Foto: Josenildo Costa


A 97ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada na manhã desta terça-feira (25), foi presidida inicialmente por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e pela vereadora Eva Gouveia (PSD), secretariada por Jô Oliveira (PCdoB). Durante a sessão que contou com a participação de 20 parlamentares, foram aprovados por unanimidade 218 requerimentos.

Fabiana Gomes (PSD) usou a Tribuna para parabenizar a todos os cirurgiões dentistas pela passagem do seu dia na data de hoje e disse que esse é mais um dia de luta. Ainda lembrou que haverá no dia de hoje uma capacitação para o cirurgião dentista da rede municipal, no teatro Cine São José, das 8h às 16h.

“A profissão é reconhecida no mundo, temos os melhores profissionais, porém nós ainda temos os piores salários no Sistema Único de Saúde”, frisou.

Foto: Josenildo Costa

Fabiana também informou que a profissão possui 23 especialidades, porém que o usuário do SUS, têm acesso a poucas delas. Sobre o município de Campina Grande, ela disse que existem pequenos avanços, mas que isto está acontecendo e se comprometeu em se debruçar na pauta, para que a odontologia do município aconteça. “São avanços tímidos, mas são avanços e eu vou cobrá-los diariamente. O cirurgião dentista não cuida de dentes, nós cuidamos de gente. Concluiu.

O DIA

O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente em 25 de outubro. A data homenageia o profissional que cuida da saúde bucal ao, por exemplo, combater doenças, fazer extrações, restaurações, próteses, cirurgias e limpezas dentárias.

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, dia que recorda a criação do curso de Odontologia no país através do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884.

MINUTO DE SILÊNCIO

O vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) solicitou 1 minuto de silêncio, em memória de João José da Silva, que faleceu aos 66 anos de idade, aguardando atendimento no Hospital João XXIII. Alexandre solicitou ainda, que esse tema seja tratado após as eleições, em memória a João José da Silva e respeito aos seus familiares.

Ele ainda solicitou 1 minuto de silêncio, pelo falecimento do comerciante Souza Cabral, residente do bairro do Centenário.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) se acostou à fala do vereador Alexandre e solicitou 1 minuto de silêncio, pelo falecimento do professor Washington, funcionário da prefeitura de Campina Grande e da academia Korpus.

O vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) também se acostou a fala do vereador Alexandre e disse que “a pior dor é a dor da impotência’’, se referindo ao paciente que veio a óbito por falta de assistência no momento necessário. O vereador prestou solidariedades a Alexandre e à família e apoiou que o tema fosse tratado após as eleições.

Jô Oliveira (PCdoB), ressaltou também do quanto precisa ser prudente neste momento, respeitando a dor dos familiares e falou o quanto isto significa, uma vez que na mesma condição, perdeu o seu tio Valeriano.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) pediu por José de Souza Cabral, Souza do material de construção.

Saulo Noronha (SD) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma a Clemilson da Silva Araújo. Solicitação que foi acatada por Olímpio Oliveira e Aldo Cabral.

TRIBUNA

Olímpio Oliveira (União), falou da sua preocupação com as mensagens que vem recebendo por conta de doenças de zoonoses, como a leishmaniose e a esporotricose, que estão se espalhando pela cidade, por conta do grande número de animais abandonados.

De acordo com o vereador, uma senhora informou que contraiu a esporotricose – doença do gato, e que esteve no Centro de Zoonose, e recebeu como resposta que só poderia ser feita a eutanásia do gato.

O vereador disse que a primeira Lei do Brasil que proíbe a eutanásia em animais foi de sua autoria, em 2005. Lembrou ainda que a Lei 8.313 aprovada nesta CASA, ainda não saiu do papel, já temos oito meses da sua homologação.  São 2.340.000,00 (dois milhões trezentos e quarenta mil reais) para a construção do Hospital Público Veterinário, para um Centro de Triagem de animais de rua, reforma do Centro de Zoonoses e para convênio com as unidades e ONG’s da cidade. Externou sua preocupação quanto ao prazo final do recurso vindo do Governo Federal que vence em dezembro.

Num aparte, o vereador Janduy Ferreira (PSDB) informou da entrega do Castramóvel, nesta quarta-feira (26).

Olímpio Oliveira (UNIÃO) externou a sua alegria pela entrega do Castramóvel, e disse que espera que o equipamento funcione perfeitamente e atenda a demanda.

Rostand Paraíba ((PP), parabenizou os empresários de Campina Grande, e que ficou surpreso com a festa promovida no final de semana no Parque do Povo. Falou ainda a respeito dos poucos campos de pelada na cidade, afirmando que o esporte é lazer e cultura.

Foto: Josenildo Costa

Aldo Cabral (PSD) subiu à Tribuna para agradecer à gestão municipal e à STTP, que esteve realizando diversos trabalhos no Bairro do Mutirão, com a colocação de faixas, sinalização, placas e o estudo para implementação de redutores de velocidade. O vereador disse que esteve fiscalizando as ações e que fica feliz, pois faz diversas cobranças, e quando as ações são realizadas, quem se beneficia é a população.

Rui da Ceasa (PROS) informou que se dirigiu até a Secretaria de Planejamento, e que foi bem recebido pela equipe de Félix Neto, o qual colocou quatro engenheiros a disposição do vereador, sobre a falta de terrenos públicos, cobrado pelo vereador Rostand Paraíba (PP), trata-se, segundo ele de área particular. Rui ainda informou que reside no bairro do Alto Branco há 45 anos e que já reivindicou uma área de lazer no setor.

Jô Oliveira (PCdoB), saudou os profissionais da saúde bucal, e ressaltou que particularmente sabe do empenho da vereadora Fabiana Gomes, e tem certeza da excelente profissional. Ainda destacou a importância de ter pessoas se preocupando com essa pauta no município.

Marinaldo Cardoso parabenizou os dentistas pela passagem do seu dia, e em especial a vereadora Fabiana Gomes.

Waldeny Santana (UNIÃO) iniciou a sua fala mencionando a frase ‘O segredo do sucesso eu não conheço, mas o segredo do fracasso é querer agradar todo mundo’ e que aprendeu isso antes de se tornar vereador.

Ele tratou sobre as diversas ações articuladas e solicitadas pelo seu mandato. Mencionando o Projeto de Lei de sua autoria que prevê a adequação a legislação para que a cidade receba a tecnologia 5G, algo muito atrasado e que há muito tempo já deveria ter sido avançado.

Em relação ao Aluízio Campos, informou que apresentou um PL tornando a área, como Zona Especial de Interesse Social, passando a permitir que a população possa construir comércios sem seguir uma série de burocracias.

Foto: Josenildo Costa

Sobre a articulação de destinação de verba para Implantação do Programa Famílias Fortes, informou que foi até o Ministério de Damares e que hoje 30 alunos da Universidade Federal de Campina Grande recebem bolsas de estudo, fruto deste trabalho e mais de 600 famílias são assistidas. Ainda através da Assistência Social, conseguiu mais de 500 mil reais, atendendo cerca de 300 famílias.

Sobre o Hospital da FAP, disse que esteve incansavelmente dialogando com o atual Senador Efraim Filho, sobre a necessidade de alocação de recursos para o hospital e ele sempre teve essa sensibilidade.

E o questionamento que o vereador segue realizando, desde fevereiro de 2021, se referindo a Casa da Cidadania, também continua. O silêncio continua na base do governador João Azevedo. Por que instalar a casa da cidadania no shopping Partage e não no Terminal Rodoviário? perguntou.

Ele ainda relembrou da visita realizada em todas as feiras da cidade apontando sugestões para melhorar a ambiência destes locais, como por exemplo, a implementação de energia solar e rede Wi-fi gratuita. E ainda informou que atualmente, as arcas possuem sinalização e banheiros reformados, por meio de solicitações feitas pelo seu mandato. ‘Graças ao seu trabalho de fiscal do povo’, frisou.

Waldeny também disse que não se pode deixar de apontar soluções para a Rodoviária Velha, que é um equipamento particular, mas que está trabalhando junto ao município, para conseguir uma linha de crédito subsidiada e transformar o equipamento em um centro comercial.

Por fim, mencionou as 50 pavimentações em andamento no município, os 14 postos de saúde em reforma na cidade, a revitalização, reforma do Pedro I e a revitalização que está acontecendo do Hospital Dr. Edgley, fazendo um destaque a gestão do município e ao trabalho realizado pelo seu mandato.

Num aparte o presidente Marinaldo Cardoso, disse que o papel do vereador é buscar soluções para os problemas de Campina Grande, parabenizou o vereador Waldeny por sua pauta no dia de hoje e disse que ele pode contar com o apoio da Mesa da Casa.

Alexandre Pereira (UNIÃO) iniciou a sua fala, das queixas recebidas dos moradores de Catolé de Boa Vista – Sítio Logradouro, e que há mais de 30 dias esperam um carro-pipa, e que ninguém discute a falta de água, antes não se tinha água no Boqueirão, hoje com a transposição de águas do Rio São Francisco, a falta de água continua, e que papel de água chega todos os meses, o Estreito é um paraíso verde.

Olímpio Oliveira disse que o Estreito é o caminho do Riacho de Bodocongó, e que Campina não trata da situação hídrica. É inadmissível a falta de água naquele local. Lembrou que poderia ser construído um Polo Cerâmico, que alavancaria a economia local com a geração de emprego e renda.

Alexandre concordou que seria de extrema importância a construção de um polo cerâmico e acrescentou ainda as questões que facilitam ainda mais o desenvolvimento industrial, que é a duplicação da BR-230, uma subestação para fornecimento de energia e a proximidade com Boa Vista, de onde a matéria prima é retirada.

O vereador disse que a Câmara poderia trazer este debate, visto que a FIEP já iniciou a discussão, mas não deu andamento. Por fim, ele apresentou um vídeo da abertura do parque linear da Dinamérica, que será inaugurado nesta próxima semana, com a entrega da iluminação.

O Sargento Neto (PL) informou que o Parque Dinamérica terá a denominação de ‘Parque Ivandro Cunha Lima’, através de uma lei, de autoria do presidente Marinaldo Cardoso, e que será entregue brevemente.

A vereadora Eva Gouveia (PSD) encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quarta-feira (26), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Você pode acompanhar tudo o que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos nossos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF