Depois de mais de 30 dias, com sessões remotas, a Câmara Municipal de Campina Grande iniciou nesta terça-feira (4) as sessões de forma híbrida, cumprindo todos os protocolos de segurança. De acordo com o presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso (Republicanos), uma parceria foi firmada com o SESI – FIEP para o recebimento de orientações técnicas e que esse protocolo prosseguirá após a pandemia.
O presidente da Câmara, juntamente com a presidente da Comissão da Saúde, vereadora Carol Gomes (PROS) foram recebidos na segunda-feira (3) pelo presidente da Federação das Indústria do Estado da Paraíba, Francisco Benevides Gadelha – Buega Gadelha para a formalização da parceria.
Marinaldo Cardoso informou que depois do pequeno expediente seria aberto um espaço para o Dr. Edson Carneiro, representante do SESI explicar sobre o protocolo na Casa de Félix Araújo.
O vereador Rostand Paraíba (PP) abriu o pequeno expediente falando da sua satisfação pela volta das sessões de forma híbrida (remota e presencial), obedecendo todos os protocolos de segurança. Agradecemos a Deus por estarmos vivos neste momento.
Ele falou das suas visitas no final de semana aos campos de pelada da cidade e verificou muita movimentação e verificou que muitas pessoas continuam sem usar a máscara, parecem que estão brincando com a situação. Finalizou pedindo ao prefeito Bruno a distribuição de máscaras nos campos de pelada.
Saulo Noronha (SD) em sua fala destacou o registro e o lamento das pessoas que partiram por conta da pandemia. São mais de 400 mil vítimas prematuras. Agradeceu ao presidente da CMCG pela ponderação e cuidado com a CASA e pela oportunidade de presidir a Audiência Pública na última semana e agradecemos a presença dos vereadores na Audiência.
Ele também fez o relato do trabalho dos vereadores e que ninguém parou durante a pandemia. – Essa CASA serve de espelho de exemplo para o Brasil e as Comissões estão de parabéns – finalizou.
Jô Oliveira (PCdo B) agradeceu por todos estarem bem, agradeceu a participação da Imprensa e fez o convite para a Audiência Pública de amanhã que vai discutir os impactos para os trabalhadores com a pandemia.
Ela também pediu um minuto de silêncio pela morte do pastor Jadiel Rocha, mais uma vítima da covid-19. O vereador Marinaldo fez o registro da situação de Tâmisa Canuto, que trabalha na Câmara e está grávida e entubada no hospital por conta da covid. A vereadora Eva Gouveia também registrou que duas pessoas da sua família estão entubados.
Olímpio Oliveira se acostou a Jô Oliveira falando da sua convivência com o pastor Jadiel, que ele lançou o Projeto Jonas e nos deixou de forma inesperada. “São tempos difíceis e de dores”, concluiu. A vereadora Valéria Aragão também se acostou a Jô e anunciou a morte do professor do Premem, Heliomar de 50 anos e que sua esposa está entubada e o estado é grave.
O vereador Janduy Ferreira (PSD) encerrou o pequeno expediente fazendo o registro que na sexta-feira esteve no Centro de Zoonoses com o prefeito Bruno Cunha Lima e que foram recebidos por Aretuza Nascimento que mostrou todas as dependências do Centro e das suas necessidades.
Ele acrescenta que na segunda esteve reunido com Aretuza e a Comissão de Saúde da Câmara para ver as demandas de cada setor. Durante a pandemia aumentou sensivelmente o abandono de animais. O controle populacional dos animais é de responsabilidade dos municípios. E parabeniza mais uma vez o trabalho desenvolvido pela Comissão de Saúde formada por Carol, Fabiana e dona Fátima.
Carol Gomes (PROS), parabenizou o presidente Marinaldo Cardoso por abraçar os protocolos de segurança para a volta das sessões presenciais. Saudou o presidente da FIEP pela parceria do trabalho para a seguridade do trabalhador. Falou da visita que fez ao laboratório da UFCG e das pesquisas feitas com base na casca do camarão e do álcool e da máscara capaz de inativar o vírus e com custo competitivo no mercado. Uma tecnologia de Campina Grande.
Destacou o retorno das atividades presenciais com responsabilidade, sendo necessário a manutenção da higienização das mãos, uso das máscaras e álcool em gel. “A saúde de um é responsabilidade de todos”.
Marinaldo Cardoso (Republicanos) fez o registro do trabalho desenvolvido pela Comissão de Saúde, e o seu reconhecimento e gratidão. Antes de passar a palavra para o representante da FIEP, fez a entrega da Lei de Diretrizes Orçamentárias ao presidente da Comissão de Finanças, vereador Waldeny Santana (DEM).
REPRESENTANTE DA FIEP
De acordo com Edson Carneiro, o SESI restabeleceu o protocolo de segurança para o trabalhador com a pandemia, e esse protocolo serve de base para o protocolo do Estado.
Uma equipe do SESI já visitou as dependências da Câmara para verificar o que deve ser implementado para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ele afirma que os riscos biológicos devem ter uma visão apurada para a tomada de medidas administrativas, medidas individuais, no entanto a medida individual não funciona sem a administrativa. O maior risco de contaminação do vírus é pelo ar, as medidas têm que ser seguras e eficientes e o trabalho tem que ter o apoio de todos”.
Olímpio Oliveira (PSL) parabenizou a Mesa Diretora da Câmara pela parceria com o Sistema S. E lamentou a morte do artesão Almeida que morava no bairro de José Pinheiro.
O pastor Luciano Breno (PP) registrou a satisfação do cuidado da Comissão de Saúde com a saúde dos vereadores, o inimigo invisível tem causado muitas dores nos lares, e esse conjunto de ações é louvável.
Janduy Ferreira (PSD) lembrou que o pai de um assessor da Câmara chegou a óbito por conta da covid, de parabéns a Mesa e a Comissão de Saúde. Os vereadores Jô Oliveira (PC do B), Aldo Cabral (PSD), Rostand Paraíba (PP), Rubens Nascimento (DEM) destacaram a importância da parceria com o SESI.
O presidente Marinaldo informou que na próxima segunda-feira, uma equipe do SESI fará um treinamento com a equipe da Assessoria Parlamentar a respeito do protocolo de segurança, que já foi implantado em 430 indústrias da Paraíba. E que no dia 14 de maio, a partir das 8h, uma equipe da Secretaria de Saúde estará fazendo uma testagem em massa.
O grande expediente foi aberto por Waldeny Santana (DEM) que parabenizou o presidente da CMCG pelo cuidado com a saúde de todos e fez a sua prestação de contas que tem como foco a geração de emprego e renda. Visitou as feiras da cidade para conhecer a realidade e também foi ao CAIC. O vereador afirma que o melhor programa social é o emprego.
O sargento Neto (PSD) parabenizou a Mesa pela decisão da volta ao trabalho de forma híbrida com os protocolos de segurança e fez um balanço das suas visitas aos açudes do Estado e defende o uso racional das águas. “Temos que cobrar dos nossos representantes federais, emendas para a conclusão do Canal de Bodocongó. Temos problemas no trânsito na Alça Sudoeste e temos o dever e a obrigação de cobrar a vacina para o pessoal da Guarda Civil Municipal e do garis da cidade”.
Rubens Nascimento (DEM) registrou o aniversário da vereadora Carol e por seu trabalho competente na Comissão de Saúde. Em quase dois meses de sessão remota o trabalho foi muito produtivo. – Estava com saudade dos embates e debates na CASA – frisou. O vereador parabenizou a nova diretoria da ACI – Associação Campinense de Imprensa e fez um relatório dos seus projetos de lei aprovados pela CASA.
DIVICOM/CMCG