Nesta quarta-feira (16), a 77ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa, realizada na Câmara Municipal de Campina Grande, inicialmente foi presidida pela vereadora Fabiana Gomes (PSD) e em seguida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Rostand Paraíba (PP).
A vereadora Fabiana Gomes (PSD) fez o registro do programa ‘Sorrir Campina’ que fez a entrega de 142 próteses dentárias pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde. A entrega aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade.
Ela afirmou que “é importante para mim enquanto profissional de saúde bucal. Uma prótese dentária devolve a dignidade às pessoas como também o bem-estar geral. Estou muito feliz com o trabalho que está sendo realizado pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde”.
A saúde bucal é o cuidado com os dentes e com a boca de forma completa, desde o aspecto estético que faz parte do sorriso até a estrutura e a funcionalidade de todo o aparelho mastigatório. Sendo assim, cuidar da saúde bucal é importante para a autoestima, para a conservação dos dentes e para o bem-estar geral.
Já a higiene bucal é o conjunto de práticas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva, favorecendo um sorriso saudável e um hálito puro.
Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Plano Municipal de Saúde Bucal – Em Campina Grande, desde 2021, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima tem investido na ampliação da Rede Municipal de Saúde Bucal, programa intitulado como Sorri Campina, numa versão local do programa Brasil Sorridente.
A Política Nacional de Saúde Bucal, conhecida como Brasil Sorridente, tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada do cidadão para o atendimento odontológico. Conforme a necessidade, o atendimento poderá ser realizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.
TRIBUNA
Dinho Papa-Léguas (PSDB), registrou a reabertura do restaurante popular no Distrito dos Mecânicos e agradeceu ao prefeito e ao senador Veneziano que participaram da entrega do restaurante à população.
Ele disse que juntamente com o prefeito e os vereadores Alexandre Pereira e Luciano Breno visitaram o canteiro de obras da Avenida Félix de Souza Araújo, o que já é uma realidade. “A gente fica feliz por ver que as coisas estão acontecendo na cidade. E que os dois primeiros anos de gestão foram difíceis”, frisou.
O vereador destacou a ação do Tenente Jorge e Cabo Alberto da PM que evitou um assalto a uma farmácia e que os policiais estão de parabéns pelo trabalho realizado na segurança dos trabalhadores e das pessoas que estavam comprando medicamentos.
Aldo Cabral (PSD), na Tribuna, fez o registro da sua visita agora pela manhã às obras de construção do Posto de Saúde do Mutirão. E disse da importância das obras de cal e cimento. E que fica feliz por ver que as obras são o resultado dos nossos requerimentos.
O vereador também falou a respeito do abandono da Empasa (antiga Ceasa) em Campina Grande e da necessidade do Governo do Estado empreender uma revitalização daquela área. Ele também convidou os vereadores para uma visita à Empasa.
Marinaldo Cardoso (Republicanos) parabenizou o vereador Aldo pelo tema e acionou as Comissões Industria e Comercio e de Agricultura da CASA para uma visita à Empasa.
Waldeny Santana (UNIÃO) destacou novamente que na aprovação das contratações de financiamento, mais uma vez apresentou um documento que contém cada ação que será executada com os recursos, entregue pelo prefeito Bruno Cunha Lima a todos os vereadores da CASA.
O vereador acrescentou que esse instrumento permite a todos acompanhar as ações e exercer o papel de parlamentar. Waldeny também se referiu às obras no entorno do Estádio Amigão, que será realizada pelo Governo do Estado, além da implementação de outras cozinhas comunitárias pelo poder municipal, colocando que sua preocupação é que as obras sejam realizadas e o seu compromisso é com um serviço público que funciona.
Rostand PB (PP), pela liderança do PP, trouxe informações sobre as obras no entorno do Estádio Amigão, que receberá a entrega de dois campos de futebol, calçadão para caminhada, restauração da pista de skate e outros espaços. Ele afirmou que já tratou das obras com o secretário da SUPLAN, Israel e brevemente as obras denominadas de ‘Estação Cidadania’ iniciarão, após resolução de questões jurídicas.
Janduy Ferreira (PSDB) tratou sobre soluções que são necessárias para problemáticas da cidade, que precisam vir através do Governo do Estado, visto que é de sua responsabilidade. Ele citou a Empasa, que ao lado dos vereadores Aldo Cabral e Rui da Ceasa, já estiveram visitando comerciantes e ouvindo as demandas diante dos problemas na localidade, que precisam de atenção.
Também citou a situação do CAIC, a instalação da Casa de Cidadania no bairro das Malvinas, o saneamento básico para retirar esgotos dos quintais das casas, a adaptação do canteiro da extensão no sentido do Hospital de Trauma para práticas esportivas, além da Delegacia de Meio Ambiente.
O vereador registrou que foi divulgado que a Casa de Cidadania no Bairro das Malvinas está em análise, para saber se é possível a instalação no local. Janduy registrou que são mais de 120 mil habitantes e que não compreende a necessidade de análise, visto que está mais do que comprovado a necessidade do bairro.
Aldo Cabral (PSD) solicitou um aparte, para reforçar a necessidade de esgotamento sanitário e citou os esgotos que deságuam no Açude Velho. De acordo com o vereador, ele dialogou com Ronaldo Meneses (ex-diretor da CAGEPA) e foi informado por ele que para realização de mudança na rede de esgoto, será necessário a quebra do piso das moradias. Ele explicou que na época das obras, o esgotamento foi feito sem o projeto adequado.
Waldeny Santana (UNIÃO) também complementou a fala do vereador Janduy Ferreira (PSDB), no que diz respeito à instalação da Casa da Cidadania no Shopping Partage, enquanto sua propositura era da instalação do equipamento no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo.
Ele colocou que sua proposta foi feita através da exposição de especialistas em transportes públicos, que defendem que serviços públicos sejam instalados nesses locais, tanto para facilitar a vida de pessoas que residem em Campina Grande e em cidades circunvizinhas, como para ativar o comércio no local e gerar emprego e renda. Waldeny acrescentou que a instalação no Shopping Partage foi apenas por questões político-partidárias, rejeitando a sua propositura e retirando o mérito da conquista.
Como resultado, ele disse que a ação prestigia a classe que é mais detentora do capital, apesar do governo se afirmar socialista e preocupado com o social. Em contrapartida, Waldeny disse que em João Pessoa o órgão foi instalado na rodoviária, enquanto Campina Grande continuará com o terminal abandonado, mas que ainda continuarão ouvindo as cobranças e sugestões do vereador Waldeny Santana sobre o tema.
A vereadora Fabiana Gomes (PSD) encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quinta-feira (17), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG