Câmara entrega título de cidadania campinense à professora Maura Pires

Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande foi entregue o Título de Cidadania Campinense, a professora Maura Pires Ramos, uma propositura do saudoso vereador Lula Cabral. A subscrição da sessão especial foi feita pela vereadora Ivonete Ludgério (PSD.

O presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso (Republicanos) fez a abertura da sessão solene, tendo como secretária a vereadora Valéria Aragão (PDT).

Ele parabenizou a vereadora pela convocação da sessão, pela homenagem destinada à professora Maura Pires e também pelo resgate da solicitação do ex-vereador Lula Cabral que deixou saudades na Câmara Municipal de Campina Grande. Ele ainda parabenizou a professora pelo recebimento do título, destacando o seu merecimento, e registrando que a CASA fica imensamente feliz por realizar essa entrega.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na sessão a senhora Maura Pires Ramos (homenageada), Márcio Caniello (membro da executiva estadual do PT), Luciana Cantalice (sobrinha da homenageada), Germana de Araújo Lira (sobrinha da homenageada), Maria de Socorro Cantalice (irmã da homenageada), Gilbervan Caldas (representando o Dr. Antão Farias, historiador de Campina Grande), José Carlos Lira (sobrinho da homenageada) e o senhor Washington Pessoa (Presidente do Partido Verde).

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A vereadora Ivonete Ludgério, subiu à tribuna para agradecer pela oportunidade de entregar o título a Maura Pires. Ela ainda fez uma leitura de um breve histórico da professora, ressaltando a sua importante participação na redemocratização do Brasil no período da ditadura militar, e que apesar de todas as atrocidades, como prisão, sequestro, tortura e perseguições, continuou desenvolvendo um trabalho de vanguarda na cidade. Ainda mencionou outro importante feito, que foi a criação da escola ‘Pequeno Príncipe’, e da Creche instalada na Universidade Federal de Campina Grande. A vereadora finalizou, mencionando o livro que está sendo escrito pela professora Maura, intitulado ‘‘O livro de Maura, sua vida e seus percursos no mundo da educação’’ e a convidou para fazer o lançamento na Casa de Félix Araújo.

Márcio Caniello (membro da executiva estadual do PT), também fez sua explanação na Tribuna, homenageando Maura Pires, em nome de toda a família. Inicialmente, ele parabenizou Maura pela sua competência, sabedoria, e por ter educado a todos os sobrinhos. Reafirmou o respeito, carinho e deferência pela grande mulher que ela é e por toda a sua trajetória de vida e profissional.

Como professor da Universidade Federal de Campina Grande, ressaltou a importante construção, criação e direção da creche ‘Pequeno Príncipe’ localizada na universidade, e destacou que ‘’até hoje a creche dá suporte às mães trabalhadoras, não apenas da universidade, mas da comunidade também, tendo quase 44 anos de existência’’ – disse. Ele ainda destacou a missão da vida de Maura, que é a de oferecer educação libertadora para as crianças de Campina Grande.

Como pai de duas crianças, que foram educadas na escola ‘Pequeno Príncipe’, também reforçou que o projeto foi uma referência, com princípios pedagógicos inovadores no momento em que foi fundada, seguindo os princípios montessorianos, construtivistas e libertadores. “Em nome da família, em nome da Universidade Federal de Campina Grande, em meu nome e no nome do PT, venho aqui lhe homenagear e dizer que você merece. “Campina Grande fica maior com mais uma cidadã na nossa cidade, homenageada pela Câmara de Vereadores” – finalizou.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Maura Pires Ramos (homenageada) finalizou a sessão subindo à Tribuna, agradecendo pela propositura e pelo Título de Cidadã Campinense recebido na manhã desta terça-feira, uma iniciativa do professor ex-vereador Lula Cabral e da vereadora Ivonete Ludgério que concretizou essa ação. Maura registrou que o ato de hoje, documenta que esse é um momento especial de reconhecimento pelos seus feitos como cidadã na luta pela democracia e da resistência do período de ditadura militar em 1964-1985. Além disso, ela registrou que é um reconhecimento especialmente como educadora, que atuou com obstinação e firme propósito de significativas mudanças, o que foi posto em prática e confirmado o seu mérito.

Pela magnitude do título, a professora disse compartilhar com todos aqueles que com ela lutou pela redemocratização do país e também com todos os professores e demais profissionais que contribuíram pelo bom êxito das propostas educacionais, que foram pioneiramente realizadas na educação de Campina Grande, como por exemplo, na escola criada e gerida por ela, ‘Pequeno Príncipe’ na Universidade Federal de Campina Grande.

‘Foram muitas as conquistas apesar das adversidades enfrentadas nessa longa caminhada. Consegui desenvolver uma proposta educacional diferenciada, aplicando o lema: ‘Liberdade para pensar e crescer’. Visando a formação de crianças independentes, questionadoras, criativas, solidárias e fraternas. ’ – Destacou.

Por fim, ela registrou que não realizou nada sozinha, que contou com pessoas em sua trajetória e que nesse momento, refletindo nos caminhos que percorreu, reconhece como valeu a sua fundamental caminhada. ‘E agora? Agora quero luz e cor para o meu próximo caminhar, e nessa perspectiva, estou finalizando o registro da minha trajetória desde o meu nascimento em Gurjão, até os dias de hoje’ – se referindo ao seu livro que está sendo editado, intitulado de ‘O livro de Maura, sua vida e seus percursos no mundo da educação’. Agradeceu a todos que estiveram presentes na sessão solene e demonstrou toda sua felicidade pelo momento.

A vereadora Ivonete encerrou a sessão solene convidando os vereadores presentes para a sessão ordinária da quarta-feira (16), a ser realizada em formato remoto, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG