Foto: Josenildo Costa


Nesta quinta-feira (1º de dezembro), a 112ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, foi presidida pelo Sargento Neto (PL) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Jô Oliveira (PCdoB).

Alexandre Pereira (UNIÃO) falou do diálogo que teve com a CAGEPA, a respeito de uma problemática do Açude Velho. De acordo com o gerente comercial do órgão, 2023 será um ano de chuvas acima do normal e existe a necessidade de renovação das águas do Açude Velho. No entanto, para que isso seja feito, é preciso que se faça a redução das duas sangrias do açude, sobretudo porque a água está mais densa que o normal. ‘Quando a água nova entra no açude, só vem até a parte da sangria e não tem continuidade até o museu para renovação das águas’ – explicou o vereador.

O vereador disse que também foi feito um trabalho para evitar a entrada do lixo, mas que na última cheia, o açude provocou alagamentos. Esta necessidade já foi levada Secretaria de Serviços Urbanos (Sesuma) e ao conhecimento do Ministério Público, mas tem tido alguma resistência da própria prefeitura. Nesse sentido, Alexandre informou que apresentou um requerimento solicitando explicações à Secretaria, para que essa situação possa ser resolvida antes das chuvas. 

TRIBUNA

Anderson Almeida (MDB) falou a respeito da volta do funcionamento da Vaca Mecânica no bairro de Santa Rosa, que no momento faz a distribuição de 500 pães/dia, para as instituições cadastradas no programa, ainda não alcançando todas as pessoas. No entanto, de acordo com o diálogo que teve com o secretário da SEMAS, ele se comprometeu que todos os moradores, terão garantia dessa distribuição no próximo ano.

O vereador Alexandre Pereira, disse que também conversou com o secretário, com o intuito de contribuir com essa rede de segurança alimentar e solicitou que a reabertura do restaurante popular do Distrito dos Mecânicos, possa estender essa alimentação para o bairro de Santa Rosa, Vila Cabral e redondezas. Também conversou com o secretário, para tentar contribuir com essa rede de segurança alimentar. Por fim, agradeceu ao secretário da SEMAS, o senhor Valker Neves.

Tratando de um segundo tema, o vereador apresentou um Projeto de Lei que propõe a criação de um portal de transparência das regulações hospitalares no âmbito do município de Campina Grande. Ele pediu que os colegas façam uma leitura ampla antes de qualquer julgamento, para que Campina Grande seja o primeiro município do país a ter um portal próprio, com a transparência que não se tem.

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS

Foram aprovadas 11 atas da sessão e 251 requerimentos, de autoria dos vereadores Bruno Faustino, Dinho Papa-léguas, Sargento Neto, Anderson Almeida, Saulo Germano, Hilmar Falcão, Janduy Ferreira, Rostand PB, Aldo Cabral, Marinaldo Cardoso e das vereadoras Jô Oliveira, Carol Gomes e Ivonete Ludgério.

Foto: Josenildo Costa

As proposituras foram de votos de aplausos, votos de pesar, pavimentação de vias, iluminação pública, serviços de capinagem, limpezas e melhorias em equipamentos públicos, instalação de lixeiras, implantação de redutores de velocidade, carro fumacê, implementação de praças e academias populares, construção de adutora, operação tapa buraco, recapeamento asfáltico, reaberturas de PSF’s, carro fumacê e outras solicitações.

O Sargento Neto encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária da próxima terça-feira (6), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Você pode acompanhar tudo o que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelo canal do youtube e no facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF