Foto: Josenildo Costa


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão especial alusiva ao Dia Municipal do Atleta Profissional de Futebol, transcorrido em 23 de maio, em homenagem aos craques do futebol local, uma propositura de autoria do vereador Olímpio Oliveira (Podemos).

Foto: Josenildo Costa

Em sua justificativa, o vereador relembrou que José Alberto (Mano), ex-jogador do Treze Futebol Clube e assessor de um de seus mandatos, propôs a criação da data comemorativa, que se transformou na lei nº 4.279, destinando o dia 23 de maio para comemorar o Dia Municipal do Atleta Profissional de Futebol. Olímpio Oliveira destacou que a sessão tem como objetivo resgatar histórias e lembranças, valorizando o legado dos homenageados e a herança construída na história do futebol da Paraíba.

A sessão foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Alexandre Pereira (UNIÃO), que fez a leitura da Lei nº 9.220, de autoria do vereador Olímpio Oliveira, que estabelece a gratuidade do acesso aos estádios e praças esportivas para assistir jogos de futebol para os ex-jogadores e atletas profissionais do futebol no âmbito municipal de Campina Grande. Durante a sessão, também foram entregues as medalhas de ‘Destaque pela Histórica Atuação no Futebol de Campina Grande’.

Foto: Josenildo Costa

FORMAÇÃO DA MESA
Presentes na mesa, estiveram os senhores Anatólio Pereira Chaves – Presidente do Conselho Deliberativo do Treze Futebol Clube, Saulo Miná – Ex-presidente do Campinense Futebol Clube, José Lima – Ex-jogador e treinador profissional do Leão Futebol Clube, Ivonaldo Correia – Ex-jogador e Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais da Paraíba e José Alberto Costa – Ex-jogador do Treze Futebol Clube.

PARTICIPAÇÃO NA TRIBUNA
Anatólio Pereira Chaves – Presidente do Conselho Deliberativo do Treze Futebol Clube, ressaltou a paixão do seu pai pelo futebol, que se estivesse vivo estaria presente e parabenizou o vereador pela importância de relembrar o passado com a presença dos homenageados. Sobre as disputas do Treze e Campinense, ele disse que deve ser dentro das quatro linhas, para que os times possam brilhar e mostrar o que é o futebol.

Foto: Josenildo Costa

Ele ainda fez destaque aos jogadores que estavam presentes, destacando o profissionalismo e agradecendo pelas ações realizadas em prol do futebol de Campina Grande.

Saulo Miná – Ex-presidente do Campinense Futebol Clube, destacou a importância do Estádio Amigão para a cidade, assim como do futebol em Campina Grande. Ele também destacou que o Campinense ficou entre os 40 melhores clubes do Brasil e disse que a sessão resgatou a história do futebol, esperando o avanço dos times.

Marcílio – Associação de Garantia ao Atleta Profissional da PB destinou palavras de gratidão para muitos que fizeram e continuam fazendo pelos ex-atletas de Campina Grande, destacando a fundação da associação por parte de Manoel Luiz Melo (in memorian) e dos benefícios oferecidos como cursos superiores, auxílio alimentação e auxílio saúde. Ele também fez menção ao ex-governador Cássio Cunha Lima, que promulgou uma lei em nível de Estado, sobre o direito à gratuidade para os atletas do Estado da Paraíba acessarem os estádios durante os jogos, além do ex-prefeito Zé Luiz Jr, que empregou ex-atletas. Por fim, ele pediu aos parlamentares por projetos sociais de inclusão dos ex-atletas no mercado de trabalho.

Edvaldo Moraes fez a solicitação e sugestão da criação de um Museu do Futebol em Campina Grande, aberto para visitação como outros museus que existem na cidade, destacando a importância de promover a história do futebol e dos ex-jogadores da cidade.

Foto: Josenildo Costa

José Alberto Costa (Mano), Ex-jogador do Treze Futebol Clube, relembrou do seu pedido ao vereador Olímpio Oliveira, para criação da Lei que hoje se comemora o Dia Municipal do Atleta Profissional de Futebol e informou sobre a criação do Museu do Futebol (criado por ele, junto a Luiz e ao Vereador Olímpio), cadastrado no Instituto Museu, com seu funcionamento por 5 anos, mas que foi abandonado após mudanças de gestões políticas. Ele também ressaltou a importância de se realizar os registros e reverenciar os atletas e ex-jogadores de Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Marcelinho Paraíba, ex-jogador de futebol, registrou sua alegria de participar da sessão, revendo ex-jogadores e ídolos que inspiraram sua história no futebol. Ele também ressaltou que é um dia comemorativo e de felicidade para todos que estão presentes, concordando também com as solicitações realizadas pelos colegas atletas.

Foto: Josenildo Costa

Ivonaldo Correia – Ex-jogador e Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais da Paraíba destacou os atletas presentes que foram responsáveis por elevar o futebol de Campina Grande em nível nacional e internacional, como Marcelinho Paraíba, que representou a cidade no exterior e teve oportunidade de ser convocado pela Seleção Brasileira. Ivonaldo ressaltou que a história do futebol hoje se fez presente na sessão e que os homenageados são merecedores das honrarias. Ele também agradeceu aos Clubes de Futebol do Treze, Campinense e Serra Branca, pois antes da promulgação da lei gratuita, já havia o acesso gratuito aos jogos, pelo mérito dos profissionais que dedicaram suas vidas ao futebol.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos ex-atletas, tanto no que diz respeito ao recebimento de aposentadorias e benefícios, como da reinserção no mercado de trabalho após encerrar a carreira de jogador de futebol,

Ivo pediu que os parlamentares pudessem destinar um percentual das emendas impositivas para o Sindicato. Ele disse que os recursos serão para qualificação dos ex-atletas como instrutor e monitor esportivo, pois eles possuem a capacidade de formação de atletas infantis, através dos projetos sociais. Com relação ao museu, disse que conversou com a gerente do museu digital, mas que de fato faltam os ídolos do futebol da cidade, destacando a necessidade da criação do museu. Por fim, agradeceu a participação e a realização da sessão especial.

Foto: Josenildo Costa

Marinaldo Cardoso registrou o início da semana dos trabalhos da Casa Legislativa, com a importante sessão realizada, que traz recordações da sua infância, como o primeiro gol realizado no Estádio Amigão, pelo ex-jogador Pedrinho Cangula, presente é homenageado na sessão.

Com relação a implementação do museu, sugeriu a possibilidade de destinação de emendas impositivas dos vereadores da CASA para sua instalação e compra de mobília do museu.

O presidente também ressaltou a importância do esporte para os jovens, promovendo saúde, desenvolvimento e salvando vidas. Marinaldo também solicitou que o material da sessão seja incluído na cápsula do tempo da Câmara Municipal de Campina Grande e no museu que irá buscar fazer sua reestruturação.

DIVICOM/CMCG

image_pdfSalvar PDF