores municipais.
JUSTIFICATIVA
Marinaldo Cardoso (Republicanos) cumprimentou a todos presentes e agradeceu a participação dos vereadores Dr. Valdé e Moysés Morays (PODEMOS) e as vereadoras Fabiana Gomes (PSD) e Jô Oliveira (PCdoB).
Falando a respeito da professora Margarida da Motta Rocha, o presidente informou que a Câmara quebrou todos os protocolos para homenageá-la em vida, colocando o seu nome em uma das Escolas Municipais de Campina Grande. Ele também destacou o trabalho da professora Iolanda Barbosa, da UEPB e ex-secretária de Educação de Campina Grande.
“Este momento é especial, criado em 1992, a UNCME completa 30 anos e hoje está presente em todo o território nacional e me orgulha que Campina Grande participou da criação da UNCME através da professora Margarida da Mota Rocha”.
Ele destacou ainda a importância dos Conselhos Municipais de Educação que valorizam a educação e os profissionais, além de lutar por uma educação de qualidade. A CMCG tem representação no Conselho.
Fabiana Gomes (PSD), disse que se sentia honrada em pertencer ao Conselho Municipal de Educação de Campina Grande e de participar da sessão especial comemorativa dos 30 anos da UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, uma entidade privada sem fins lucrativos que existe desde 1992 e representa os Conselhos Municipais de Educação (CME) em mais de cinco mil municípios brasileiros.
– Somos um exército do bem para o futuro da educação no nosso país. Uma entidade que incentiva, orienta mais de 50 mil conselheiros na criação e no funcionamento dos colegiados, pautando a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social, coordenados por 26 seccionais.
Aprendi, nesse pouco tempo como conselheira titular do Conselho Municipal de Educação a ouvir, discutir, participar e encaminhar agendas para o bem da educação do Brasil e em especial nossa Campina Grande, contribuindo para a garantia do direito universal à educação pública de qualidade, dentro dos princípios democráticos.
Disse ainda que a UNCME nestes 30 anos tem estimulado a cooperação entre os Conselhos Municipais de Educação, buscando soluções para os problemas educacionais comuns e diferenciados em cada município, sendo porta voz nos órgãos públicos e privados, com objetivos educacionais constitucionais, representando os Conselhos Municipais de Educação perante os poderes públicos e estimulando a educação como um dos instrumentos de redução das desigualdades sociais.
Destacou ser testemunha que a UNCME tem incentivado a formação dos conselheiros municipais de educação para que, no desempenho de suas funções, contribua decisivamente para a melhoria do município na educação. Ao final, a vereadora agradeceu a todos dizendo que acredita no poder da educação para transformar vidas e, entidades como a UNCME abre fronteiras e estimula a seguir em frente.
REPRESENTANTE DO PREFEITO
Durante a realização da Sessão Especial, o secretário de Educação, Raimundo Asfora Neto, falou em nome do prefeito Bruno Cunha Lima e justificou a sua ausência. Ele saudou a Mesa em nome da professora Margarida da Motta Rocha e disse que a educação transforma. E que através do Conselho se acerta mais do que se erra, e que serve de instância consultiva.
“É motivo de orgulho comemorar os 30 anos da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação e principalmente por ter um pedaço da sua origem na Paraíba e em Campina Grande, através da professora Margarida da Motta Rocha”, destacou o secretário.
Asfora Neto disse ainda que já em 1984, Campina Grande tinha o seu Conselho Municipal de Educação. No que diz respeito à homenagem da Câmara a professora Margarida, afirmou que homenagem boa é homenagem em vida.
Destacou ainda que se deve fortalecer os trabalhos formativos dos conselheiros e que governo é feito para sofrer. ‘A gente quer muito acertar e para acertar é preciso ouvir, ser inconformado e gostar de gente. A nossa rede conta com 36 mil alunos e não posso me acomodar’, frisou.
O secretário parabenizou o presidente Marinaldo Cardoso pela propositura e pediu desculpa por ter que se ausentar da sessão, para atender um grupo de estudantes que esperavam por ele na Seduc.
HOMENAGEM – Antes de sair da Câmara, o secretário Asfora Neto foi homenageado pelo presidente da UNCME, Humberto Gonzaga, pelo trabalho feito em prol da educação em Campina Grande e foi incumbido de entregar uma placa ao prefeito Bruno Cunha Lima.
Sónia Matias – presidente do Conselho Municipal de Educação – disse que a tarde era de memórias afetivas e saudou a todos em nome da professora Margarida. E que a fala do secretário trouxe tudo. “Estamos no Conselho em busca de dar continuidade ao trabalho e doar tempo para estar nos Conselhos e buscar oferecer formação aos conselheiros”, frisou.
Jô Oliveira (PCdoB), quebrando o protocolo vou saudar a Mesa em nome de Margarida da Motta Rocha, Sônia, Rilma Sueli, Moisés Alves, Iolanda Barbosa e Malu.
Disse que a educação transforma vidas e se deve defender a educação pública de qualidade. “Agradeço a oportunidade de participar como suplente do Conselho Municipal de Educação”.
O Dr. Valdé (PODEMOS), parabenizou o presidente Marinaldo Cardoso pela sessão especial, e lamentou a impossibilidade do secretário não ficar até o final dos trabalhos. Falou do excelente trabalho que vem sendo realizado na educação em Campina Grande. Disse da sua alegria em conhecer a professora Margarida da Motta e que já tinha ouvido muito a seu respeito. Deu boas vindas a Iolanda Barbosa e finalizou dizendo que “sem educação não somos nada”.
Temistócles Maciel, destacou que estes 30 anos da UNCME é emocionante, a Paraíba teve dois municípios presentes na fundação e teve aqui uma das suas fundadoras, a professora Margarida da Mota Rocha.
Disse que os Conselhos organizam os sistemas de ensino para que as crianças aprendam com qualidade. Falou da importância do trabalho das professoras Fátima Coutinho, Rilma Sueli e Iolanda Barbosa. E que a educação precisa do espaço da CASA do povo.
Humberto Gonzaga – presidente da UNCME – agradeceu a presidência da Câmara no momento em que a UNCME completa 30 anos e saudou a todos e em especial a Iolanda Barbosa.
Ele informou que em 7 de julho de 1992, educadores de duas cidades, Campina Grande (Margarida da Motta Rocha) e Vitória da Conquista e de quatro capitais, João Pessoa, Recife, Florianópolis e Aracajú, criaram a UNCME. Os seis Conselhos contavam com 50 participantes, hoje são mais de 50 mil conselheiros. “O que é feito pelo bem, tem que ser comemorado”, finalizou.
ENTREGA DE COMENDAS
O presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação, Humberto Gonzaga, fez a entrega de comendas ao presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso, a professora Margarida da Motta Rocha, ao professor João Batista de Oliveira, a professora Rilma Sueli, a Maria de Fátima Gomes da Silva, a Rosalva e Sônia Matias.
O Conselho Municipal de Educação de Campina Grande, prestou homenagem a professora Francisca Ribeiro (in memoriam), sua filha Sara recebeu uma placa e uma flâmula.
Foram ainda homenageados Manoel Humberto (presidente nacional da UNCME), Iolanda Barbosa, Temistócles e Maria de Fátima Coutinho.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos falando da sua emoção, e que na sessão especial “foram quebrados todos os protocolos em nome da educação”.
DIVICOM/CMCG