NOTA DE PESAR | Orlandino Pereira Farias

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, em nome do Poder Legislativo e dos demais vereadores, vem por meio desta se solidarizar com os amigos e familiares do ex-vereador Orlandino Pereira Farias, que faleceu no início da tarde desta segunda (18), os 90 anos.

Orlandino trabalhou como agricultor, dono de bar e mascate, vendendo roupas e miudezas no lombo de um jumento nas localidades do Compartimento da Borborema, construindo por onde passou amizade e simpatia. No entanto, a vida política de Orlandino foi iniciada mesmo no começo dos anos 70. Como na época a escassez de ambulância era grande, na região de Campina Grande, Orlandino passou a ser solicitado para conduzir pessoas doentes e parturientes, no seu carro, para hospitais e maternidades, principalmente durante à noite. Ele prestava o atendimento sem nenhuma desmotivação e, na maioria das vezes, sem cobrar nada, apesar do cansaço com as viagens diárias, como mascate. Por este motivo recebeu do povo o apelido de “socorrista”.

Foi candidato a vereador em Campina Grande em 1976, ficando como primeiro suplente. Pensou em desistir por conta do resultado nas urnas, novamente foi incentivado por Orlando Almeida (pai do deputado Guilherme Almeida), e no ano de 1982 se elegeu vereador pela primeira vez com 1.307 votos.

Posteriormente, foi reconduzido, seguidamente, mais cinco vezes à CMCG: no ano de 1988 com 1.062 votos, em 1992 com 1.685, em 1996 com 2.488, em 2000 com 2.788 e 2004 com 2.976 sufrágios. Na penúltima eleição para vereador, Orlandino Farias não conseguiu entrar no número de vagas, ficando na segunda suplência, apesar de ter conseguido a maior votação da sua história: 3.207 votos.

Em 2011, após deixar a titularidade na Secretaria de Agricultura, Orlandino foi convocado pela Câmara Municipal a assumir a vereança, após uma vacância no legislativo, somando assim sua sétima legislatura. Em seguida, apesar dos seus 72 anos, Orlandino enfrentou mais uma disputa eleitoral e em 2012 foi eleito para o oitavo mandato, na Câmara Municipal de Campina Grande.

Orlandindo Farias foi vereador de Boa Vista na 5ª Legislatura (2017-2020). Era natural da cidade de Soledade, mas construiu residência em Campina Grande, desde a sua juventude, no antigo distrito de Boa Vista. Onde constituiu família com dona Terezinha Leite de Farias, com quem teve quatro filhos.

O Poder Legislativo lamenta a morte do ex-vereador Orlandindo Pereira Farias e se solidariza com toda a família nesse momento de dor e tristeza.

DIVICOM/CMCG




NOTA DE PESAR | Margarida da Mota Rocha

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, em nome do Poder Legislativo e dos demais vereadores, vem por meio desta se solidarizar com os amigos e familiares da professora Margarida da Mota Rocha, que faleceu na tarde desta sexta (15).

Advogada de formação, Margarida também foi professora da Universidade Estadual da Paraíba e exerceu o cargo de secretária da Educação nas administrações dos prefeitos Ronaldo Cunha Lima e Cássio Cunha Lima. Aos 95 anos, ainda presidia a APAE de Campina Grande, instituição que ela fundou e dedicou grande parte de sua vida a fortalecer.

O legado de Margarida da Mota Rocha, marcado por sua luta em prol das pessoas com deficiência e sua contribuição para a educação e o bem-estar social, permanece uma inspiração para as gerações futuras.

O velório terá início logo mais ás 23h, no Teatro Municipal Severino Cabral, e o sepultamento acontecerá no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, ás 15h deste sábado.

O Poder Legislativo lamenta a morte da professora Margarida da Mota Rocha e se solidariza com toda a família nesse momento de dor e tristeza.

DIVICOM/CMCG




Vereadores de Campina Grande Cobram Avanços em Projetos de Lei Pendentes

Na sessão desta quinta-feira (14), os vereadores de Campina Grande usaram o pequeno expediente para cobrar avanços na análise de diversos projetos de lei em tramitação nas comissões permanentes, na Secretaria de Apoio Parlamentar e outros pendentes de discussão na Câmara Municipal.

Foto: Josenildo Costa

O vereador Olimpio Oliveira (Podemos) cobrou, em especial, o envio de um projeto do Executivo sobre o Código Tributário, que, segundo ele, impacta negativamente a construção civil na cidade. Olímpio destacou que o tema já foi discutido em sessões anteriores e espera que o projeto seja votado ainda neste ano para que entre em vigor em 2025. Em resposta, o líder da situação informou que esteve em contato com a Procuradoria Geral do Município, que prometeu enviar o texto ao Legislativo na próxima semana.

Outros projetos relevantes para Campina Grande, como o Plano Diretor – já em tramitação na Casa – e a Lei Orçamentária Anual (LOA), devolvida para ajustes ao Executivo, também receberam atenção dos parlamentares. O presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso (Republicanos), comprometeu-se a cobrar das comissões a celeridade na análise desses textos, com o objetivo de pautá-los ainda nesta legislatura. Ele anunciou que colocará os projetos, já analisados pelas comissões, em discussão, na próxima terça-feira (19).

Foto: Josenildo Costa

O vereador Alexandre Pereira (União) aproveitou para fazer um apelo pela votação de dois projetos que, segundo ele, dificultam a vida de famílias de novos bairros que ainda não possuem Código de Endereçamento Postal (CEP) e nem nomes oficiais para suas ruas. Ele solicitou que o presidente da Casa agilize a apreciação desses projetos, que estão prontos para votação há algum tempo.

A sessão também discutiu a ausência de sanção de algumas leis. Olímpio Oliveira sugeriu o fortalecimento do diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, visando o desenvolvimento da cidade. Em apoio, o vereador Marinaldo Cardoso garantiu que a Câmara sempre buscou uma convivência harmônica, enquanto Saulo Noronha (MDB) propôs o envio de um ofício para solicitar uma reunião entre os poderes, a fim de buscar consenso, esclarecimentos e colaboração para o progresso de Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Ao final, a expectativa para todos é que, com essas discussões e compromissos assumidos, os projetos avancem e beneficiem Campina Grande nos próximos anos.

A sessão foi realizada no SESC Centro, em Campina Grande, devido às reformas no prédio da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Saulo Noronha (MDB).

DIVICOM/CMCG




Sessão Ordinária 14/11/2024

(function ( $ ) { "use strict"; $(function () { var masterslider_a548 = new MasterSlider(); // slider controls masterslider_a548.control('arrows' ,{ autohide:true, overVideo:true }); // slider setup masterslider_a548.setup("MS673ed33e6a548", { width : 1200, height : 800, minHeight : 0, space : 0, start : 1, grabCursor : true, swipe : true, mouse : true, layout : "boxed", wheel : false, autoplay : true, instantStartLayers:false, loop : true, shuffle : false, preload : 0, heightLimit : true, autoHeight : true, smoothHeight : true, endPause : false, overPause : true, fillMode : "fill", centerControls : true, startOnAppear : false, layersMode : "center", hideLayers : false, fullscreenMargin: 0, speed : 20, dir : "h", parallaxMode : 'swipe', view : "basic" }); window.masterslider_instances = window.masterslider_instances || []; window.masterslider_instances.push( masterslider_a548 ); }); })(jQuery);
Foto: Josenildo Costa




CMCG debate apoio social e abastecimento de água em sessão ordinária

Na sessão desta quarta-feira (13), os vereadores de Campina Grande concentraram suas discussões em temas importantes para a população, como o funcionamento de casas de apoio e abrigos e a necessidade urgente de regularização no abastecimento de água nas áreas mais necessitadas. Além disso, foi solicitado ao Poder Público Municipal que o programa “Natal Iluminado” seja ampliado para os bairros, levando decoração e iluminação de época aos principais pontos de lazer da cidade.

Os 15 vereadores presentes, aprovaram 24 requerimentos, sendo 23 de votos de aplauso e um de voto de pesar. O pequeno e grande expediente foi ocupado por Olimpio Oliveira (Podemos), Janduy Ferreira (União) e Alexandre Pereira (União), que debateram questões de grande relevância para o município.

Foto: Josenildo Costa

O vereador Olimpio Oliveira fez um alerta sobre as condições das casas de apoio e abrigos no município, mencionando recentes ações do Ministério Público da Paraíba e cobrando melhores condições de funcionamento, com foco na proteção contra possíveis maus-tratos.

Foto: Josenildo Costa

Janduy Ferreira destacou a importância da expansão do “Natal Iluminado” e solicitou que o projeto também seja estendido ao Parque Linear da Dinamérica, incentivando um “olhar natalino” para toda a cidade.

Foto: Josenildo Costa

Já Alexandre Pereira, que utilizou o grande expediente, fez um apelo à Cagepa para que se normalize o abastecimento de água na comunidade de Capim Grande e no bairro das Malvinas, onde os moradores vêm enfrentando irregularidades frequentes. Pereira ressaltou que seu apelo não tem caráter político e criticou o contraste no atendimento da Cagepa entre as áreas periféricas e os condomínios de alto padrão.

A sessão foi realizada no SESC Centro, em Campina Grande, devido às reformas no prédio da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Janduy Ferreira (União).

DIVICOM/CMCG




Sessão Ordinária 13/11/2024

(function ( $ ) { "use strict"; $(function () { var masterslider_c832 = new MasterSlider(); // slider controls masterslider_c832.control('arrows' ,{ autohide:true, overVideo:true }); // slider setup masterslider_c832.setup("MS673ed33e6c832", { width : 1200, height : 800, minHeight : 0, space : 0, start : 1, grabCursor : true, swipe : true, mouse : true, layout : "boxed", wheel : false, autoplay : true, instantStartLayers:false, loop : true, shuffle : false, preload : 0, heightLimit : true, autoHeight : true, smoothHeight : true, endPause : false, overPause : true, fillMode : "fill", centerControls : true, startOnAppear : false, layersMode : "center", hideLayers : false, fullscreenMargin: 0, speed : 20, dir : "h", parallaxMode : 'swipe', view : "basic" }); window.masterslider_instances = window.masterslider_instances || []; window.masterslider_instances.push( masterslider_c832 ); }); })(jQuery);
Foto: Josenildo Costa




Vereadora Dona Fátima diz que se sente uma vitoriosa e garante que vai continuar com trabalho

Passadas as eleições, a vereadora Maria de Fátima Melo, Dona Fátima (PSB), agradeceu a todos os campinenses, especialmente os eleitores de Vila Cabral de Santa Terezinha, a expressiva votação que obteve no último pleito. Mesmo não tendo conseguido a sua reeleição, Dona Fátima disse que se sente uma vitoriosa, visto que enfrentou inúmeras dificuldades e obstáculos, e obteve a maior votação de sua vida.

A parlamentar lembrou que nas eleições deste ano, conquistou 2.380 votos, a maior votação que ela obteve em todas as eleições que disputou. Em 2020 quando foi eleita pelo Podemos, Dona Fátima obteve 1.917 votos

“Ampliei a minha votação. Por isso me sinto uma vencedora. E estou feliz mesmo não tendo conseguido a minha reeleição. Agradeço a todos os amigos e amigas que confiaram no meu trabalho. Renovo o meu compromisso de continuar firme na luta, sempre procurando trabalhar em prol do nosso povo “, garantiu.

A vereadora garantiu que vai continuar com o seu mesmo trabalho sempre com a preocupação de cuidar das pessoas. A socialista lembrou que os portões da sua casa continuarão sempre abertos para acolher a todos que a ela recorrerem e estará sempre disponível para atender os amigos e amigas dentro de suas possibilidades, especialmente na área da saúde.

Dona Fátima enfatizou ainda que não vai desistir de sua luta em favor da sonhada creche e do ginásio de Esportes de Vila Cabral e outras demandas. Ela reforçou que no mandato atual, votou a favor de dois empréstimos solicitados pelo poder Executivo, na esperança de que parte dos recursos seriam usados para a construção desses equipamentos comunitários.

“A minha luta continua. Com o mandato de vereadora eu pude fazer muitas coisas, mas mesmo sem ter conseguido a minha reeleição, vou seguir com o meu trabalho” disse.

Ela também agradeceu aos campinenses que atenderam ao seu pedido e votaram no candidato Dr Jhony Bezerra que teve quase 100 mil votos na disputa pela prefeitura de Campina Grande.

“Com certeza Dr Johnny foi outro vencedor. Enfrentar uma estrutura pesada foi um grande desafio. Ele mostrou o seu grande potencial e certamente saiu fortalecido desse pleito” observou. O agradecimento também foi extensivo ao governador João Azevedo, que a convidou para integrar os quadros do PSB, um dos partidos que mais cresceu na Paraíba nas últimas eleições.

Para Dona Fátima, o governador tem feito um grande trabalho, com obras importantes em Campina Grande, e a prova disso, foi a expressiva votação obtida por Dr Jnony na Rainha da Borborema.

A parlamentar disse ainda que vai terminar de cumprir o seu mandato com o vigor, determinação e compromisso, até o último dia do mandato, fiscalizando e sempre votando a favor de todos os pleitos de interesse da cidade.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




CMCG aprova projetos de Lei e presta homenagem a ex-funcionário

Na sessão ordinária desta terça-feira (5), a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, por unanimidade, quatro Projetos de Lei Ordinária do Poder Executivo (números 443, 444, 445 e 446/2024). Os projetos, discutidos entre as bancadas do Legislativo, autorizam a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento da Prefeitura para o exercício de 2024. Também foi aprovado, de forma unânime, o Projeto de Resolução Nº 76/2024, de autoria de todos os vereadores.

Foto: Josenildo Costa

O Projeto de Resolução denomina de “Israel Silva Almeida (Nêgo)” a sala do setor de manutenção da Câmara. A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) e aprovada por todos os parlamentares, em memória ao ex-funcionário da “Casa de Félix Araújo”, que faleceu em 28 de outubro, deixando grande saudade entre os colegas.

A 82ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa foi presidida pela vereadora Fabiana Gomes (UNIÃO) e Marinaldo Cardoso (Republicanos), com secretariado de Janduy Ferreira (UNIÃO) e Renan Maracajá (Republicanos). Dos 23 vereadores, 19 estiveram presentes. Em virtude das reformas no prédio do Legislativo, as sessões estão sendo temporariamente realizadas no SESC Centro – Campina Grande, na Rua Giló Guedes, 650.

DIVICOM/CMCG




Vereadora Fabiana Gomes solicita urgência para criação do Refis 2025 em Campina Grande após já ter solicitado o de 2024

A vice-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereadora Fabiana Gomes (União Brasil), apresentou, nesta terça-feira, 5 de novembro, um requerimento solicitando ao prefeito Bruno Cunha Lima a criação, em caráter de urgência, do Programa de Recuperação Fiscal e Parcelamento de Créditos (Refis) 2025 no município.

A parlamentar já havia requerido, anteriormente, a criação do Refis 2024, também com o objetivo de apoiar os contribuintes na regularização de suas dívidas com o município. Agora, reforça a necessidade do programa para o próximo ano, apontando a importância da medida para a recuperação econômica e a saúde financeira dos moradores de Campina Grande.

O Refis, se aprovado, permitirá que contribuintes com débitos de IPTU, ISS, alvarás e outras taxas municipais possam renegociar suas dívidas, com descontos que podem chegar a 95% sobre juros e multas, além de opções de parcelamento em até 60 vezes. A vereadora Fabiana Gomes destaca que o programa oferece uma oportunidade para regularização fiscal que beneficia tanto os contribuintes quanto a economia da cidade.

“O Refis possibilita ao cidadão quitar suas pendências e recuperar o direito de compra, o que reativa o crédito e faz o dinheiro circular novamente no município. Isso gera mais empregos, fortalece o comércio e aumenta a arrecadação das lojas, beneficiando a economia local”, explicou a vereadora.

Com o novo requerimento, Fabiana Gomes busca que a Prefeitura viabilize a criação do Refis 2025 através da Secretaria de Finanças (Sefin) e a publicação de um decreto regulamentador no Diário Oficial do Município. Para aderir ao programa, os contribuintes interessados deverão preencher um requerimento e protocolá-lo junto à Sefin, respeitando os critérios que serão definidos.

A vereadora reafirmou que o Refis é uma medida essencial para dar “fôlego financeiro” às famílias e empresários que enfrentam dificuldades, possibilitando que Campina Grande continue em um caminho de desenvolvimento econômico e social.

***Conteúdo de responsabilidade da Assessoria




Sessão Ordinária 05/11/2024

(function ( $ ) { "use strict"; $(function () { var masterslider_f7c7 = new MasterSlider(); // slider controls masterslider_f7c7.control('arrows' ,{ autohide:true, overVideo:true }); // slider setup masterslider_f7c7.setup("MS673ed33e6f7c7", { width : 1200, height : 800, minHeight : 0, space : 0, start : 1, grabCursor : true, swipe : true, mouse : true, layout : "boxed", wheel : false, autoplay : true, instantStartLayers:false, loop : true, shuffle : false, preload : 0, heightLimit : true, autoHeight : true, smoothHeight : true, endPause : false, overPause : true, fillMode : "fill", centerControls : true, startOnAppear : false, layersMode : "center", hideLayers : false, fullscreenMargin: 0, speed : 20, dir : "h", parallaxMode : 'swipe', view : "basic" }); window.masterslider_instances = window.masterslider_instances || []; window.masterslider_instances.push( masterslider_f7c7 ); }); })(jQuery);
Foto: Josenildo Costa