Foto: Josenildo Costa/CMCG


Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), realizada em formato híbrido e presidida pela vereadora Valéria Aragão (PDT), com a participação de 16 parlamentares foram aprovados 146 requerimentos e debatida a falta de água na cidade por mais de quatro dias.

Os trabalhos foram secretariados pelo vereador Rubens Nascimento (DEM). Após a leitura do expediente, os vereadores aprovaram a Ata.

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Rostand Paraíba (PP) agradeceu o apoio recebido dos vereadores Luciano Breno e Olímpio Oliveira. Disse que o seu trabalho é feito com honestidade e verdade. Mostrou um requerimento aprovado pela CMCG com data de 12 de janeiro de 2021, solicitando à Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer a doação de equipamentos para os clubes amadores da cidade, e que está aguardando respostas.

O vereador Janduy Ferreira (PSD) mais uma vez falou da causa animal neste mês de outubro, em que se comemora o Dia Internacional dos Animais. Ele acompanhou a vacinação dos animais domésticos e de rua. “Agora, vamos lutar pela implementação da Escola Amiga dos Animais, Lei que foi aprovada”, pontuou.

O vereador também apresentou PL que solicita a alfabetização digital em Campina Grande para o pessoal da 3ª idade.

A vereadora Jô Oliveira (PC do B), falou que no dia de ontem em um dos programas jornalísticos houve uma avaliação dos mandatos dos vereadores, inclusive citando o nome da vereadora, e ela subiu à Tribuna para falar sobre o seu mandato. Disse que a cada mês faz uma live de prestação de contas no instagram, no facebook, colocando todas as atividades, pautas, requerimentos e projetos que foram propostos.

Disse ser preocupante ouvir das pessoas que os vereadores não trabalham, e disse que particularmente tem orgulho do seu mandato. Informou que foi citada no Le Monde Diplomatique, com reconhecimento nacional e internacional, mas também destacou que não só por isso se sente orgulhosa, mas principalmente porque quando chega na comunidade que a elegeu as pessoas dizem estar satisfeitas.

Para encerrar, disse que hoje a partir das 16h, estará na cozinha do Jeremias entregando kit higiênico para mulheres e solicita que quem quiser se junte a ação.

As vereadoras Valéria Aragão e Fabiana Gomes se solidarizaram com a vereadora Jô Oliveira e disseram reconhecer o seu trabalho e o quanto a vereadora tem representado as pessoas que a vereadora Jô se colocou como representante.

O vereador Rubens Nascimento (DEM) – Se solidarizou em relação à vereadora Jô Oliveira e reconheceu o trabalho da vereadora, registrando que a mesma realiza um trabalho com muita competência. E em relação ao seu trabalho que também foi criticado, o vereador disse que a imprensa não dá espaço para que os vereadores possam expor o seu trabalho, sugerindo que esses meios de comunicação convidem os 23 vereadores para que eles possam compartilhar com a sociedade sobre as suas ações e proposituras. Também falou que nesse momento de tensão política, continua firme na sua posição.

O vereador Hilmar Falcão (DC) disse que a maior avaliação de um vereador vem das ruas, dos eleitores e que os parlamentares merecem respeito.

O vereador Alexandre Pereira (PSD) – Disse que já viu políticos campeões de requerimentos que não retornaram à Casa de Félix. Falou que não importa a quantidade de projetos, mas sim a qualidade das proposituras.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Rubens Nascimento (DEM), agradeceu a funcionária Elaide pelo trabalho que desenvolveu na última sexta-feira (22), durante sessão especial na Igreja Verbo da Vida.

Mais uma vez fez o registro do posicionamento da Gerência da 3ª Região de Ensino, no que diz respeito à Lei do Passaporte Sanitário. A gerente continua constrangendo os professores, para que assinem documentos, isto é arbitrário e assédio moral, disse.

O vereador Alexandre Pereira (PSD), falou de um requerimento solicitando uma Audiência Pública para que a Cagepa explique a falta de água em Campina Grande.

Ele denunciou que uma senhora ligou para a Cagepa falando da falta de água, e alguém disse que o abastecimento estava regular. A conta chega todos os meses com água ou sem água.

Informou que no Sítio Logradouro falta água, em Bodocongó, há cinco dias e que alguma coisa deve ser feita.

O vereador Rubens disse que onde mora a água está chegando sem pressão, e que a Cagepa está vendendo mais ar do que água.

O vereador Sargento Neto (PSD) parabenizou Alexandre pela pauta e que a água continua faltando nos distritos. A manutenção é necessária, mas o reabastecimento é essencial.

O vereador Anderson Almeida (PODE), confirma que a falta de água afeta o dia a dia de todos. A Cagepa anunciou a paralisação por 30 horas, e que continua. Ele disse que uma Tribuna Livre era mais viável que uma audiência, e foi acatada pelo vereador Alexandre.

A vereadora Jô Oliveira e os vereadores Janduy Ferreira, Rostand Paraíba e Luciano Breno também confirmaram a falta de água na cidade.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), criticou a ausência de votação de projetos e requerimentos diante da quantidade de sessões especiais e audiências públicas. Pautou também a situação da água, citando as políticas públicas desenvolvidas no país Israel, que estão ‘produzindo’ água, captando através da umidade do ar e dessalinizando água do mar. ‘Campina Grande precisa ter uma campanha permanente discutindo sobre os recursos hídricos do município, com as universidades, do conhecimento técnico’ – frisou.

Também falou sobre a sua propositura que há 15 anos, criou a Lei que proíbe eutanásia de animais sadios, e que atualmente, foi sancionada pelo presidente Bolsonaro em nível federal. Também disse que em Campina Grande desde 2008 já foi aprovada a Lei que aumenta a pena para crimes de maus tratos a animais (de sua autoria) e agora foi sancionada em nível federal.

O vereador também citou outras leis de sua autoria aprovadas e protocoladas, recebendo ajuda dos colegas vereadores para citá-las.

LEITURA DE REQUERIMENTO

Foram aprovados votos de aplausos, dentre eles, para as Universidades de Campina Grande de propositura da vereadora Fabiana Gomes, que segundo ela tem prestado um excelente serviço à população, desafogando os atendimentos do Sistema Único de Saúde. Também foram aprovados votos de aplausos para fisioterapeutas, para outros profissionais e órgãos do município. Também foram lidos os pedidos de informação para todas as secretarias do município e demais órgãos em relação à proposta de orçamento para Lei Orçamentária Anual – LOA de 2022 de autoria da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

REQUERIMENTOS EM DESTAQUE

O Vereador Sargento Neto solicitou Sessão Especial em alusão ao Novembro Azul, Anderson Almeida solicitou Sessão Especial para comemoração dos 30 anos do programa dos agentes comunitários de saúde e solicitou Audiência Pública para discutir, segundo ele,  as denúncias referentes a negligência do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (maternidade ISEA), o vereador Rubens Nascimento solicitou um reagendamento da Sessão Especial para o lançamento do aplicativo ‘’A.Dot’’ e o vereador Alexandre Pereira solicitou Tribuna livre com a presença do Chanceler da Unifacisa – Dalton Gadelha, para que o mesmo possa expor o funcionamento do Hospital HELP.

A vereadora Valéria Aragão (PDT) encerrou a sessão ordinária convidando os parlamentares para a sessão desta quinta-feira (28), a partir das 9h30, que será realizada em formato híbrido.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF