Foto: Josenildo Costa/CMCG


Com a intermediação do vereador Olímpio Oliveira (PSL), os alunos do 2º ano do Colégio Imaculada Conceição (CIC-Damas) fizeram o uso da Tribuna Livre para tratar sobre o tema da Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

O presidente da CMCG, Marinado Cardoso (Republicanos), convidou para a mesa o professor de Filosofia, Ribamar Ferreira de Lima, a Irmã Ana Lúcia, Diretora do Colégio e a professora Liliane Araújo.

Os representantes e alunos do 2° ano trataram da temática de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com o objetivo de discutir as problemáticas sociais diversas acerca do tema, assim como propor soluções.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O professor Ribamar Ferreira de Lima abriu a Tribuna agradecendo primeiramente ao vereador Olímpio Oliveira, ao Marinaldo Cardoso e a todos os vereadores pela oportunidade de estar presente na Casa Legislativa discutindo esse tema e em seguida passou a palavra para os estudantes.

Através de slides foram apresentados os objetivos do plano de mobilidade urbana do município e os desafios da mobilidade e acessibilidade urbana da cidade. Citaram a sua escola como exemplo de ações que contribuem para essa acessibilidade, com rampas e quatro entradas, sendo possível tornar mais acessível adentrar à escola, amenizando as problemáticas causadas pelo trânsito.

Também apresentaram soluções para as diversas problemáticas mencionadas, como exemplo, implementação de rampas, adequação de espaços e extinção de obstáculos e barreiras físicas e ambientais dentro de residências, espaços públicos e privados, para o melhor acesso às pessoas que possuem a mobilidade reduzida, a interligação das ciclovias já presentes na cidade, aumento da fiscalização do trânsito, acessibilidade instrumental para pessoas com deficiência visual, a acessibilidade programática que está mais relacionada a leis e normas, entre outros.

O jovem Andrey parabenizou pela acessibilidade na entrada da Câmara Municipal de Campina Grande, mas questionou porque essas medidas não são distribuídas por toda a cidade. “Já que a proposta de Campina é ser atrativa para todos, eu proponho que tenham um maior cuidado com o tema, nos centros e nas periferias’’.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) parabenizou o Colégio das Damas, que respeita a Casa Legislativa e que faz desse espaço um laboratório cidadão, de entendimento e de educação do que é a atividade política, ‘estamos aqui fazendo a boa política’. Também disse que o colégio completa 90 anos de investimento de qualidade dos campinenses e do compartimento da Borborema e que Campina Grande ainda está devendo uma homenagem maior.

O vereador Pimentel Filho (PSD) parabenizou o professor Ribamar que traz as crianças para contribuir com a Casa Legislativa, e explicou como ocorre o mecanismo político, onde é na Casa que se produzem as leis. Disse que tudo sobre mobilidade e acessibilidade foi discutido na CASA e está traduzido em lei, a Lei de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e que a lei precisa ser cumprida.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Finalizando, disse que seria interessante se as escolas fizessem mais essas ações, que anotou várias propostas e disse que as crianças crescem sabendo de onde parte tudo de uma cidade e de quem tem que cumprir.

O vereador Rubens Nascimento (DEM) disse ser importante provocar a juventude para que futuramente estejam aqui ocupando esses espaços e também fez uma referência a boa gestão municipal e disse que é preciso lembrar que é sempre mais difícil executar.

Também fez um convite a escola, para realizar uma visita a STTP, para que possam conhecer a gestão de trânsito realizada pelo município, registrando que é uma gestão bem conhecida e conceituada. Propôs também a construção de um projeto coletivo, de iniciativa legislativa, que pudesse trazer o carimbo das séries ou dos próprios estudantes.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) relembrou que as pessoas não são ensinadas que a Câmara Municipal é um local de ocupação do povo e ressaltou que a partir da disciplina da filosofia e da sociologia trouxe as reflexões acerca do modelo da cidade e da sociedade. Mencionou nesse sentido o projeto de lei de sua autoria que trata do parlamento jovem, para que a juventude possa ocupar as câmaras legislativas.

Também disse que ‘a ação legislativa não se encerra quando apresentamos legislações e quando são aprovadas, mas que é preciso acompanhar a execução das leis’’ – frisou, e cito o Projeto chamado ‘’Bicicletagem’’ que propõe que sejam disponibilizados lugares com acesso a bicicletas através do pagamento de uma taxa mínima para o seu uso em pontos da cidade.

A vereadora Valéria Aragão (PDT) agradeceu a presença e contribuição de todos, assim como dos temas importantes que têm sido trazidos pelo vereador Olímpio Oliveira.

O vereador Waldeny Santana (DEM) aproveitou também a oportunidade e solicitou o empenho da CASA para que a comissão seja mais ativa no que diz respeito à revisão do Plano Diretor e disse que essa é uma solicitação do prefeito Bruno. “As demandas da sociedade são diferentes das demandas anteriores e precisamos que a comissão se empenhe ainda mais” – reforçou.

O vereador Alexandre Pereira (PSD) também parabenizou sobre o tema e citou o código de trânsito do município, disse também que está sendo realizado o aumento do espaço na Rua João Lourenço Couto para possibilitar acessibilidade urbana e de outros locais que estão ampliados com essa finalidade.

Irmã Ana Lúcia, Diretora Geral da Escola, agradeceu pelo espaço e disse que é uma honra por ter vindo para a cidade de Campina Grande para realizar esse trabalho educacional, citou também que em relação à acessibilidade, tem a dificuldade na escola devido ao trânsito, mas que tem contato direto com a STTP. Finalizou dizendo que “para nós enquanto escola é uma alegria ter esse espaço’’ – destacou.

EMPRESA NEGLIGENTE

O vereador Alexandre Pereira (PSD) trouxe o tema a respeito da empresa que foi negligente com a merenda escolar de uma escola municipal, esclarecendo juntamente com os vereadores Waldeny Santana e Rubens Nascimento, que a Secretaria de Educação já realizou as tratativas devidas, dialogando com o Ministério Público, com as comissões e também com o SINTAB (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema).

O vereador Pimentel Filho (PSD, já está tudo certo? Acho que esta é a casa da solução. Em Galante, a diretora está trocando frutas por frangos, já que as escolas são irmanadas. Vou fazer a visita e levar desta Casa a solução. Não tem o que se discutir. Que a merenda está chegando. Parabenizar o prefeito e o secretário de Educação que foi muito diligente e que estas empresas não atendem a expectativa do Poder Executivo, principalmente na distribuição de merenda, devem participar de um cadastro. Qualquer problema se coloca culpa no prefeito ou no secretário.

Os vereadores informaram que a empresa será punida e não participará mais de licitações. “Transparência nessa gestão é o nome que nós podemos adotar e dizer que temos” – ressaltou o vereador Alexandre. Ele ainda informou que a empresa segunda colocada no processo licitatório irá atender a merenda escolar no município.

O vereador Rostand Paraíba (PP), mostrou um vídeo da Escola que seu filho estuda no Santo Antônio, que a merenda está sendo oferecida normalmente.

O vereador Márcio Melo (PSD), esteve nas creches e escolas de Galante disse que não existe falta de merenda.

O vereador Sargento Neto parabenizou o secretário da Educação pela transparência da gestão e por se antecipar aos fatos e comunicar a situação ao Ministério Público que acompanha os acontecimentos,

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão desta quinta-feira (2), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF