A vereadora Valéria Aragão (PTB) fez abertura da Sessão Especial em homenagem ao Dia do Cirurgião Dentista, transcorrido no dia 25 de outubro, uma propositura do vereador Luciano Breno (PP).
A mesa foi formada por Tony Santos Peixoto – Cirurgião Buco-Maxilo-Facial (Hospital da FAP e Hospital do Trauma) e coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Rebouças;
Joaquina de Araújo Amorim – presidente do Conselho Municipal de Saúde, membro efetivo da Sociedade Odontológica de Campina Grande;
Monick Farias – Diretor Geral da Faculdade Rebouças; Simone Oliveira – Coordenadora de Ações Sociais da Faculdade Rebouças;
Thayná Barboza Bezerra – Cirurgiã Dentista de Professora de Odontologia da Faculdade Rebouças; e Joseilton Castro – aluno do Curso de Odontologia da Faculdade Rebouças,
Luciano Breno – iniciou sua justificativa saudando a todos presentes, disse do seu respeito pelo profissional da odontologia, e disse que a realização da sessão de hoje é falar de saúde, de bem estar e é ter a convicção de que esse profissional e essa profissão tem a sua importância no dia a dia das pessoas.
Disse que apresentou também alguns projetos de lei que julga importante, como por exemplo, o Projeto de Lei de nº 401/2019 que institui a Semana Municipal da saúde bucal no município de Campina Grande, sendo esse um momento para trazer a consciência a todas as pessoas do que é de fato a semana da saúde bucal e da profissão. O segundo projeto é o 392/2019 que estabelece a obrigatoriedade da presença de um profissional de odontologia nas unidades de terapia intensiva, projeto que já foi aprovado faltando apenas a sanção do prefeito.
Disse que algumas doenças são advindas da ausência de higiene bucal e que a Semana Municipal de Saúde Bucal pode contribuir no combate através da informação, também falou da pandemia e das pessoas que foram intubadas, e que muitas conseguiram se recuperar da covid, mas vieram a óbito em decorrência de outra patologia, e entre elas, patologias advindas da ausência do cuidado desse profissional.
O terceiro projeto é de nº 329/2019, que autoriza o poder executivo a instituir o programa de saúde bucal familiar, com atendimento domiciliar e dá outras providências. ‘Muitas vezes o usuário não vai a um posto de saúde e muitas vezes o posto não dispõe de consultórios odontológicos, e esse projeto vai fazer com que o profissional realize o atendimento a domicílio, cuidando não só das pessoas com o estado de saúde normal, mas de pessoas que estão em estado debilitado, acamadas, precisando dessa atenção, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas’ – enfatizou.
Tony Santos Peixoto – Cirurgião Buco-Maxilo-Facial e coordenador do curso de odontologia da Faculdade Rebouças – Agradeceu a professora Joaquina Amorim e a todos os professores que auxiliaram na sua formação, assim como agradeceu ao autor da propositura, o pastor Luciano Breno.
Destacou que ainda existe o estigma de que odontologia trata apenas dos dentes, mas na verdade, a odontologia trata de toda cavidade oral e da face, além das inúmeras especialidades existentes.
Parabenizou pelo projeto de autoria do vereador Luciano Breno, de nº 392, considerando ser sem dúvida de extrema importância a presença de um cirurgião dentista nas UTI’s, uma vez que uma das maiores fontes de infecção em pacientes internados em hospitais é a cavidade oral. Disse que uma pessoa internada e intubada que não há cuidado com a cavidade oral, ela com certeza irá contaminar todo sistema respiratório, causando pneumonias. Disse que hoje existe uma especialidade chamada Odontologia Hospitalar que trata especialmente desses pacientes.
Em seguida, alertou que com a criação do CISREG, reduziu a quantidade de pessoas no atendimento do Hospital da FAP com câncer oral e o profissional questiona o que houve com esses pacientes. Ele disse que provavelmente o problema deve estar na burocracia para se agendar esse tipo de atendimento. Também disse que não existem locais onde crianças possam operar um tumor benigno bucal e colocou como proposição de reflexão para buscar resolver essa problemática.
Joaquina de Araújo Amorim – Presidente do Conselho Municipal de Saúde – parabenizou aos colegas de profissão pelo dia de ontem (25 de outubro) e informou que a data foi criada no dia em que foi concebido o Curso de Graduação em Odontologia no País, em 1984. Falou sobre a importância da profissão, dizendo que a odontologia é considerada uma das melhores profissões no mundo, mas que em relação às práticas, disse que a população ainda não usufrui dos conhecimentos científicos, pois não tem condições econômicas.
Frisou a desassistência na assistência odontológica no município, com serviços que estão sendo desativados e alertou que há um déficit de 65 dentistas só na atenção primária e que o laboratório de prótese que recebia verbas no valor de 22.500/mês, foi reduzido para 7.500/mês.
