Foto: Josenildo Costa/CMCG


Em sessão realizada nesta terça-feira, 09, de forma semipresencial, o Presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande (CMCG). Vereador, Marinaldo Cardoso (REPUBLICANOS), parabenizou todas as mulheres pelo seu dia, “Dia internacional da Mulher”, comemorado em 08 de março, destacando, que essa conquista custou enfrentamentos, através de suor, sangue e muita luta, para terem os seus direitos reconhecidos pela sociedade.

O Presidente prestou homenagens às sete parlamentares e funcionárias da casa, com destaque para a servidora Maria do Socorro, uma das mais antigas da CMCG. Ele chamou, com carinho, de “A casa das 7 mulheres”, se tratando das sete vereadoras eleitas democraticamente no pleito de 2020, que pela primeira vez o parlamento campinense recebeu pelo voto popular sete mulheres, quase um 1/3 dos parlamentares da Casa.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Ao final de sua fala, Marinaldo pediu aos vereadores presentes na sessão a entrega de buques de flores a cada vereadora e a secretaria de apoio parlamentar, representando as mulheres funcionárias.

A Secretária de Apoio Parlamentar, Jailma Ordonho, em nome das funcionárias agradeceu o gesto e o reconhecimento da mesa diretora, lembrando que iniciou nos trabalhos da vida pública aos 14 anos de idade, “eu era vista pelos vereadores desta casa como filha”.

Dando preferência de fala às Vereadoras, Jô Oliveira (PC de B) foi a primeira parlamentar a subir à tribuna. Ela parabenizou as demais vereadoras,  funcionárias da Casa, mulheres jornalistas, que trabalham na cobertura dos trabalhos legislativos, as mulheres de Campina Grande e falou da importância da sua mãe em sua vida, tanto em seu crescimento pessoal como profissional. A vereadora agradeceu as flores recebidas e as dedicou às mulheres, profissionais de Saúde, que trabalham no enfrentamento da pandemia.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Eva Gouveia, vereadora vice-presidente, ressaltou a honra em fazer parte da maior bancada feminina que esta casa já teve e agradeceu pelo gesto fraterno do presidente Marinaldo Cardoso. Eva registrou a gratidão, a responsabilidade e o respeito para com todas as mulheres campinenses, “e que devemos continuar lutando e conquistando nossos espaços respeitando a todos”, concluiu.

A vereadora Carol Gomes (PROS) falou em seguida, destacando que a cidade tinha elegido a maior bancada feminina da história. Disse também, “a mulher pode ser feliz onde estiver, sendo dona de casa, empresária ou política”. A Vereadora lembrou ainda da luta em prol da saúde municipal que através desta, a consagrou vereadora de Campina Grande, em um de vida e que continuará lutando pela saúde e outras áreas de interesse da população, “todas as sete mulheres representam as mulheres de Campina Grande”, disse.

A vereadora Fabiana Gomes (PSD) também usou a tribuna, “nós mulheres sempre temos o que comemorar, mesmo com todo o caos, discriminação e barreiras existente em nossa sociedade, o nosso espaço é conquistado por lutas e muita coragem. O lugar da mulher é onde ela deve estar, nós não queremos nada além de respeito” destacou.

Valéria Aragão, Vereadora eleita pelo PTB, disse que já estava na hora de descer do palanque. “Precisamos descer do palanque e lutar por campina para aprovar projetos em prol da cidade” a mesma agradeceu o tratamento recebido do Presidente Marinaldo Cardoso, pelos vereadores e funcionários da Casa de Félix Araújo e concluiu sua fala mandando um abraço a todas as mulheres e aos profissionais de saúde.

A vereadora Dona Fátima (PODEMOS) destacou que mesmo sendo de oposição ao governo municipal, sempre foi muito bem acolhida pela Casa. E que sua luta será para melhorar o atendimento e tratamento das mulheres que precisam do SUS, tanto no Hospital da FAP , tratamento contra o câncer, como na Maternidade Municipal (ISEA).

Já os vereadores Rostand Paraíba (PP) parabenizou a todas as mulheres vereadoras de Campina Grande, principalmente da zona leste, e as mulheres mãe e dona de casa.

Olímpio Oliveira (PSL), abordou também sobre a importância do Dia das Mulheres e parabenizou todas as vereadoras e as mulheres campinenses, e destacou a lei de proteção de mulheres que utilizam transporte público, a lei que ampliou a licença maternidade de 04 meses para 180 dias para as servidoras públicas municipais e a lei que flexibilizou a carga horária para os pais que precisam acompanhar os filhos que tem deficiência em seus devidos tratamentos. Finalizando sua fala, destacou todos os problemas que a mulher vem enfrentando na área da saúde, no mercado de trabalho, no ambiente doméstico como, por exemplo, as mães que estão acompanhando os seus filhos sem escola nessa pandemia e as que sofrem violência doméstica. Para Olímpio, “ é um dia de homenagear, mas também de fazer uma reflexão não apenas hoje, mas em todos os dias durante o ano, sobre a situação real da vida das mulheres e que seu mandato está à disposição para buscar soluções”.

Alexandre Pereira (PSD) subiu à tribuna fazendo homenagem à sua mãe destacando a sua história de vida, onde a mesma foi uma mulher que cuidou dos seus oito filhos de maneira digna, apesar das adversidades. Também homenageou todas as mulheres vereadoras e as demais mulheres de Campina Grande.

Janduy Ferreira (PSD), fez uma saudação a todas as mulheres da Câmara de Vereadores de Campina Grande e a todas as mulheres campinenses, além de ressaltar a importância da sua mãe. Parabenizou também a Casa de Félix de Araújo frisando que a mesma está bem representada com as 7 vereadoras que foram eleitas e estão preparadas para tal desempenho.

O vereador Rubens Nascimento (DEM), homenageou à sua mãe, avó e esposa, também pontuou iniciativas da sua candidatura em defesa das Mulheres, dentre elas o Projeto que cria o programa de incentivo a contratação de mulheres em situação de violência doméstica, no município, que irá proporcionar liberdade financeira e autonomia após a saída de relacionamentos abusivos e preservarem as suas vidas. Rubens também solicitou a inclusão dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) nas prioridades da vacina.

Pastor Luciano Breno (PP), fez uma homenagem em sua fala a todas as mulheres, mas ressaltou que apesar do dia comemorativo, ‘’nem tudo são flores’’. Defendeu o posicionamento do prefeito Bruno Cunha Lima, e fez um apelo à união dos poderes em favor da fiscalização e do seguimento dos protocolos em combate a pandemia na cidade de Campina Grande.

Waldeny Santana (DEM), homenageou as mulheres vereadoras representando a força e a luta do 8 de março. Em um outro assunto, Waldeny lembrou dos terminais rodoviários de Campina Grande, que precisam com urgência de reformas para oferecer uma melhor condição e gerar um centro comercial que ofereça oportunidades de emprego e renda, e finalizou a sua fala com o apoio e pela manutenção do emprego e renda para todos com responsabilidade, apresentando um adesivo de campanha ‘’fiscalização sim, fechamento não’’.

Recordando

Em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, o dia 8 de março foi aceito como dia oficial de lutas, em referência aos acontecimentos de 1917. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.

Retornar às origens

A cada 8 de março, as mulheres trazem à tona questionamentos sobre a hipocrisia em torno das homenagens que recebem apenas nesta data. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF