Foto: Josenildo Costa


O prefeito Bruno Cunha Lima e parte do seu secretariado prestigiaram a sessão solene de abertura do 2º biênio da 18ª legislatura da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada na manhã desta quinta-feira (2). Na oportunidade, o prefeito fez uma prestação de contas dos dois primeiros anos de gestão e apresentou uma projeção das obras e ações para o novo biênio administrativo.

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) na Tribuna falou a respeito de mais um 2º biênio da 18ª legislatura, agradecendo primeiramente a todos os seus pares, pela união e trabalho coletivo implementado no biênio 2020/2022, saudando em especial o vereador empossado na manhã de hoje, Pimentel Filho (PSD).

“Na condição de vereador, pela sua experiência no parlamento, desejo que continue aqui com saúde, colaborando com o legislativo e como disse na sua própria fala, trabalhando em prol da cidade de Campina Grande”, frisou.

Fazendo um balanço do ano de 2022, o presidente mencionou que a CASA bateu recorde em aprovação de matérias, tanto de projetos dos vereadores, como do poder executivo e que esses projetos e requerimentos resultam do trabalho dos vereadores que recebem as demandas da comunidade.

Sobre as comissões da CASA, o presidente parabenizou a atuação de todas, registrando que fizeram um belíssimo trabalho e que são essenciais para que o parlamento possa dar prosseguimento. Marinaldo informou que na próxima terça-feira haverá votação das comissões permanentes e já se antecedendo, encaminhou seu voto para que a Comissão de Saúde permaneça a mesma, diante da atuação e alinhamento das vereadoras que a compõem.

METAS

Como meta para este biênio, disse que é do interesse do legislativo, trazer à população para mais próximo da CASA, para que tenham conhecimento dos trabalhos que são realizados pelos vereadores. “É preciso também que nós pensemos nas questões das sessões itinerantes dos bairros. Não fizemos isso ainda, por conta do período pandêmico que passamos”, pontuou. Além disso, Marinaldo citou pautas que precisam continuar sendo pautadas pelo parlamento, como a duplicação da BR 230, o aumento da pista do aeroporto João Suassuna, o Edifício Garagem, que é uma proposta do ex-vereador Antônio Andrade, atual Presidente da Associação Comercial, o Sistema Modal que é uma proposta de Helder Campos, presidente do SINDISCOM e principalmente uma nova maternidade para Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Sobre a Câmara, ele citou a necessidade de realização de reformas e reestruturação, com melhorias para a sala de imprensa e instalação de energia solar, para que a CASA continue tendo uma das melhores estruturas da Câmara Municipal da Paraíba.

O vereador lembrou a atuação de Romero Rodrigues para que a Câmara fosse implantada no espaço atual e destacou que cada presidente fez a sua contribuição até o momento.

Finalizando, Marinaldo Cardoso desejou que o poder executivo e legislativo continuem o trabalho, conscientes de que haverá momentos de glórias, como também momentos de dificuldades que serão enfrentadas.

Bruno Cunha Lima – Prefeito de Campina Grande saudou a mesa diretora e todos os vereadores, incluindo aqueles que já estiveram na condição de vereadores e que estavam presentes na manhã de hoje. Em especial, saudou o deputado estadual Sargento Neto, que cumpriu uma trajetória semelhante à sua na Casa Legislativa municipal, entregando uma carta com pedido de renúncia, para que pudesse assinar a posse na Assembleia Legislativa.

O prefeito em sua mensagem agradeceu à Câmara Municipal de Campina Grande, que em todas as oportunidades, nunca faltou com apoio à gestão. Agradeceu a bancada de sustentação do governo, não esquecendo a bancada de oposição.

Disse que esse momento, abrindo o terceiro ano da jornada de um mandato de quatro anos, chega ao meio, do tão buscado pela filosofia de vida. ‘O caminho em que nós alcançamos nos permite fazer um balanço de dois anos que já passaram e também fazer projeções para os dois que haverão de chegar’.

Relembrando os dois anos que se passaram, destacou que talvez na régua da história, tenham sido os mais difíceis e complexos das últimas gerações. ‘Talvez nenhuma outra geração tenha enfrentado anos e dias tão difíceis para a saúde pública, para as condições sanitárias, para a empregabilidade e todos os quesitos sociais, econômicos e políticos, como a que nós enfrentamos’, registrou. Nesse sentido, acrescentou que ao olhar para trás, tem muitas perdas a lamentar e que todos foram impactados por esse momento.

No entanto, mesmo diante disso, o prefeito registrou que Campina Grande tem a comemorar o fato de que entre todas as grandes e médias cidades do Nordeste, Campina tem o principal destaque no enfrentamento da pandemia e no salvamento de vidas. Ele disse que esse destaque se deve aos esforços da Prefeitura, às ações do ex-prefeito Romero Rodrigues ao adquirir o Hospital Pedro I, à atuação dos profissionais, mas também, a cada hospital privado que cederam seus leitos e emprestaram camas hospitalares.

Bruno também pontuou a atuação do Hospital de Clínicas de Campina Grande no combate à covid-19 e no atendimento à população. “Nós temos o dever e responsabilidade de reconhecer esses avanços e saber que, da mesma forma que sozinhos não vamos a lugar algum, nós temos a responsabilidade de construir juntos os próximos dias”, destacou. Ele pontuou que todas as ações realizadas fizeram de Campina, a cidade que mais gerou empregos no interior do Nordeste, crescendo com ou sem os apoios externos, pela força de trabalho do povo campinense.

RELAÇÃO COM O ESTADO

Sobre a sua relação com o governo do estado, ele informou que nunca houve dificuldade de diálogo e citou ações feitas na sua gestão, para que Campina Grande recebesse obras e infraestrutura do Governo do Estado. No seu mandato, ele mencionou que já visitou e ofereceu espaços públicos da cidade, áreas da Prefeitura para construção de Delegacias, de sede do Corpo de Bombeiros e para construção de escolas. Disse também que já requisitou uma antiga área do governo, no Bairro da Glória, para que seja construída uma creche pelo governo municipal.

Também foi mencionado o projeto enviado para a CMCG pelo poder executivo, que solicitava a aprovação da doação do terreno, para futura construção do Hospital de Clínicas. Ainda sobre essa atuação em conjunto, disse que será requisitada mais uma audiência com o governador, desta vez para levar uma proposta de cooperação com o Governo, para a atração de empresas que invistam na cidade como pólo logístico e como um pólo de distribuição para atender o nordeste setentrional.

“Campina Grande tem a posição geográfica que Deus nos deu, sendo o coração da Paraíba. O mais difícil é a localização e a força de trabalho que Campina Grande já tem. O mais fácil, é um benefício tributário. Eu me comprometo publicamente a destinar as áreas para construir o condomínio logístico’, afirmou.

BALANÇO

Fazendo um balanço sobre as ações que já foram feitas e das que irão ser realizadas, ele citou uma lista de bairros que já receberam ações de pavimentação totalizando praticamente 20 bairros da cidade, a entrega do primeiro CastraMóvel da cidade, sendo uma conquista que ele registrou que merece ser compartilhada com a Câmara, uma vez que diversas vozes já se manifestaram no parlamento em prol da causa animal.

O prefeito citou o vereador Olímpio Oliveira e ressaltou, em especial, o trabalho desenvolvido pelo vereador Janduy Ferreira, que dedica sua vida em prol dessa causa.

Sobre o tema, ele também mencionou a futura criação de uma secretaria executiva de direito e bem estar animal para a cidade de Campina Grande e a realização do concurso para agentes de fiscalização ambiental, que através das mudanças na reorganização administrativa, poderá desenvolver ações com mais especificidade para entregar um serviço público eficiente.

Entre outras ações, ele citou a construção da Ponte da Rua Maria Alves Carneiro, as demandas que foram recebidas pelo Orçamento Participativo e a entrega de poços, dessalinizadores e investimentos na zona rural que continuarão sendo realizados neste ano.

No campo da educação, Bruno informou que atualmente 11 escolas estão em reforma e ampliação, além da estruturação de salas de informática. ‘’ Menos de 5% das escolas do município estavam com internet, no ano passado foi colocada internet de fibra ótica em todas as escolas, e agora todas terão laboratório de informática proporcional a quantidade de alunos em cada escola’’ – informou.

SAÚDE

O prefeito Bruno também relembrou o lançamento do programa ‘’ Olhar Campina’’, que realizou exames oftalmológicos nos estudantes do município e que receberam óculos de grau, podendo cada um escolher o seu próprio modelo.

Em relação à maternidade ISEA, que é responsável por atender alta complexidade obstétrica de mais de 180 municípios dos 223 municípios da Paraíba, ele destacou que fará uma proposta para criação de um hospital materno-infantil, com o objetivo de atender às duas demandas da cidade (maternidade e hospital infantil), reduzindo os custos da prefeitura e aumentando a efetividade do serviço.

Sobre a maternidade, ressaltou os novos equipamentos modernos, que se igualam ao atendimento privado. Ainda sobre a saúde, mencionou os mais de 20 postos reformados no último ano e nesse primeiro semestre, informou que serão reformados mais 15 postos, além da construção de um posto no Bairro do Mutirão, atendendo ao pedido do vereador Aldo Cabral.

Na pauta econômica, Bruno informou que recebeu no mês de outubro do ano passado, a notícia de que o pleito de captação de recursos internacionais foi aprovado, pontuando que a última vez que Campina recebeu crédito internacional, foi em 1978.

Finalizando a sua fala e trazendo os pontos para os próximos dois anos, ele mencionou que irá assinar a ordem de serviço da pavimentação de diversas ruas importantes da cidade, irá – autorizar a pavimentação de mais de 200 ruas, beneficiando a Zona Leste, no distrito de Galante, irá fazer  a pavimentação de todas as ruas que ainda restam, no São João Maior do Mundo, irá trazer uma grande inovação para o distrito de Galante, e que em 158 anos de história, irá realizar a primeira pavimentação rural da cidade de Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Bruno lembrou que vai promover a reforma administrativa. A iniciativa vai modernizar a máquina pública, levando-se em conta a necessidade de reorganização administrativa que possibilitará o atendimento de demandas sociais históricas e de grande importância.

Por fim, o prefeito apresentou um desafio aos vereadores e aos componentes do governo. Disse que os vereadores são prioridades, e que secretários e coordenadores devem atendê-los e resolver as solicitações quando possível. “A Câmara merece respeito, o vereador tem tempo e tem prazo. Me comunique pessoalmente, se não forem recebidos. Contem comigo”. Bruno finalizou sua fala agradecendo mais uma vez o apoio que recebeu da CMCG.

O presidente Marinaldo Cardoso informou que na sessão ordinária, da terça-feira (7), será realizada a escolha dos integrantes das Comissões Permanentes da CASA, e as próximas Audiências Públicas vão debater o novo plano do sistema de transporte público da cidade e a construção da nova Maternidade de Campina Grande.

A sessão foi encerrada com uma oração feita pelo pastor Luciano Breno.

A Câmara Municipal de Campina Grande transmite as sessões, ao vivo, por meio do Portal da Câmara (camaracg.pb.gov.br), Rádio e TV Web do Legislativo, no YouTube e Facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG 

image_pdfSalvar PDF