Acrescentou também que no próximo dia 11 de novembro está previsto o PPA (Plano Plurianual) e que é preciso rever o que está sendo proposto para a saúde bucal de Campina Grande. Também criticou o desmonte do sistema único de saúde, com a criação de uma agência para gerenciar as ações da assistência primária. Por fim, quanto aos alunos, disse que ‘cada um deve ter presente que somos responsáveis pelo o que fazemos, mas também somos responsáveis por aquilo que deixamos de fazer’ – finalizou.
Thayná Barboza Bezerra – Cirurgiã Dentista de Professora de Odontologia da Faculdade Rebouças – Falou sobre a importância do cirurgião dentista, destacando que muitas doenças podem ser tratadas através do profissional da odontologia e do cuidado na saúde bucal.
Destacou a profissão no papel social, na saúde pública, no auxílio das pessoas, no incentivo ao exame das bocas de crianças e adultos no domicílio, na capacitação de agentes comunitários e auxiliares, na educação continuada dos colegas, na atuação como educador em saúde bucal de equipes multidisciplinares e ações educativas coletivas relacionadas ao estilo de vida e a orientação da saúde bucal. ‘Nosso compromisso dentro da odontologia continua firme, para sempre darmos o nosso melhor, levando educação e saúde bucal, os atualizando e sabendo que por trás de grandes sorrisos existem pessoas e pacientes maravilhosos’ – destacou.
Anderson Almeida (PODE) – Primeiramente parabenizou o vereador Pr. Luciano Breno e a professora Joaquina Amorim que expôs tudo com tanta riqueza de informações. Frisou que a demanda da odontologia é uma demanda recorrente na Casa Legislativa e disse que a população não está sendo atendida. Propôs a criação de uma frente coletiva entre a casa legislativa e os órgãos que representam o profissional de odontologia, para que se possa ir aos postos de saúde e compreender a situação dos serviços de odontologia de Campina Grande.
Acrescentou que a cidade que é dita como referência tecnológica e de inovação precisa dar atenção para essa pauta. ‘’As alegações que chegaram no dia de hoje, os vereadores têm como obrigação sair daqui e resolver as demandas e solicitações’’ – registrou.
Luciano Breno (PP) – Disse que tem dialogado com o prefeito Bruno Cunha Lima e com o novo secretário de saúde e que já existe uma proposta de iniciar as reformas em todos os postos de saúde do município de Campina Grande. ‘Será de forma gradativa e estaremos acompanhando esse serviço’ – destacou.
Além disso, informou que já identificou que alguns postos não possuem profissional no local, e que essa demanda está sendo solucionada. Propôs também a secretaria da saúde a realização de uma parceria público-privada para atendimento da população de Campina Grande na clínica da faculdade Rebouças.
Carol Gomes (PROS) – Acredita que nesse contexto de pandemia, se faz necessário redesenhar a saúde. ‘Vivemos um momento onde muitas pessoas não acreditavam na saúde pública e no momento da pandemia, isso foi transformado, o SUS pode mostrar a contribuição e a capacidade de salvar muitas vidas. Nesse instante devemos fazer saúde através do diálogo’ – destacou.
Algumas unidades que não existe esse serviço, a vereadora disse que acredita não existir ainda o credenciamento. Também destacou a importância da parceria público-privada, como lugar de ensino, pesquisa e extensão, sendo muito oportuno essas parcerias.
Rostand PB (PP) – Registrou a presença da sua filha no atendimento odontológico no posto de saúde do Monte Castelo.
Joseilton Castro – Aluno do curso de odontologia da Faculdade Rebouças – Falou da sua expectativa como aluno para essa profissão, que ainda é desmerecida e não é reconhecida como deveria ser, principalmente no serviço público. ‘São muitas expectativas porque a odontologia é a arte de cuidar do sorriso, e sabemos que a saúde começa pela boca’, frisou.
Falou também da sua experiência enquanto aluno da faculdade Rebouças, uma faculdade que tem crescido com o professor Tony e os seus proprietários e tem implementado uma universidade realizadora de sonhos.
Dona Fátima (PODE) – Parabenizou a Dra Joaquina, relembrando da professora defendendo o cartão do SUS em outra oportunidade que estiveram juntas em uma plenária. Além disso, falou que ela acompanhou um filho da vereadora que teve paralisia infantil e que ela sempre esteve defendendo os que mais precisam. Por fim, falou sobre a fala de Dr. Tony, e disse que irá solicitar uma reunião com o secretário Geraldo, para que o Hospital de Clínicas abra as portas para realização das cirurgias necessárias.
Luciano Breno – Finalizou a sessão informando que primeiramente irá marcar uma reunião com a Dr ª Joaquina e o Dr. Tony Peixoto, para criarem uma relação de demandas que serão destinadas tanto para a Secretaria de Saúde do município e do estado. Além disso, informou que irá se reunir com o secretário de Saúde, Geraldo Antônio e agradeceu a todos pela participação na sessão de hoje.
Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).
DIVICOM/CMCG