Félix de Sousa Araújo, patrono da CASA –
Nasceu em 22 de dezembro/1922 – Faleceu: 27 de julho/1953
Frase Célebre do poeta Félix Araújo grafada na Praça Clementino Procópio,
“Esta terra de bravos
Não será terra de escravos,
Nem reinado de opressão”
A Câmara Municipal de Campina Grande, nesta quarta-feira (27), durante a 61ª sessão ordinária, realizada em formato híbrido, com a presença de 19 parlamentares e presidida por Alexandre Pereira (UNIÃO), prestou uma homenagem aos motociclistas no Dia Nacional do Motociclista que é comemorado em 27 de julho.
MINUTO DE SILÊNCIO
O vereador Alexandre Pereira solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma ao professor universitário, maestro da boa música cristã evangélica, José Cavalcante.
PEQUENO EXPEDIENTE
Rostand Paraíba (PP) subiu à Tribuna para fazer reivindicações de calçamentos para diversas ruas da Zona Leste, que estão sendo solicitadas pela população. As ruas citadas pelo vereador foram a Rua José Gomes de Farias, Rua Lino Gomes Filho, Rua Iaiá Afonso Campos, além de solicitar ações no José Pinheiro e na Vila dos Arrudas.
O vereador ainda informou que as ruas Arruda Câmara e Professora Carmem de Abreu já estão com as redes de esgoto concluídas pela CAGEPA, aguardando apenas o calçamento. Ele finalizou saudando Abílio José da TV Nordestina que se fez presente na Casa.
Janduy Ferreira (PSDB) disse que trouxe boas notícias, diante da reunião que ocorreu juntamente com a Prefeitura de Campina Grande e com os órgãos fiscalizadores, dialogando sobre a responsabilidade das empresas e dos responsáveis pela fiscalização, referente aos fios emaranhados nos postes da cidade.
O vereador ainda relembrou uma Lei de sua autoria que foi aprovada por unanimidade e sancionada pelo então prefeito Romero Rodrigues e uma Lei do vereador Aldo Cabral que também tem feito um trabalho nesse sentido.
‘Nós precisamos avançar com o vereador Aldo Cabral, juntamente com a Secretaria, para que se faça a retirada de postes das calçadas. Mesmo diante da problemática dos fios, ainda tem os postes que foram colocados em calçadas’. Por fim, disse ficar muito feliz por essa resposta e iniciativa do Poder Público.
O Dr. Valdé (PODEMOS) parabenizou o radialista Abílio José, da TV Nordestina, registrando o reconhecimento do trabalho de um empreendedor que conheceu desde jovem e acompanhou o seu trabalho, merecendo todas as referências. ‘
GRANDE EXPEDIENTE
Sargento Neto (PL) na Tribuna cumprimentou todos os motociclistas presentes na Casa Legislativa na data em que se comemora o Dia Nacional do Motociclista (27 de julho), em nome de Jerônimo, representante da ASPER (Associação Paraibana de Esportes Radicais).
O vereador informou que no dia de ontem, 48 requerimentos de sua autoria foram aprovados por unanimidade para homenagear essa categoria e lembrou que durante uma década trabalhou como motociclista na ROTAM.
O vereador disse que o motociclista é aquele que respeita a lei de trânsito e que tem a sua moto como um ar de liberdade. ‘É onde muitos e muitos saem pelas estradas do país, até para outros países, com sua esposa e namorada, como forma de compartilhar esse momento’. Ele também registrou que participar de um clube é poder interagir com os amigos e compartilhar os mesmos o amor pela sua moto.
Por fim, ressaltou que os clubes fazem parte da história da Paraíba e que também desenvolvem projetos com a finalidade social, arrecadando e distribuindo alimentos, entre outros itens, fazendo muito bem à sociedade.
Bruno Faustino (PTB) parabenizou pela propositura do vereador Sargento Neto (PL), disse que tem diversos amigos que fazem parte de moto clubes e que sempre teve vontade de fazer parte. Ele ainda registrou sua admiração pelos clubes e disse que merecem a homenagem e a liberdade que exercem na estrada do país.
ENTREGA DA MOÇÃO DE APLAUSOS
Jerônimo, representante da ASPER (Associação Paraibana de Esportes Radicais), falou sobre a marca histórica que Campina Grande tem com o motociclismo e que até recentemente a cidade tinha o motociclista mais experiente do Brasil, conhecido como Tio Bel. Como representação do mesmo, agora tem Seu Assis dos Tropeiros do Asfalto. Além disso, mencionou que durante o ano inteiro os motociclistas realizam ações sociais de entrega de alimentos.
Jerônimo também ressaltou a categoria feminina no motociclismo de Campina Grande e disse que os motociclistas abraçam essa causa. Ele informou ainda que no próximo sábado (30) terá uma moto passeata, que vai passar em frente ao Corpo de Bombeiro e aos hospitais, como reconhecimento e homenagem a essas instituições que durante o ano inteiro salvam vidas.
Jerônimo ainda mencionou que a data de comemoração do Dia do Motociclista, 27 de julho, foi escolhida após o falecimento de um mecânico de uma concessionária Honda, da cidade de São Paulo e nesse dia os empresários do setor estabeleceram a data.
Finalizando a sua fala, parabenizou a todos que estavam presentes (motociclistas independentes, moto clubes, concessionárias de motos), e relembrou uma homenagem realizada para o colega Dumitriu, que há 34 dias recebeu alta da UTI e durante seu internamento, ele acompanhou por vídeo uma moto passeata em frente ao Hospital do Trauma no ano passado e hoje está presente na CASA. Jerônimo agradeceu também ao vereador Neto e a todos os parlamentares pelo reconhecimento e homenagem prestada.
O vereador Sargento Neto fez a entrega de moção de aplausos para os grupos que estiveram presentes: ASPER (Associação Paraibana de Esportes Radicais), Associação de motociclistas de Campina Grande e região, Clube do motociclismo Cachorro Louco, Camelos da Estrada, Falcões da Serra, Tropeiros do Asfalto, Mamutes, Concessionárias de motos Honda e Suzuki, Oficina Rafael Motos, No Limit, Sem Futuro, Roadwalkers, Trovão Negro, Lobos Cinzentos, Esquadrão Ágape, Rainhas Da Borborema, kCLA, Motoriders, Moto Graxa, Moto Riders, Luz De Cristo, Leões Do Nordeste, Lobos Rebeldes, Cães em Fúria e Família Duas Rodas.
Solicitando a fala, o vereador Moysés (PODEMOS) parabenizou o vereador Sargento Neto (PL) pela iniciativa por ser uma homenagem verdadeiramente merecida, que é reconhecida mundialmente.
Saulo Noronha (SD) parabenizou a todos os motociclistas e fez o registro que o Clube dos Lobos Cinzentos, representado pelo professor Anacleto, arrecada alimentos e roupas e levam a comunidades carentes e a pessoas que precisam fazer esse importante trabalho social.
O vereador Dr. Valdé (PODE) parabenizou pela importante propositura e relembrou os trabalhos realizados pelos motociclistas do grupo Moto Loucos, que trabalham como entregadores e que mesmo diante dos desafios da pandemia, seguiram realizando esse importante trabalho para a população.
Abílio José da TV Nordestina, que também é motociclista, agradeceu pelo reconhecimento do vereador Sargento Neto (PL) registrando que a moto faz parte da vida e do dia a dia de cada um que está presente. ‘Tenho moto desde os 20 anos de idade, sou dos Falcões há mais de 10 anos e admiro a todos que aqui se encontram. Em nome de Assis, já próximo dos seus 80 anos de idade, segue o mesmo exemplo de Tio Bel que chegou a ser destaque em revista nacional como motorista mais idoso’’ – registrou.
Após a oração do pastor Luciano Breno, o motociclista Ronald de Brito Lira, agradeceu a homenagem e falou do trabalho social do motociclismo em Campina Grande. Agradecemos a todos desta CASA. ‘Nossos eventos são diários, semanais, mensais e anuais. Hoje teremos uma live na TV Nordestina. Os Irmanados sobre Rodas vai participar motociata no sábado e aqui agradecemos a STTP em nome do seu superintendente Carlos Dunga Júnior”, finalizou.
HISTÓRIA DO DIA
A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.
Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico. A ABRAM acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.
O vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) fez o registro da data de hoje, que marca os 69 anos da morte do patrono da CASA Félix de Sousa Araújo, que ainda muito jovem tombou por defender as suas ideias e bandeiras.
Estamos oferecendo a informação no novo meio comunicacional da internet, usando técnicas diferentes do jornalismo tradicional impresso, através de uma exposição de fatos interligados, envolvendo agentes, causa, modo e consequência.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG