Tramita um Projeto de Lei do vereador Olimpio Oliveira (União), para que sejam reconhecidos de utilidade pública, os serviços remunerados de transporte de passageiros, operados por aplicativos como Uber, 99, Maxim e similares.
Segundo o vereador, em sua justificativa para o projeto, ele enfatizou a importância da disciplina desses serviços, que trouxe uma nova opção de mobilidade urbana para a população. A facilidade e a comodidade oferecidas pelos aplicativos têm sido essenciais para suprir a demanda de deslocamento da população, especialmente em locais onde o transporte público tradicional pode ser limitado ou ineficiente.
Além disso, Olimpio Oliveira reconhece a contribuição significativa dessas plataformas na geração de renda para milhares de motoristas, muitos dos quais estavam enfrentando o desemprego ou buscavam uma fonte adicional de receita. Essa conquista tem sido uma oportunidade valiosa para muitos trabalhadores se reinserirem no mercado ou complementarem suas rendas.
O reconhecimento dos serviços de transporte de passageiros via aplicativos de utilidade pública trará benefícios adicionais para o setor, como o acesso a incentivos fiscais e a possibilidade de parcerias com órgãos públicos para potencializar ainda mais a mobilidade urbana no nosso município.
A 72ª Sessão Ordinária da 3ª sessão legislativa foi realizada na Câmara Municipal de Campina Grande, nesta quinta-feira (3), em formato híbrido, presidida pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada pela vereadora Carol Gomes (UNIÃO).
TRIBUNA
Waldeny Santana (UNIÃO) iniciou seu discurso relatando uma oportunidade que teve ontem de reconhecer o projeto social ‘Pedala Girls’. Ele enfatizou a importância dessa iniciativa no combate à depressão, ansiedade e doenças psicossomáticas, frequentemente consideradas o “mal do século”.
O vereador ressaltou que projetos como este merecem incentivos e que a medalha oferecida tem uma conotação pedagógica, servindo de exemplo para outros grupos de mulheres, igrejas e sociedades de amigos de bairro, estimulando a atividade física e a comunhão entre elas. Waldeny Santana expressou ainda sua gratidão pela presença dos vereadores Marinaldo Cardoso e Carol Gomes na sessão.
Além disso, destacou uma matéria lida no expediente da Câmara que reconhece de utilidade pública a Fraternidade Irmãos de Francisco. O vereador enfatizou o trabalho social realizado por essa entidade e por outras na cidade de Campina Grande, ressaltando a importância do suporte para essas atividades.
Ele anunciou ainda que na próxima terça-feira, estará se reunindo com a nova secretária de Assistência Social, juntamente com oito entidades que realizam trabalho social na cidade, com o objetivo de buscar alternativas para os problemas que a cidade tem enfrentado. O vereador demonstrou satisfação ao conhecer as prioridades da nova gestora e se comprometeu a levar as entidades para dialogar e buscar soluções de forma proativa.
No âmbito social, Waldeny Santana também relembrou a parceria com o presidente Marinaldo Cardoso na busca de recursos para apoiar as entidades sociais de Campina Grande, evidenciando a importância da união de esforços para fortalecer o trabalho dessas instituições em prol da comunidade.
Por fim, mencionou sua propositura de um auxílio financeiro para moradores de rua, pois para ele, essas pessoas precisam de um suporte e de uma interferência pontual do poder público. Outros avanços nos projetos sociais, como a abertura da nova cozinha comunitária no Aluízio Campos, que ainda não existia, e a reabertura do restaurante do Distrito dos Mecânicos.
Marinaldo Cardoso (Republicanos) complementou a fala do vereador Waldeny Santana, no que diz respeito à realização da sessão que concedeu medalha de honra ao projeto ‘Pedala Girls’. O vereador presidente registrou que ficou muito sensibilizado com a presença das mulheres, conhecendo suas histórias e superações de vida, que através da bicicleta e dos projetos sociais, puderam recuperar até mesmo problemas de saúde, como cânceres.
Marinaldo ainda acrescentou que essa é uma modalidade de prática de exercício físico, mas que vai muito além, visto que foram compartilhados depoimentos de desistência de suicídio, causando um grande impacto positivo na saúde mental. Ele destacou o apoio que deve ser destinado para esse projeto e que vai buscar por recursos, assim como foi feito para outras entidades, alcançando recursos através dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho.
Alexandre Pereira (UNIÃO) falou inicialmente sobre a Guarda Municipal de Campina Grande e informou que estão aguardando a liberação por parte do Exército, para compra de armamento letal.
Em seguida, falou sobre a oposição que tem sido feita a gestão municipal. Disse não compreender uma oposição ‘ferrenha’ ao prefeito Bruno Cunha Lima e que apesar do gestor estar agindo de maneira serena, mesmo diante de ataques, em algum momento ele irá dar respostas. ‘Me parece que estão sabendo de algo que não estamos sabendo. Há certo desespero no sentido de fazer oposição por oposição’, frisou.
Encerrando a sua fala, Alexandre também acrescentou ao tema trazido na sessão anterior, no que diz respeito à obra que foi realizada pela Cagepa na frente da Faculdade de Direito, que segundo ele, destinou boa parte dos esgotos no Açude Velho. Alexandre disse que é preciso saber quem foi beneficiado pela obra e que já protocolou um requerimento de audiência pública, destinada para os entes envolvidos.
Por fim, registrou sua oposição ao Governo do Estado, apesar de reconhecer avanços, visto que defendem bandeiras que ele não concorda e que estão alinhadas ao governo nacional, além de ser a continuidade do governo Ricardo Coutinho, que esteve envolvido na operação Calvário.
O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (8), a partir das 9h30.
DIVICOM/CMCG