Câmara concede Título de Cidadania Campinense a Agente da STTP

Na manhã desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Campina Grande promoveu sessão solene que concedeu o Título de Cidadania Campinense a Luiz Gustavo Alvarez de Carvalho, da STTP, uma propositura do vereador Alexandre Pereira (UNIÃO). Na oportunidade foi feito o registro do Dia do Agente de Trânsito, transcorrido no dia 11 de maio.

Foto: Josenildo Costa

MESA
A mesa contou com a participação de Carlos Dunga JR – Secretário de Saúde e Ex-superintendente da STTP; Vitor Matheus Ribeiro Félix – Diretor administrativo e financeiro da STTP; Alanderson da Silva Cardoso – Agente de Trânsito e Presidente da Associação dos Agentes de Trânsito – AGETRANS; Jefferson Farias – Supervisor de Agente de Trânsito e Coordenador do Núcleo de Estudos de Acidente de Trânsito – NEAT; Joana Santos – Chefe da Divisão de Educação de Trânsito; Ismael Kim – Coordenador Médico do SAMU; Daniel Araújo – Coordenador de Trânsito da STTP; Astrogildo Pereira – Coordenador da Comunicação da STTP e Diretor da ACI; Luiz Gustavo Alvarez de Carvalho – Gerente de Trânsito e Homenageado.

Foto: Josenildo Costa

Justificativa da propositura
O vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) apresentou sua justificativa para a propositura da Sessão Solene que concede o Título de Cidadania Campinense a Luiz Gustavo Alvarez de Carvalho.

Ele expressou sua admiração pelo trabalho desempenhado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e pela delicada função exercida pelos profissionais dessa área. Reconheceu a competência da Superintendência nos últimos anos, o que o deixou honrado, resultando em uma Casa Legislativa cheia para homenageá-los.

O vereador ressaltou que são responsáveis por formalizar, por meio de leis, situações que já estão consolidadas na história da cidade. Neste contexto, ele explicou que a sessão solene tinha como objetivo conceder o título de campinense a Luiz Gustavo, um servidor nascido em Recife que, na prática, já era considerado um campinense, vivendo na cidade há mais de 25 anos e construindo sua família no município.

Foto: Josenildo Costa

Alexandre Pereira destacou a relevância dos agentes de trânsito no cenário da cidade, indo além da aplicação de multas e regulamentos, desempenhando um papel fundamental como guardiões das normas que garantem a segurança de todos os usuários das vias públicas.

O vereador mencionou a diminuição dos acidentes em Campina Grande como um resultado do trabalho da STTP, que também se dedica a educar os motoristas sobre boas práticas de direção e incentivar o respeito às regras de trânsito.

Por fim, o vereador expressou seus sinceros agradecimentos pelo trabalho realizado pelos agentes e afirmou que a bancada está unida em defesa de seus esforços, reconhecendo a necessidade de sua presença nas ruas.

PARTICIPAÇÃO NA TRIBUNA
Carlos Dunga Jr, ex-superintendente de trânsito e atual secretário de Saúde de Campina Grande, fez o registro dos seus 1000 dias de gestão durante sua atuação como superintendente da STTP, expressando gratidão pela presença de todas as pessoas que acompanharam e participaram das ações que seriam apresentadas.

Foto: Josenildo Costa

No início da sua gestão, Dunga Jr disse que iniciou com dois grandes gargalos, que foi o sistema de transporte e a preservação de vidas. Para abordar esses desafios, ele destacou uma série de ações realizadas, primeiramente durante a pandemia, com a higienização do terminal de integração;

Após a pandemia, o retorno dos trabalhos presenciais e a distribuição de cerca de 4 mil cestas básicas para profissionais de transporte, como motoristas de Uber, táxi e mototáxi; Operação Previna-se, com a presença nas ruas durante a noite e madrugada para combater aglomerações nas cidades;

Reestruturação do cálculo tarifário com foco na modicidade tarifária, resultando na menor tarifa pública de transporte coletivo do Nordeste em Campina Grande; Implementação da modernização da administração, economia e transparência, estoque catalogado; Corredor Livre 12 minutos (eficiência na permanência do usuário do ônibus);

Integração Inteligente por meio do uso do QR CODE para acompanhamento dos ônibus; Monitoramento de Fluxo Viário com drone; Instalação da integração de ciclofaixas; Sinalização Horizontal; Manutenção de Sinalização Viária;

Ampliação do monitoramento em convênio com a SUDENE e ABDI; Trânsito 24h; Nova Central de Monitoramento e Criação do NEAT (Núcleo de Educação para o Trânsito), uma ação relacionada ao Maio Amarelo de 2021, reconhecido nacionalmente com prêmios nacionais, responsáveis pela redução de 22% no número de óbitos do município, além de uma equipe ampla composta por agentes de trânsito da STTP, do SAMU, do batalhão da Polícia de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e do Hospital de Trauma.

Dunga Jr também homenageou Luiz Gustavo, enfatizando suas qualidades como um grande homem que olha para o futuro sem sabotar as pessoas. Ele destacou o comprometimento de Gustavo em ouvir as preocupações dos agentes e traçar caminhos para resolvê-las, o que, por si só, o tornava digno do título de cidadão campinense. O secretário elogiou a dedicação de Gustavo à família e sua liderança na STTP, enfatizando que Campina Grande o recebe como alguém comprometido em honrar a história da cidade.

No que diz respeito ao Dia do Agente de Trânsito, Dunga Jr apresentou um vídeo que para ele representava um dos maiores resultados, destacando a sensibilidade e dedicação dos agentes que salvaram um bebê engasgado, colaborando com atuação de uma enfermeira do SAMU. Por fim, ele expressou sua gratidão e se colocou à disposição dos presentes.

Alanderson da Silva Cardoso – Agente de Trânsito e Presidente da Associação dos Agentes de Trânsito – AGETRANS, destacou que o trabalho realizado pela entidade muitas vezes não é plenamente compreendido pela população. No entanto, ele ressaltou que continuam a cumprir seus deveres, e os resultados positivos são apresentados à comunidade. Ele reconheceu que sob a liderança de Dunga Jr, alcançaram significativos avanços na redução de acidentes e óbitos no trânsito.

Silva Cardoso agradeceu a parceria de todos os envolvidos e parabenizou o amigo Gustavo, enfatizando que o reconhecimento que recebeu era mais do que merecido. Ele também salientou que os agentes de trânsito estão sempre disponíveis nas ruas para oferecer o melhor serviço possível à população de Campina Grande.

Daniel Araújo – Coordenador de Trânsito da STTP, referiu-se ao homenageado, Luiz Gustavo, destacando que, apesar de ser natural de outro estado, ele sempre se integrou bem com seus colegas de trabalho e com a cidade. Na STTP, Gustavo foi altamente colaborativo e responsável em suas funções. Araújo concluiu sua fala afirmando que a homenagem era totalmente merecida e agradeceu por todas as ações de Gustavo em prol da cidade.

Vitor Matheus Ribeiro Félix, Diretor administrativo e financeiro da STTP, parabeniza Gustavo pelo reconhecimento que Alexandre destinou a ele ao conceder o título de cidadão campinense. Ele descreveu Gustavo como um trabalhador honesto que busca atender aos interesses de Campina Grande e um pacificador nos locais onde atua, além de ser um defensor da categoria.

Vitor também agradeceu às falas dos vereadores e de todos os agentes de trânsito pelo apoio recebido para que ele possa dar continuidade ao trabalho de Dunga Jr como superintendente da STTP. Ele também anunciou a meta de dobrar os resultados alcançados até então e se comprometeu a fazer o melhor possível no restante do mandato, contando com a colaboração de todos para atender à sociedade e salvar vidas.

HOMENAGEADO E FAMILIARES
Rejane de Paula – Mãe do homenageado, destacou sua grande emoção diante da sessão realizada e que como mãe se sente com o dever cumprido. Além disso, ela também representou o pai do homenageado (in memoriam), que também deve estar muito orgulhoso de onde estive. Encerrando, representou também os irmãos do homenageado e disse que ele é um filho maravilhoso, uma pessoa íntegra, sendo esse um dos melhores presentes para uma mãe.

Foto: Josenildo Costa

Luiz Gustavo Alvarez de Carvalho – Gerente de Trânsito e Homenageado, expressando gratidão a Deus pela sua existência, manifestou grande orgulho pelo título concedido. Ele iniciou cumprimentando o presidente da Câmara e saudou todos da CASA, especialmente agradecendo a Alexandre Pereira pelo honroso título recebido. Também estendeu seus cumprimentos ao prefeito Bruno Cunha Lima, representado pelo ex-superintendente Dunga, e agradeceu pela gerência de trânsito e pela confiança depositada nele.

Luiz Gustavo compartilhou que Campina Grande sempre esteve nos seus planos de vida. Desde a infância, teve uma tia residente na cidade, o que o levou a visitá-la e conhecer a região. Na adolescência, sua conexão com a cidade se fortaleceu, e ele passou muitas férias em Campina Grande. Ele expressou sua gratidão à sua família, mencionando a esposa, filhos e mãe, e fez uma menção especial ao pai, que permanecerá sempre em seu coração.

Foto: Josenildo Costa

Sobre a atuação da STTP, Luiz Gustavo destacou sua importância, observando que suas ações têm um impacto significativo na vida das pessoas, interferindo positivamente ao evitar tragédias e mortes no trânsito. Ele citou uma frase de Ariano Suassuna, que ressalta a importância de seguir os sonhos como motivação para progredir, superando a acomodação que a razão pode trazer.

Luiz Gustavo enfatizou ainda a necessidade de viver cada momento como uma oportunidade de aprendizado e evolução, buscando ser útil à sociedade. Ele disse também que o reconhecimento recebido é um momento de grande honra e de maior responsabilidade, destacando que seu foco não era a vaidade, mas sim o compromisso de servir à cidade de Campina Grande com ainda mais dedicação.

Foto: Josenildo Costa

Marinaldo Cardoso (Republicanos) externou a solidariedade a Carlos Dunga Jr. em nome da CASA, da Mesa Diretora e de todos os vereadores que compõem a Câmara Municipal. O presidente ainda ressaltou a brilhante apresentação realizada pelo ex-superintendente, demonstrando que Campina Grande está bem servida de servidores que constroem o trânsito da cidade. O presidente ainda lembrou da luta em prol da duplicação da BR-230 e o apoio de Dunga JR, que articulou no diálogo com o superintendente dos Ministérios dos Transportes, proporcionando esse avanço.

Marinaldo Cardoso encerrou a sessão, destacando o título merecido destinado ao senhor Luiz Gustavo, que tem prestado relevantes serviços à cidade e que como diz o hino, é uma cidade acolhedora de leais forasteiros.

DIVICOM/CMCG