Foto: Josenildo Costa/CMCG


Nesta quarta-feira (6), a vereadora Valéria Aragão (PTB), presidiu a 93ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, que contou com a participação de 16 parlamentares. Os trabalhos foram secretariados pela vereadora Jô Oliveira (PC do B).

PEQUENO EXPEDIENTE

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O vereador Waldeny Santana (DEM) prestou contas do seu mandato nas ruas, informando que esteve visitando os Centros Sociais Urbanos (CSU), nos bairros do Monte Santo e de José Pinheiro e diante do que foi visto disse estar encaminhando ações ao Governo do Estado para que reative as ações sociais desenvolvidas por esses centros. Disse também que ouviu da população a cobrança e a necessidade a respeito do Programa Cartão Cidadão, que não está atendendo satisfatoriamente a população.

O vereador Anderson Almeida (PODE) pediu uma parte para ressaltar a importância do funcionamento dos equipamentos públicos e disse que estará apresentando ao governador do Estado os problemas para as devidas soluções. Também parabenizou o aniversariante do dia, o vereador Rostand Paraíba.

O vereador Rostand Paraíba (PP) agradeceu a todos os colegas vereadores e vereadoras pelas felicitações de seu aniversário e ressaltou também a importância da imprensa na CMCG. Registrou também o retorno das aulas nas escolas municipais e falou sobre a vacina que está protegendo a população e flexibilizando a circulação das pessoas no comércio de Campina Grande, permitindo a recuperação da economia.

O vereador Rubens Nascimento parabenizou o vereador Rostand pelo seu aniversário, ressaltando que o mesmo é uma pessoa humilde, simples, com propostas relevantes, um cidadão que representa de fato essa vontade popular no ambiente que é plural, “um baluarte da alegria”, frisou.

O vereador Hilmar Falcão (DC), se referindo à fala do vereador Waldeny, disse que os Centros Sociais Urbanos (CSU) de Campina Grande localizados nos bairros do José Pinheiro e Monte Santo estão funcionando normalmente. Além disso, disse que as pessoas que não estão sendo beneficiadas pela entrega do leite têm acesso ao programa do ‘Cartão Cidadão’ e registrou também que o Governo do Estado irá ampliar as políticas assistenciais, como o programa do ‘Prato Cheio’.

O vereador Waldeny Santana pediu uma parte e disse que foi até o CSU e verificou que no Monte Santo não está funcionando e que no José Pinheiro o local funciona de maneira precária. Disse também que em relação ao Cartão Cidadão, a reclamação da população é que o valor é baixo e que o mesmo traz essa pauta para que possam propor soluções.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) falou da necessidade da campanha do Outubro Rosa, na prevenção do câncer de mama em mulheres e homens. Reforçou o compromisso que tem com a população em relação a essa temática, disse da importância de um requerimento recentemente protocolado que propõe a criação do Centro de Diagnóstico Precoce voltado às mulheres de Campina Grande, reforçando que esse é também um compromisso de campanha do prefeito Bruno Cunha Lima. “Sou vereadora e tenho entre outras atribuições o de pedir pela população ao Poder Executivo e a ele cabe a função de executar”, disse.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Rubens Nascimento (DEM) relembrou que o debate de ontem foi frutífero, disse também que tem votado os projetos sem malabarismos jurídicos, mas de consciência tranquila. Além disso, disse que quer deixar um mandato relevante, pois além da Câmara existe uma vida, um profissional que tem seus meios, e precisa deixar o registro de manter um coração íntegro. “Defendo os projetos, faço as minhas intervenções, dentro daquilo que eu acredito. Nunca fui colocado em cheque ou recebi pressões do executivo. Tenho defendido a gestão no sentido de saber que os projetos encaminhados estão dentro da regularidade naquilo que eu avalio” – ressaltou.

O vereador Anderson Almeida reforçou a importância da pluralidade e dos debates ocorridos no dia de ontem, destacando que isso é importante para a democracia. Também parabenizou o vereador Rubens Nascimento pela sua inteligência e contribuições na Câmara Municipal de Campina Grande. “Vossa excelência tem o carinho e o respeito do líder da oposição” – frisou. Parabenizou também o vereador Rostand, reforçando a importância do posicionamento de todos os vereadores e vereadoras.

A vereadora Dona Fátima (PODE) disse que tem orgulho de ter Anderson Almeida como representante da bancada da oposição e parabenizou também o colega Rostand Paraíba pelo seu aniversário.

O vereador Alexandre Pereira (PSD) disse que em relação ao projeto do executivo de nº 510 debatido no dia de ontem, espera que as dúvidas tenham sido tiradas no dia de ontem. Também entrou no assunto a respeito da votação ocorrida na Assembleia Legislativa em relação ao ‘passaporte da vacina’. O vereador fez uma crítica no sentido de reconhecer que será impossível realizar as devidas fiscalizações. ‘Em sã consciência quem vai controlar uma multidão na entrada dos shows? Questionou também que era para fiscalizar não apenas nos shows, mas também dentro dos ônibus e nos pequenos comércios.

O vereador Janduy Ferreira (PSD) informou que fez uma visita a empresa que foi citada na manhã de ontem em relação ao projeto de nº 510 do Poder Executivo e a empresa apresentou números gigantescos de investimentos na cidade. Parabenizou toda a bancada pela discussão em torno do projeto.

O vereador Rubens Nascimento pediu uma parte para discorrer também sobre o passaporte da vacina, e que o governador já sinalizou a sanção do projeto. Disse que já se vacinou e aguarda a segunda dose, mas que é contra o controle social, porque a fiscalização do projeto vai ser praticamente impossível e que o que se quer é normalizar a quebra de princípios constitucionais, para que a população normalize tais intromissões na vida individual. Disse também que tem uma figura política que diz que irá regulamentar a mídia caso se torne presidente do país e que a própria mídia silencia para esse fato.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A vereadora Valéria Aragão (PTB) disse que a votação da assembleia a respeito do ‘passaporte da vacina’ não tem o objetivo de punir e sim orientar as pessoas que ainda não foram vacinadas, incentivando-as para que elas se vacinem porque comprovadamente a vacina é a única ‘arma que nós temos para se livrar do covid’ – disse a vereadora. Também informou que foi aprovado um requerimento de sua autoria que concede medalha de Honra ao Mérito a Dra. Cristiane Santos pelo o seu trabalho realizado contra o câncer e prevenção do câncer de mama.

A vereadora Valéria Aragão encerrou a sessão ordinária fazendo um convite aos parlamentares para a sessão desta quinta-feira (7), em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF